5 Dicas para poupar em 2023
06/12/2022 | Automóvel
O próximo ano será, ao que tudo indica, marcado por uma ligeira recuperação económica, e muitas pessoas esperam ter um melhor controlo financeiro em 2023.
Apesar disto, muitos portugueses continuam com dívidas antigas e, por isso mesmo, neste artigo damos-lhe 5 dicas para que consiga alcançar os seus objectivos financeiros em 2023.
Faça uma condução defensiva e planeada
A forma como conduz pode fazer toda a diferença na carteira. Por isso mesmo:
- Evite acelerações bruscas. Uma aceleração suave, ou seja, o equivalente a 20 km/h de 5 em 5 segundos, pode permitir uma poupança de combustível de cerca de 10%.
- Use o cruise control. Além de ajudar a poupar combustível é muito útil para que não ultrapasse o limite de velocidade na via em que transita (e assim evitar surpresas desagradáveis).
- Planeie a rota mais eficiente. Escolher o percurso certo pode ajudar a poupar combustível e, consequentemente, dinheiro.
- Utilize aplicações que ajudem a escolher o percurso mais económico e a evitar ao mesmo tempo o trânsito.
- Evite percursos de terra batida. Este tipo de piso pode aumentar o consumo do seu veículo em 30%.
Respeite as revisões e manutenções
A sua máquina foi pensada e construída ao pormenor. Cumpra os conselhos do fabricante e tenha a manutenção em dia.
- Cumpra timings das revisões definidos pela marca, de modo a evitar possíveis custos de reparação extra.
Compare preços e orçamentos
Comparar preços é uma tarefa que pode ser trabalhosa, mas que faz toda a diferença.
- Peça vários orçamentos e opte pelo orçamento mais em conta. Muitas vezes, vale a pena variar de estabelecimento e ir à procura de melhores opções.
- Evite cometer o erro de priorizar o preço sem ter em consideração a qualidade, não são poucos os exemplos em que o barato sai caro.
Evite contrair novas dívidas
Tomar algumas atitudes simples, podem ajudar a evitar que surjam novas dívidas que comprometam o seu bem-estar financeiro.
- O ideal é priorizar as compras a pronto, para assim, impedir o efeito bola de neve do endividamento. Em tempos de crise, é fundamental priorizar somente o que for necessário (tudo o que é supérfluo pode ser negociado, substituído ou até excluído).
Poupe parte do salário
Se não quiser ficar preso num círculo vicioso em que trabalha apenas para pagar as contas, por motivos controláveis ou não, tem de poupar parte do seu salário todos os meses.
- Se estiver decidido a por de lado uma parte do seu salário, tem de pensar nisso como um estilo de vida e um hábito a ser inserido na sua vida. Por fim, é preciso deixar claro que não existe um valor específico a poupar, no entanto, o mínimo recomendado são 10% do salário.