Novidades

5 Cuidados a ter com um carro parado

30/03/2021 | Automóvel

Devido à pandemia, que já perdura há mais de um ano, grande parte dos portugueses foram obrigados a ficar em casa, levando a que as suas viaturas ficassem paradas, ou que houvesse menor circulação nas estradas.

Sabia que quanto mais tempo os automóveis estiverem parados, maior a probabilidade de aparecerem danos permanentes ou a necessidade de uma possível reparação?

Por isso, decidimos dar-lhe 5 dicas de como garantir o bom funcionamento do seu carro durante o confinamento.

Bateria carregada

Quando os automóveis estão parados durante um longo período de tempo, é muito comum as baterias descarregarem. Por isso, a maneira mais fácil de evitar esse descarregamento passa por meter o carro a trabalhar algumas vezes por semana. Tudo depende da idade do veículo, as condições da bateria, do clima e da temperatura do local onde o carro está estacionado. Para manter o bom estado de uma bateria, ponha o carro a trabalhar durante 15 minutos, num local arejado. Se possível, o ideal, será circular com o carro pelo menos uma vez por semana (tendo sempre em conta as medidas de confinamento). Poderão ser viagens perto de casa, desde que mantenha o movimento por algum tempo.

Óleo

Para o bom funcionamento de um carro, é necessário que haja uma boa lubrificação das peças mecânicas, entre as quais, o motor. Se o seu veículo estiver parado durante um longo período de tempo, o óleo perde as suas características, contribuindo a um desgaste prematuro das peças do seu carro.

O mais indicado a fazer é colocar o motor a trabalhar semanalmente para garantir a lubrificação de todos os componentes móveis do automóvel, sendo as pequenas viagens também uma grande vantagem para lubrificar mais peças.

Pneus

Quanto mais tempo o seu carro estiver parado, maior é a probabilidade dos pneus perderem pressão e de causar danos na área em contacto com o piso. Se isso acontecer, terá de trocar os pneus que perderam o seu formato, causando um custo desnecessário.

Neste caso, a recomendação passa por aumentar um pouco a pressão dos pneus, de forma a evitar o achatamento na zona que está em contacto do chão. Assim que retomar a estrada, lembre-se de voltar a colocar as pressões recomendadas nos pneus do seu carro.

Combustível

Encha o depósito de combustível antes de um estacionamento prolongado, evita a condensação acumulada no depósito e evita os vapores excessivos.
Não se esqueça de cumprir sempre as medidas de prevenção de contaminação sempre tiver de abastecer o carro. Utilize luvas descartáveis ou desinfecte as mãos após o abastecimento.

Tenha cuidado com o travão de estacionamento

Quando deixa o seu carro parado por um longo período de tempo, pensa logo em puxar o travão de mão ao máximo. Porém, isso pode causar a colagem das pastilhas dos travões ao disco ou até aos tambores.

O cuidado a ter nesta situação é estacionar com uma mudança “engatada” na primeira velocidade ou em marcha atrás, dependendo da inclinação do local, de forma a não solicitar em demasia o travão de mão.

 

Apesar de ser essencial fazer um check-up ao automóvel antes de voltar à condução, como verificar o nível de óleo e de água, líquido do radiador, as luzes e testar os travões e também essencial que cumpra as datas de revisão e manutenção definidas pela marca.
Recomendamos que se mantenha em segurança e que siga todos os procedimentos necessários de forma a cumprir as normas e a manter o seu automóvel em segurança, mas principalmente a manter-se a si em segurança.

Para qualquer esclarecimento ou marcação de serviços, clique aqui, que nós tratamos de tudo!

AutoGlobal – a Oficina Multimarca da Grupo Auto-Industrial em Coimbra e Leiria.

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa