Novidades

Saiba como fazer regeneração do filtro de partículas

20/07/2021 | Automóvel

Filtro de partículas é um equipamento que, tal como sabe, foi obrigatório colocar em todos os carros a diesel a partir de 2009, de modo a respeitar as normas europeias, nomeadamente no que diz respeito à emissão de gases.

Este filtro, como o próprio nome indica, consiste numa espécie de filtro colocado na parte dianteira do sistema de escape. O seu interior é constituído por favor, parecidos aos de uma colmeia, que têm por missão reter as partículas pesadas, mistura de carbono, entre outros compostos orgânicos potencialmente nocivos para o ser humano, que resultam da queima do combustível, não deixando que elas saiam pelo tubo de escape. O filtro pode remover até 80% das partículas do escape reduzindo as emissões poluentes.

Como fazer a regeneração do filtro de partículas

Existem duas categorias de regeneração do filtro de partículas, a passiva e a ativa. Cada categoria de regeneração corresponde a um veículo e está condicionada pelo cumprimento de algumas condições.

A unidade do motor é que vai determinar o tempo da regeneração segundo a quantidade de bloqueio do filtro. Esta regeneração é uma combinação da temperatura do motor, a velocidade a que o carro se desloca e as rotações.

Regeneração Passiva

Esta categoria de regeneração acontece na autoestrada. É neste local que a temperatura do cano de escape é mais elevada, facilitando o processo.

A condicionante desta categoria de regeneração é a frequência com que os condutores andam nas autoestradas, sendo que grande parte dos condutores não tem por hábito conduzir durante muito tempo a velocidades elevadas.

Regeneração Ativa

A regeneração ativa acontece quando a carga de fuligem no filtro atinge o limite de capacidade de carga, cerca de 45%. O veículo faz com que a injeção de combustível aumente na combustão e sobe a temperatura dos gases de escape no filtro de partículas, resultado na regeneração ativa e queimando a fuligem.

Caso este processo ainda estiver a ser processado quando o condutor parar o carro, a luz de aviso do filtro de partículas vai acender, avisando que o filtro está parcialmente bloqueado. Para completar um ciclo completo de regeneração e a luz apagar, é necessário conduzir cerca de 10 minutos, a uma velocidade igual ou superior a 70 km/h e com rotações acima das 2500 rpm.

Saiba quais são os sinais de uma regeneração ativa:

  • Ventiladores de arrefecimento estão em funcionamento;
  • A velocidade do relantim aumenta;
  • O sistema Start/Stop desliga-se automaticamente;
  • O consumo de combustível pode aumentar;
  • O escape pode deitar um cheiro estranho;
  • O ruído do motor pode diferir do habitual.

O QUE PODE IMPEDIR A REGENERAÇÃO DO FILTRO DE PARTÍCULAS

  • Viagens demasiado curtas que não permitem ao motor atingirem a temperatura normal de funcionamento;
  • Alguns carros exigem óleo de baixo teor de cinzas e enxofre. É importante colocar o óleo correto;
  • Problemas com a admissão, combustível ou sistema de circulação de gases de escape podem causar uma combustão incompleta que vai aumentar a carga de fuligem;
  • Pouco combustível no veículo impede que a regeneração ativa aconteça. O depósito deve ter ¼ de combustível.
  • Falta de manutenções periódicas;
  • O depósito do aditivo deve estar a nível indicado.
Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa