Livro Centenário

Juntos conduzimos o futuro

PREFÁCIO

Em 20 de dezembro de 2020, a Auto-Industrial atingiu um marco histórico de que apenas algumas empresas podem orgulhar-se: 100 anos de atividade comercial interrupta desde a data da sua fundação.

Uma longa e bem-sucedida história, feita por várias gerações de acionistas, dirigentes e colaboradores, que demonstraram ao longo dos anos espírito de iniciativa, ambição esforço e resiliência, contribuindo, tanto no passado como no presente, para o desenvolvimento deste projeto empresarial.

No longínquo ano de 1920, numa época em que o automóvel ainda era uma inovação relativamente recente e a sua utilização massificada ainda uma miragem, 32 sócios, na sua maioria com origem na cidade de Coimbra, tiveram uma visão de futuro ao investir numa empresa deste sector.

Desde então, o Grupo Auto-Industrial, mantendo-se fiel a um sólido conjunto de princípios que o acompanham desde a função — cumpridor das suas obrigações, confiável nas suas relações, respeitador das instituições — passou por muitas mudanças, com os inevitáveis altos e baixos, conseguindo adaptar-se num contexto envolvente que registou profundas transformações culturais, sociais, políticas, económicas e tecnológicas.

Tendo presente o nosso passado, não podemos deixar de olhar com otimismo para o futuro e para os desafios que se avizinham. Estamos em plena era digital, os avanços tecnológicos, as novas dinâmicas dos mercados, a alteração das preferências e dos hábitos dos consumidores, com a introdução de novos produtos e serviços, são exponenciais e ocorrem a uma velocidade estonteante.

Estamos confiantes de que, em conjunto, respeitando os valores e princípios que nos caracterizam, conseguiremos manter-nos na linha da frente face às novas tendências.

Todos nós, sejamos accionistas, dirigentes ou colaboradores, temos orgulho na nossa história e, acima de tudo, também nós, com o nosso esforço e dedicação, participaremos na "construção" do noso futuro, e continuremos a lutar para que o Grupo Auto-Industrial se mantenha uma referência em Portugal nos sectores onde opera.

Obviamente, nada disto seria possível sem a confiança do enorme número de clientes e fornecedores que nos últimos 100 anos honraram com a sua preferência, tornando possível esta longa história. Sempre procuramos oferecer as melhores soluções em produtos e serviços, para as mais variadas necessidades dos nossos clientes, quer seja em termos de mobilidade, de produtividade ou de conforto.

Através deste livro, prestamos a nossa homenagem e agradecemos a todos os accionistas, dirigentes e colaboradores que participaram (e ainda participam) nesta nossa longa história e que este livro também sirva de referência para as gerações futuras de colaboradores como exemplo de uma empresa que foi pioneira no sector automóvel, e que sempre soube de forma resiliente, crescer, correspondendo de forma dinâmica e inovadora às necessidades dos seus clientes.

Que este livro seja uma celebração do passado e uma referência para continuarmos sempre a conduzir o futuro!

Coimbra, 20 Dezembro 2020.

AUTO-INDUSTRIAL S.A.

O Conselho de Admnistração

Maria Leonor Freitas de Figueiredo Costa Amorim Afonso (presidente)
Miguel de Dion Moniz da Cunha Lucas
Tomas de Aquino Pereira Davis Andrade Rocha
Manuel Maria Melo Gonçalves Cardoso Marta
Armando Manuel Leite Santos

Algumas das imagens que pode encontrar no livro do Centenário:

Auto-Industrial: 100 anos a conduzir o futuro

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa