Novidades

40 anos do Opel Corsa: Uma história de sucesso em seis atos

21/04/2022 | Automóvel
  • Modelo de enorme sucesso: Mais de 14 milhões de Corsa vendidos desde 1982
  • Pioneiro: Opel introduz tecnologias de topo, de segmentos superiores, em automóveis pequenos
  • Bestseller: Sexta geração Corsa novamente um sucesso de mercado
  • Automóvel elétrico: O Opel Corsa-e, elétrico, já é responsável por cerca de um quarto das vendas


O ano de 2022 é um de aniversário para a Opel: há 160 anos que a empresa tem vindo a tornar as inovações acessíveis a todos e, ao mesmo tempo, um dos seus maiores bestsellers está a celebrar o seu 40º aniversário. O Opel Corsa revolucionou o segmento dos pequenos automóveis \com a sua estreia em 1982 e hoje, na sua sexta geração, é mais procurado do que nunca. No ano passado, o atual Corsa foi o automóvel pequeno mais popular na Alemanha e o automóvel mais vendido no Reino Unido. O Opel Corsa-e, elétrico alimentado a bateria, ganhou o "Volante de Ouro 2020"* e já é, neste momento, responsável por cerca de um quarto das vendas do modelo Corsa.

Mas para compreender plenamente a popularidade do Corsa desde a sua estreia em 1982, é primeiro necessário olhar para outro modelo de sucesso com o Blitz: o Opel Kadett, outro automóvel de pequenas dimensões, desenhado e concebido para levar a mobilidade a mais pessoas numa altura em que conduzir um automóvel era ainda um verdadeiro luxo. Depois, ao longo das décadas, os clientes tornaram-se rapidamente mais perspicazes à medida que a sua prosperidade aumentava. Na segunda metade do século XX, o pequeno Kadett cresceu e tornou-se mais potente, aproximando-se da classe dos compactos com a lançar de cada versão. Isto criou um espaço abaixo daquele que se tinha tornado o clássico modelo de acesso à gama de Rüsselsheim.

Por isso, era mais que tempo para lançar um automóvel novo e genuinamente pequeno, era tempo de lançar o Corsa. O novo modelo de pequenas dimensões saiu pela primeira vez da linha de produção no outono de 1982, na recém-construída fábrica de automóveis em Saragoça, e iniciou imediatamente o seu caminho para se tornar num bestseller para a Opel. Até à data - 40 anos após o seu lançamento – são mais de 14 milhões as unidades que deixaram as fábricas, a maioria das quais produzidas em Saragoça e Eisenach.

Este sucesso deve-se em grande parte às inúmeras tecnologias de ponta que foram introduzidas nas várias gerações do Corsa e que anteriormente só estavam disponíveis em veículos de segmentos superiores. Estas incluem sistemas de segurança e assistência como o ABS e os airbags, bem como a câmara frontal com indicação da distância, o reconhecimento de sinais de trânsito e o assistente de manutenção na faixa de rodagem e ainda, mais recentemente, a iluminação adaptativa e anti encadeamento Intelli-Lux LED® Matrix. Agora na sua sexta geração, o automóvel pequeno mais vendido mostra como está preparado para o futuro. Desde 2019 que está, também e pela primeira vez, disponível numa versão completamente livre de emissões de escape, num formato elétrico alimentado a bateria, o Opel Corsa-e.

 

O Opel Corsa - Uma história de sucesso em seis atos

 

Primeiro Ato: Opel Corsa A - 1982 a 1993

O Corsa A apresentava proporções compactas, contidas num curto comprimento de apenas 3,62 metros. Tinha guarda-lamas vincados e salientes, tal como um carro de ralis, e um coeficiente de arrasto excecionalmente baixo de 0,36, o que era, possivelmente, um recorde no seu segmento. O designer-chefe, Erhard Schnell, tinha criado um pequeno veículo desportivo, com linhas bem definidas e cinzeladas, destinado a apelar particularmente ao chamado "homem da casa".

O ponto alto foi o Corsa GSi de 100 cv, e foi também introduzida a propulsão Diesel. A gama de duas portas, em formatos hatchback e notchback, foi ampliada em 1985 com a adição do popular modelo de cinco portas.

O Corsa A tornou-se um líder de vendas altamente aclamado com 3,1 milhões de unidades construídas.

 

Segundo Ato: Opel Corsa B - 1993 a 2000

Apesar do sucesso do primeiro Corsa, foi tomada em Rüsselsheim a decisão de posicionar o seu sucessor como um verdadeiro "queridinho" para o sexo feminino. A lenda do design da Opel, Hideo Kodama, lançou-se ao trabalho e criou um Corsa muito mais redondo e suave, com apelativos faróis circulares que encaixaram perfeitamente no seu visual atraente e mais juvenil. O Corsa B era dez centímetros mais longo e muito mais espaçoso por dentro do que o seu antecessor, ao mesmo tempo que também introduzia padrões de segurança mais elevados no seu segmento, incluindo a travagem ABS, proteção contra impactos laterais e airbags frontais.

Para mercados especiais, em conjunto com a versão hatchback, a Opel voltou a oferecer um notchback, bem como as variantes station wagon e pickup. Os motores a gasolina já contavam com tecnologia como a injeção de combustível e catalisadores, enquanto o GSi contava com cabeça de 16 válvulas e a potência Diesel era agora associada à sobrealimentação.

O segundo Corsa teve sucesso em todo o mundo e as suas vendas ultrapassaram a marca dos quatro milhões.

 

Terceiro Ato: Opel Corsa C - 2000 a 2006

Sob o espírito de não mexer numa equipa vencedora, Hideo Kodama foi novamente convidado a desenhar a silhueta do Corsa C. O estilo foi conscientemente orientado para o do seu antecessor de sucesso. O Corsa cresceu novos dez centímetros em comprimento e assumiu uma postura mais ampla, com uma distância entre eixos mais longa, o que aumentou consideravelmente o espaço interior. Pela primeira vez, a carroçaria foi totalmente galvanizada.

Os sofisticados motores a gasolina ECOTEC com quatro válvulas por cilindro e os novos motores turbo Diesel de injeção direta asseguraram potência, baixo consumo de combustível e valores de emissões mais reduzidos, uma vez que todas as variantes já cumpriam as normas de emissão Euro 4.

O Corsa C também se tornou uma estrela ao nível do seu desempenho comercial, pois venderam-se 2,5 milhões de unidades.

Quarto Ato: Opel Corsa D - 2006 a 2014

A partir daqui as versões de três e cinco portas seguiram caminhos separados: o Corsa de três portas assumiu um estilo único, parecido ao de um coupé e destinava-se a clientes mais desportivos, tal como o Corsa A original. Já a variante de cinco portas tornava-se num completo e espaçoso automóvel familiar. O Corsa D ainda tinha menos de quatro metros de comprimento, ainda que tenha crescido para exatamente 3,999 metros.

Com a tecnologia ecoFLEX da Opel, o Corsa passou a contar com sistemas Start/Stop economizadores de combustível e com motores altamente eficientes. A versão 1.3 CDTI ecoFLEX consumia apenas 3,3 l/100 km durante o ciclo combinado e emitia apenas 88 g/km de CO2 (de acordo com o ciclo NEDC).

A quarta geração do Corsa vendeu mais de 2,9 milhões de unidades.

 

Quinto Ato: Opel Corsa E - 2014 a 2019

Dinâmico, prático e elegante, o Corsa E foi, também, um bestseller, com cerca de 1,3 milhões de unidades vendidas, numa quinta geração também ela construída nas fábricas Opel de Saragoça e Eisenach. Pela primeira vez, a pequena estrela ultrapassa a marca dos quatro metros, oferecendo elevado conforto e tecnologias de ponta num comprimento de apenas 4,02 metros.

O volante aquecido, o aquecimento dos bancos e o controlo automático da climatização estavam, naturalmente, disponíveis, assim como a câmara frontal com indicador de distância, o reconhecimento de sinais de trânsito e assistência à manutenção na faixa de rodagem. Os condutores do Corsa passaram a estar conectados através dos sistemas de infotainment IntelliLink compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, incluindo um ecrã tátil a cores de sete polegadas.

O modelo desportivo topo de gama foi, inicialmente, o Corsa OPC com motor de 207 cv e, mais tarde, também o Corsa GSi com 150 cv.

 

Sexto Ato: Versão elétrica do Opel Corsa F introduzida em 2019

A Opel está devidamente preparada para futuros desafios com o sexto Corsa da história. A mais recente geração do seu utilitário, que celebrou a sua estreia mundial no Salão Automóvel Internacional de Frankfurt de 2019, está também disponível numa versão puramente elétrica, sem emissões, para todos, pela primeira vez.

Um verdadeiro destaque é, também, a iluminação adaptativa, anti encadeamento, Intelli-Lux LED® Matrix que a Opel também oferece pela primeira vez no segmento de automóveis pequenos com o Corsa atual. Além disso, estão disponíveis inúmeros sistemas de assistência de última geração, tais como o alerta de colisão frontal com travagem automática de emergência e deteção de peões, bem como o regulador adaptativo de velocidade baseado em radar, que tornam a condução ainda mais segura e descontraída.

Com um comprimento de 4,06 metros, o comportamento do Corsa de cinco lugares, a sua configuração clara e a sua praticidade continuam a ser exemplares. A linha de tejadilho do tipo coupé é 48 milímetros mais baixa do que a do seu antecessor, sem qualquer prejuízo para o espaço disponível em altura. O condutor senta-se 28 milímetros mais baixo. O baixo centro de gravidade beneficia o desempenho de condução e o comportamento em estrada.

O mais recente Corsa é mais direto e mais dinâmico, garantindo uma maior diversão ao volante. Com esta receita de sucesso, o pequeno automóvel da marca do relâmpago tornou-se, uma vez mais, o utilitário mais popular e o modelo mais vendido em países como a Alemanha e a Grã-Bretanha, respetivamente.

bestseller elétrico alimentado a bateria está a provar o seu efeito eletrizante junto do público de várias formas: na Alemanha, o Corsa-e venceu o "Volante de Ouro 2020"1 e na sua versão de competição, um Corsa-e Rally modificado, está a demonstrar nos desportos motorizados como o desempenho de topo e a compatibilidade ambiental podem ser combinados. Com o seu automóvel pequeno sem emissões, a Opel é o primeiro fabricante a desenvolver um veículo de rali elétrico alimentado a bateria e que tem competido, desde 2021, na ADAC Opel e-Rally Cup, a primeira taça de ralis monomarca para veículos elétricos do mundo, apontando, assim, ao futuro desta disciplina.

 


* “Goldenes Lenkrad 2020” Opel Corsa-e: “AUTO BILD” e “BILD AM SONNTAG”, edições #45/2020, categoria “Small Car

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

1169_campanha-800x600.webp

Limpeza e Desinfeção da Ventilação do Ar Condicionado

20/05/2022
1170_12__1_.webp

Novo Opel Mokka-e

20/05/2022
1171_GAMA_ELETRICA_DA_OPEL1.webp

GAMA ELÉTRICA DA OPEL

20/05/2022
1164_Noticias_Backoffice.webp

Economize com a Ford e Cuide de si

18/05/2022
1160_IP_AI_BMW.webp

CAMPANHA DE PNEUS - VERÃO

16/05/2022
1161_Noticias_Backoffice.webp

Cabrio ao preço de Berlina

16/05/2022
1157_revisao-opel-grupo-800x600.webp

Revisão Opel por 99€ +3 anos de matricula

16/05/2022
1159_dacia-extreme-home.webp

Nova série limitada Duster Extreme por 5€/dia*

15/05/2022
1166_noticia_800x600.webp

Aproveite Desconto igual ao valor do IVA*

10/05/2022
1136_banner-renault-captur-home.webp

Renault Captur por 170€/mês⁽¹⁾

02/05/2022
1139_noticia_800x600.webp

Novo Eclipse Cross PHEV | 440€/mês* + IVA

02/05/2022
1142_campanha_800x600.webp

Mitsubishi Space Star | 138€/mês* IVA Incluído

02/05/2022

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa