Filtro de partículas é um equipamento que, tal como sabe, foi obrigatório colocar em todos os carros a diesel a partir de 2009, de modo a respeitar as normas europeias, nomeadamente no que diz respeito à emissão de gases.
Este filtro, como o próprio nome indica, consiste numa espécie de filtro colocado na parte dianteira do sistema de escape. O seu interior é constituído por favos, parecidos aos de uma colmeia, que têm por missão reter as partículas pesadas, mistura de carbono, entre outros compostos orgânicos potencialmente nocivos para o ser humano, que resultam da queima do combustível, não deixando que elas saiam pelo tubo de escape. O filtro pode remover até 80% das partículas do escape, reduzindo as emissões poluentes.
Existem duas categorias de regeneração do filtro de partículas, a passiva e a ativa. Cada categoria de regeneração corresponde a um veículo e está condicionada pelo cumprimento de algumas condições.
A unidade do motor é que vai determinar o tempo da regeneração segundo a quantidade de bloqueio do filtro. Esta regeneração é uma combinação da temperatura do motor, a velocidade a que o carro se desloca e as rotações.
Esta categoria de regeneração acontece na autoestrada. É neste local que a temperatura do cano de escape é mais elevada, facilitando o processo.
A condicionante desta categoria de regeneração é a frequência com que os condutores andam nas autoestradas, sendo que grande parte dos condutores não tem por hábito conduzir durante muito tempo a velocidades elevadas.
A regeneração ativa acontece quando a carga de fuligem no filtro atinge o limite de capacidade de carga, cerca de 45%. O veículo faz com que a injeção de combustível aumente na combustão e sobe a temperatura dos gases de escape no filtro de partículas, resultado na regeneração ativa e queimando a fuligem.
Caso este processo ainda estiver a ser processado quando o condutor parar o carro, a luz de aviso do filtro de partículas vai acender, avisando que o filtro está parcialmente bloqueado. Para completar um ciclo completo de regeneração e a luz apagar, é necessário conduzir cerca de 10 minutos, a uma velocidade igual ou superior a 70 km/h e com rotações acima das 2500 rpm.