Após o seu lançamento em março de 2021, então para o Novo 500 e já com mais de 6.000 clientes ativos na plataforma Kiri, o programa está agora a ser alargado a toda a gama Jeep 4xe1 e, portanto, às versões híbridas plug-in dos modelos Renegade, Compass, Wrangler e, também, ao novíssimo Grand Cherokee, este último, a ser lançado no segundo semestre de 2022.
A iniciativa foi desenvolvida pela start-up de tecnologia ecológica Kiri Technologies, em parceria com a Stellantis e-Mobility Business Unit, alavancando a sua experiência no campo dos serviços digitais para clientes do setor automóvel.
Através da aplicação "Jeep", os clientes podem consultar o seu saldo KiriCoin, o seu desempenho de carregamentos, bem como o seu estilo de condução, tudo em tempo real. O programa tem como principal objetivo encorajar o carregamento privado e público de modelos Jeep 4xe e, consequentemente, a utilização pelo cliente do modo de condução totalmente elétrico. Em resumo, "quanto mais se carrega, mais se conduz com respeito pelo ambiente, mais se reduzem os custos de utilização do seu Jeep e... mais KiriCoins se recebem".
"A marca Jeep está a acelerar o seu caminho para a eletrificação: após o lançamento dos modelos Renegade e Compass 4xe em 2020, seguido da apresentação do Wrangler 4xe em junho de 2021, um em cada três automóveis vendidos no passado mês de março de 2022 foi um híbrido ‘plug-in’, elevando-a a marca líder em veículos de baixas emissões no mercado italiano. E com o futuro lançamento do novíssimo Grand Cherokee, que chegará ao mercado no segundo semestre de 2022, completaremos a nossa gama eletrificada na Europa. Paralelamente, terminaremos as vendas de motores não eletrificados nos principais mercados do continente europeu como sinal do nosso compromisso de oferecer, no futuro, a todos os clientes europeus, uma Liberdade com Zero Emissões", declarou Antonella Bruno, responsável máxima da marca Jeep na região Enlarged Europe. "Este é apenas o início de uma grande história e de um grande sucesso para a Jeep®. No dia 1 de março, o nosso CEO, Carlos Tavares, desvendou imagens do primeiro Jeep 100% elétrico como parte do plano estratégico da Stellantis. E a Kiri faz parte desta viagem sustentável para a marca", concluiu.
Especificamente, o projeto Kiri recompensa os condutores ambientalmente responsáveis através da acumulação de uma moeda digital, denominada KiriCoin, que pode ser utilizada para adquirir bens e serviços num mercado ecológico dedicado, abrangendo mais de 350 marcas com ofertas sustentáveis. Tudo isto é possível graças à conectividade dos modelos Jeep 4xe, que enviam dados de utilização (por exemplo: a frequência de carregamento e informação sobre condução em modo elétrico) em tempo real para a Kiri, entidade que, por sua vez, processa os dados para determinar os KiriCoins gerados pelos clientes Jeep.
O programa representa, assim, um exemplo claro da implementação do plano de investimento de 30 mil milhões de dólares em eletrificação e software, antecipado pelo Grupo no ‘EV Day’ de julho de 2021 e confirmado na apresentação, em março de 2022, da estratégia a longo prazo ‘Dare Forward 2030’.
Para Anne-Lise Richard, Responsável Global da e-Mobility Business Unit: "O objetivo da iniciativa é criar uma comunidade de pessoas que vivem com uma atitude mais consciente para com o ambiente, cortesia do programa inovador de lealdade que encoraja a adoção de um estilo de vida mais sustentável. A gama Jeep é a ferramenta ideal para pôr em prática este projeto ecológico, levado a cabo exclusivamente pela Stellantis".
A exclusiva tecnologia híbrida plug-in 4xe possibilitou a introdução dos modelos Jeep® mais eficientes e tecnologicamente avançados de sempre, que mantêm as lendárias capacidades 4x4 da marca, assegurando, ao mesmo tempo, uma mobilidade amiga do ambiente.
A Stellantis, entidade que inclui as marcas Fiat e Jeep, é assim confirmada como o único fabricante de automóveis no mundo a promover uma condução sustentável, com a Kiri, utilizando um sistema que recompensa os comportamentos amigos do ambiente entre os seus clientes.