A FIAT celebra hoje o 100º aniversário do icónico Lingotto. Passou um século desde que esta unidade de produção basilar foi oficialmente inaugurada, a 22 de maio de 1923, estabelecendo, de imediato, este local como um importante centro industrial italiano. O famoso edifício tem agora uma nova vida e um novo objetivo, mas continua a ser um motor de novas ideias e inspiração.
Para a FIAT, Lingotto é um local onde o património se encontra com o futuro. Nos seus primórdios, a sua estrutura e características icónicas foram um manifesto que lançou verdadeiramente a FIAT no século XX. Hoje é novamente um manifesto da visão renovada da marca no século XXI.
No vídeo comemorativo "Shaping the Future", Olivier François, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis, aproveita a oportunidade para antecipar alguns detalhes dos automóveis que começarão a surgir no mercado a partir de 2024. O tema "inspirado em Lingotto" também torna explícito o objetivo da FIAT: inspirar a mudança e tornar um futuro sustentável acessível a todos. Olivier François afirmou: "Na FIAT, pensamos que Lingotto e a pista são um marco tão importante que merecem tornar-se 'marcos de design'. As suas características inspiraram os designers da FIAT a traçar as linhas dos futuros modelos FIAT, desde a incrível pista na cobertura até à rampa - uma revolução dos anos 20 - que é como um manifesto da nossa leveza tradicional: menos material e mais espaço, é esta a nossa visão do design de interiores para o futuro. A forma oval de "La Pista 500" inspira vários novos marcos de produtos interiores, enquanto a fachada, com a leveza das suas janelas, também se tornará uma assinatura distintiva dos futuros modelos. Estou ansioso por lançar esses modelos 'inspirados em Lingotto' daqui a um ano".
Ginevra Elkann, Presidente da Pinacoteca Agnelli, declarou: "Hoje é um dia especial: Lingotto foi oficialmente inaugurado pelo meu bisavô há exatamente 100 anos. Foi um momento de grande orgulho: um enorme passo em frente para a FIAT e para a indústria italiana em geral. Corbusier chamou-lhe ‘uma das visões mais impressionantes que a indústria alguma vez proporcionou’. Lingotto tem sido um ícone da produção italiana, de renovação e transformação, e ainda hoje é um motor para novas ideias. Nos anos 80 estávamos à procura de um novo objetivo, por isso o meu avô decidiu transformá-lo naquilo que se vê hoje: lojas, escritórios, hotéis e cultura que preenchem a missão artística da Pinacoteca Agnelli. Recentemente relançada através de um ambicioso programa de exposições e eventos, a Pinacoteca tornou-se num novo destino opara um público diversificado e jovem. Graças ao jardim suspenso La Pista 500, uma espetacular instalação artística, à Casa 500 e o seu FIATCafé500, a Pinocoteca Agnelli é hoje um dos mais visitados museus da cidade".
O edifício Lingotto encontrou a sua nova vocação nos anos 80, quando foi inaugurado na cidade de Turim e a coleção de Giovanni e Marella Agnelli se tornaram no seu símbolo central. Hoje, a abertura da La Pista 500 volta a ligar o público com a identidade original deste local especial, fundindo o passado com raízes novas, inovadoras e vitais.
A La Pista 500 é o maior jardim suspenso na Europa e a Casa 500 - que dá as boas-vindas aos visitantes no seio da FIAT como ícone, arte, arquitetura e natureza – não é um simples museu, é o início de uma viagem rumo ao futuro.
Como sede original e simbólica da FIAT ao longo de um século, Lingotto está constantemente a evoluir e a adaptar-se ao longo do tempo, tal como a Marca FIAT. A inovação, a atenção ao pormenor e a leveza continuam a estar no centro dos planos futuros da marca, com uma forte prioridade às necessidades reais dos clientes numa era de mudança contínua.