A Citroën desafia as regras dos automóveis europeus do segmento B com a revelação da quarta geração do modelo C3. O ë-C3 100% elétrico oferece o melhor conforto da sua classe, uma experiência elétrica facilitada, um nível de equipamento excecional e uma relação qualidade-preço excecional, num produto fabricado na Europa.
O 100% elétrico ë-C3 encabeça, com orgulho, a quarta geração do automóvel mais popular da Citroën, modelo de que já se venderam mais de 5,6 milhões de unidades desde o lançamento da sua primeira geração, em 2002. O C3 mantém-se como modelo mais popular da marca e representa 29% do volume de vendas da Citroën na Europa. Em 2022, o C3 conquistou 11% do mercado europeu do segmento B.
O novo ë-C3 assinala, de um modo significativo, um novo capítulo para a Citroën. A marca popular e audaz reinventa-se para enfrentar, de forma agressiva, os desafios de tornar a mobilidade 100% elétrica acessível a todos, com o primeiro hatchback do segmento B totalmente elétrico, concebido e construído na Europa para os clientes que desejam os benefícios da mobilidade com emissões zero a um preço líquido, justo e acessível.
Thierry Koskas, CEO da Citroën, explica: "Oferecer veículos acessíveis sempre foi uma parte importante do ADN da Citroën. No entanto, as expectativas dos clientes em relação aos veículos do segmento B mudaram, nomeadamente com o aumento da popularidade dos SUV e o desejo crescente de conduzir veículos elétricos dentro e fora das nossas cidades. Tornou-se mais difícil para os construtores europeus satisfazerem essas expectativas. De uma forma única, a Citroën atreve-se a fazer exatamente isso com o novo ë-C3 totalmente elétrico para os compradores europeus: um novo, elegante e confortável modelo do segmento B totalmente equipado, especificamente concebido e fabricado na Europa, e extremamente acessível, com preços finais a partir dos 23.300 Euros.”
Pela primeira vez na história do C3, a Citroën instala as suas inovadoras e exclusivas Suspensões Citroën Advanced Comfort® como equipamento de série em todas as versões do novo ë-C3 100% elétrico.
Invisíveis para o condutor e para os ocupantes, os Batentes Hidráulicos Progressivos® asseguram aos ocupantes uma sensação única de conforto na estrada, do tipo “viagem num tapete mágico”, graças à utilização de batentes Hidráulicos progressivos, que permitem aos engenheiros uma maior liberdade para afinar a suspensão do novo ë-C3, dando a impressão de que o automóvel desliza quando circula sobre pisos irregulares. São utilizados dois batentes em cada canto do veículo, em conjunto com o amortecedor e a mola -, em vez de batentes mecânicos - um para compressão e outro para descompressão (ou ressalto).
O aclamado sistema funciona em duas fases. Para uma compressão e descompressão mais ligeiras, a mola e o amortecedor controlam os movimentos verticais em conjunto, sem necessidade de assistência dos batentes hidráulicos. Para grandes impactos, a mola e o amortecedor trabalham em conjunto com os batentes hidráulicos, para abrandar o movimento gradualmente e eliminar os solavancos. Ao contrário de um batente mecânico que absorve a energia e depois a devolve parcialmente sob a forma de choque, o batente hidráulico absorve e dissipa essa energia.
“O conforto é uma parte fundamental do ADN da Citroën. É muito importante para nós porque é muito importante para os nossos clientes. É por isso que nos esforçámos ao máximo para fazer do novo ë-C3 o automóvel mais confortável do segmento B, com inovações Citroën como as novas versões dos nossos bancos Citroën Advanced Comfort® e - pela primeira vez no C3 - as nossas suspensões Citroën Advanced Comfort®", afirmou Laurence Hansen, Diretora de Produto e Estratégia da Citroën.
O espaçoso interior foi concebido em torno de superfícies simples, mas requintadas, para proporcionar aos ocupantes um ambiente semelhante ao da sala de estar ou do lounge de suas casas. Os bancos Citroën Advanced Comfort®, com novo padrão, do ë-C3 foram concebidos à medida do automóvel e utilizam espuma adicional para proporcionar uma sensação de acolhimento e suavidade desde o primeiro contacto e uma condução com apoio independentemente da distância a percorrer.
O design é completamente novo e, com 1,57 m de altura, proporciona aos ocupantes dos bancos dianteiros mais 30 mm de altura, para uma posição de condução mais elevada e dominante, com uma maior sensação de controlo e segurança. Todos beneficiam de uma maior visibilidade para o exterior, o que contribui para aumentar a sensação de bem-estar a bordo. De facto, o novo ë-C3 é mais espaçoso no interior em quase todas as dimensões do que o seu antecessor, apesar de ser apenas 19 mm mais comprido e 6 mm mais largo. O espaço para os cotovelos dos passageiros traseiros é superior em 19 mm e o dos dianteiros em 21 mm face à média do mercado, enquanto a distância para os joelhos, no banco traseiro, é a melhor da sua classe, pelo menos 20 mm superior à média.
Transportar objetos e bagagem é fácil no novo ë-C3. O seu interior mais alto está repleto de zonas de arrumação úteis e inteligentes nos painéis das portas, na consola central e sob o apoio de braços central, estando disponível um tapete de carregamento sem fios na consola central (de série na versão Max). A confortável modularidade 60:40 dos encostos dos bancos traseiros (de série na versão Max) e uma largura entre os arcos das rodas traseiras de 1.015 mm asseguram que os clientes podem transportar objetos de maiores dimensões sempre que necessitarem, e os generosos 310 litros de volume de bagagem atrás dos bancos traseiros devem ser suficientes para a maioria das viagens de compras.
Com 1,57 m de altura (excluindo as barras de tejadilho), o novo ë-C3 é mais alto do que o seu antecessor e beneficia de uma distância ao solo ao estilo de um SUV, de modo a facilitar as entradas e saídas e a proporcionar uma condução mais segura sobre lombas, passeios e buracos frequentemente encontrados em condução urbana e suburbana. A distância ao solo mede uns impressionantes 163 mm no ë-C3 100% elétrico, em comparação com uma distância ao solo de 135 mm no modelo anterior.
O motor elétrico de 83 kW/113 CV fornece potência e binário para as deslocações diárias e viagens longas, enquanto o conjunto de baterias LFP de 44 kWh proporciona uma autonomia máxima de 320 km WLTP.
Carregamento rápido de de 20 a 80 por cento da capacidade em apenas 26 minutos em postos DC de 100 kW. Fácil acesso a mais de 540.000 estações de carregamento em toda a Europa.
A navegação conectada com a nova App ë-ROUTES garante a redução dos tempos de viagem e o acesso permanente a uma rede de carregamento "real" mais fiável.
No que é uma estreia na Stellantis, a plataforma nativa para propostas BEV, eficiente em termos de custos, utiliza um conjunto de baterias LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) de 44 kWh, proporcionando uma autonomia máxima de 320 km WLTP, com uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW DC, permitindo recarregar de 20 a 80 por cento da sua capacidade em 26 minutos.
O carregamento normal em corrente alternada (AC), de 20% a 80%, demora cerca de 4h10 utilizando uma potência de 7 kW, ou 2h50 se estiverem disponíveis 11 kW. É fácil aceder a instalações de carregamento AC, domésticas e públicas, utilizando o cabo Modo 3 de série, ideal para o carregamento regular em casa, utilizando uma Wallbox, bem como fora, em estações de carregamento públicas. O cabo é compatível com uma Wallbox monofásica de 7,4 kW, bem como com uma trifásica de 11 kW.
Com um motor de 83 kW (113 CV) e uma transmissão totalmente automática que acelera o automóvel dos 0 aos 100 km/h em cerca de 11 segundos, e uma velocidade máxima (provisória) de 135 km/h, o novo ë-C3 oferece potência e desempenho mais do que suficientes para lidar com as situações de trânsito do quotidiano, particularmente em ambientes urbanos e suburbanos.
Os proprietários também poderão planear as suas viagens, bem como avaliar o estado do carregamento e o nível da bateria em tempo real e desfrutar de uma experiência de navegação completa graças à nova aplicação e-ROUTES. Esta foi especificamente concebida para os veículos elétricos Citroën, no âmbito da subscrição de serviços conectados "Connect Plus" da marca. Através da App MyCitroën, os condutores do ë-C3 poderão, também, gerir os horários de carregamento, bem como pré-aquecer ou pré-arrefecer o veículo e verificar o nível da bateria e a localização do veículo.
Os condutores do novo Citroën ë-C3 100% elétrico que escolham a opção "Connect Plus" irão beneficiar de um conjunto de novas ferramentas dedicadas para tornar a sua experiência de propriedade livre de stress. Estas incluem:
O automóvel fica automaticamente emparelhado com a App e-ROUTES assim que os proprietários inserem os seus detalhes na sua conta MyCitroën.
Assegurar um conforto líder na sua classe e um ambiente sereno para todos a bordo foram prioridades para as equipas de design e engenharia do 100% elétrico ë-C3. No entanto, isto é apenas o início da história, pois foi igualmente importante dotar este hatchback do segmento B, de conceção e construção europeias, com um conjunto surpreendentemente abrangente de equipamentos e soluções inteligentes, que visam satisfazer todas as necessidades dos clientes.
Estabelecer novos padrões ao nível do design de interiores foi um objetivo prioritário. O novo ë-C3 apresenta o C-Zen Lounge, um interior inovador, espaçoso e bem equipado, que - como seria de esperar da Citroën - reinventa o painel de instrumentos tradicional e proporciona níveis de conforto extremamente elevados.
Com a introdução do C-Zen Lounge, condutor e passageiro da frente são brindados com uma visão limpa e desimpedida para a frente, como se olhassem através de um amplo arco, graças ao grande para-brisas e ao painel horizontal que se estende graficamente ao longo de todo o veículo, ladeado pelas saídas de ar verticais, características da Citroën. Esse painel está dividido em dois níveis distintos, com os elementos técnicos por cima e uma secção acolhedora em tecido "estilo Sofa Design" por baixo.
Uma diferença marcante, no nível superior, face a um painel de instrumentos tradicional é a ausência do cluster de instrumentos. O novo ë-C3 100% elétrico utiliza, pela primeira vez, um novo Citroën Head-Up Display que reflete as informações do veículo numa secção preta brilhante entre a parte superior do painel e a parte inferior do para-brisas. Esta solução inteligente garante a não duplicação de informação, como tradicionalmente aconteceria entre um sistema Head-Up Display e o cluster de instrumentos, e assegura que os condutores podem aceder facilmente a todas as informações essenciais de que necessitam, sem ter de tirar os olhos da estrada.
O novo e compacto volante multifunções é mais pequeno e mais fácil de manusear, sendo ajustável em termos de alcance e inclinação, o que ajuda a garantir que o Citroën Head-up Display não fica obstruído quando está a funcionar.
No centro do painel flutua um ecrã de infotainment a cores, de 10,25 polegadas, ligeiramente inclinado para o condutor, enquanto o "My Citroën Play com Smartphone Station", com uma App dedicada, é oferecido como equipamento de série aos proprietários da versão YOU, permitindo-lhes aceder a música, rádio, chamadas e navegação através do seu próprio dispositivo.
Revestida a tecido e suavemente encurvada, a secção horizontal "Sofa Design style" foi concebida para conferir visual e um carácter caloroso ao habitáculo, enquanto amplia as sensações de conforto e serenidade.
“Estamos muito orgulhosos do interior espaçoso, em particular do nosso novo tratamento do painel de instrumentos com a sua justaposição entre a secção superior mais limpa e técnica e a secção inferior mais acolhedora do ‘Sofa Design style’. É raro, neste segmento, que a parte superior do painel de instrumentos tenha um aspeto tão despojado nos lados esquerdo e direito, o que conseguimos com a introdução do nosso novo C-Zen Lounge com o Head-Up Display Citroën. Ao fazermos flutuar o ecrã central de ‘infotainement’ ou a estação de carregamento de ‘smartphones’ no centro também significa que não tivemos de os integrar de uma forma volumosa ou desajeitada", afirmou Boris Reinmöller, Diretor de Design de Projeto.
Apesar de ser um automóvel relativamente compacto, o novo ë-C3 100% elétrico dá grande importância às opções conectadas de infotainment, todas elas centradas na facilidade de utilização pelos ocupantes, e no acesso rápido a funcionalidades inteligentes e úteis de que os clientes necessitam para viajar facilmente e viver as suas vidas conectadas sem falhas.
Os comandos instintivos no volante e um botão "Home" em todas as versões asseguram uma experiência sem preocupação para o condutor quando está ao volante. Estão disponíveis dois níveis de sistema de infotainment:
Os clientes podem aderir a um ou ambos os níveis das subscrições de Serviços Conectados para tirar o máximo partido do seu sistema através da sua conta MyCitroën enquanto utilizam a Internet ou a App MyCitroën.
O "Connect One" é gratuito e permite o acesso imediato ao e-Call e ao Citroën Assistance, aos serviços de telemanutenção e o acesso a um manual do proprietário digital.
Por uma mensalidade após um ano de teste gratuito, o "Connect Plus" acrescenta informações de trânsito em tempo real para garantir que os condutores possam escolher a melhor rota para as suas viagens, uma vez que são calculadas e sugeridas alternativas com base nos fluxos de trânsito previstos e nos engarrafamentos ou congestionamentos em curso. O sistema também apresenta informações sobre a cidade em 3D completo (gratuito durante três anos)
As duas versões do novo ë-C3 e os seus respetivos níveis de sistema de infotainment de série – My Citroën Play com Smartphone Station, My Citroën Drive com Touchscreen de 10'' – são compatíveis com a aplicação Citroën e-ROUTES,
O novo ë-C3 inclui um vasto conjunto das mais recentes tecnologias de assistência ao condutor da Citroën, concebidas para cuidar da mente e do corpo de todos os ocupantes, sobretudo do condutor:
Pela primeira vez na Europa, a Citroën construiu o novo ë-C3 em torno de uma plataforma concebida para acomodar um grupo motopropulsor 100% elétrico. A base do automóvel é uma versão da altamente flexível plataforma global 'Smart Car' da Stellantis, tendo permitido à Citroën tornar o novo ë-C3 acessível aos clientes, a preços a partir dos 23.300 euros.
"A nossa plataforma global Smart Car é extremamente eficiente e já estamos a tirar partido das suas capacidades fora da Europa através de novos modelos Citroën, específicos para cada região, em mercados como a Índia e a América do Sul. Foi o ponto de partida ideal para a nova gama europeia do novo ë-C3 e, apesar de ter sido concebida desde o início com capacidade totalmente elétrica, é suficientemente flexível para acolher grupos mecânicos de combustão interna, bem como para sustentar veículos maiores e mais pequenos, incluindo SUV", afirmou Laurence Hansen, Diretora de Estratégia e Produto da Citroën.
Tornar a experiência de aquisição mais fácil para os clientes foi uma prioridade fundamental. Em muitos mercados europeus, o novo Citroën ë-C3 será proposto a um chamado preço justo líquido, com a versão de entrada You a partir dos 23.300 Euros.
"Comprar um automóvel novo pode ser um desafio quando se trata de compreender a frequentemente enorme gama de versões e opções que os clientes podem escolher e pelas quais têm de pagar. Na Citroën queremos tornar todo o processo mais simples e mais justo para os clientes, com uma abordagem de "gama inteligente" aos níveis de série, bem como uma maior transparência nos preços", afirmou Federico Goyret, Diretor de Marketing da Citroën.
O novo ë-C3 100% elétrico estará disponível para os clientes europeus numa gama simplificada de apenas duas versões bem equipadas: You e Max.
A série de entrada You conta com um elevado nível de equipamento de série, incluindo faróis LED dianteiros, Suspensão Citroën Advanced Comfort®, Active Safety Brake (sistema de travagem de emergência), novo sistema Citroën Head Up Display, sistema My Citroën Play com Smartphone Station para infotainment, espelhos retrovisores elétricos, iluminação automática, radar de estacionamento traseiro, spoiler traseiro, cruise control, ar condicionado manual e seis airbags.
O topo de gama Max acrescenta jantes de liga leve de 17 polegadas com corte diamantado, pintura bi-tom Citroën, com tejadilho contrastante, barras de tejadilho decorativas, chapas de proteção à frente e atrás, ecrã tátil a cores de 10,25 polegadas com espelhamento de smartphone, bancos Citroën Advanced Comfort®, limpa para-brisas automático, retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, volante em pele, banco da segunda fila rebatível 60/40 e regulação do banco do condutor em altura, luzes traseiras LED, vidros traseiros escurecidos, bancos em TEP/Tecido, ar condicionado automático, sistema de navegação 3D, carregamento sem fios, câmara traseira, espelho retrovisor eletrocromático e vidros traseiros elétricos.
O novo ë-C3 será proposto numa seleção de cinco cores de pintura distintas e de elevada qualidade: Branco Polar, Azul Montecarlo, Vermelho Elixir, Cinzento Mercury e Preto Perla Nera. O tejadilho contrastante de dois tons, assinatura da Citroën, será oferecido aos clientes como equipamento de série, em preto ou branco na versão Max, fazendo-se a separação no pilar C, seguindo uma linha vincada pressionada na chapa do pilar.
O novo ë-C3 é o primeiro veículo 100% elétrico do segmento B a ser proposto na região por um construtor europeu a este nível de preço, tendo sido concebido na Europa, no estúdio da Citroën sito nas instalações da Stellantis Automotive Design Network, em Velizy-Villacoublay, nos arredores de Paris. Será fabricado na Europa nas instalações fabris Stellantis em Trnava, na Eslováquia. O novo Citroën ë-C3 chegará aos concessionários da marca no segundo trimestre de 2024.
Numa altura em que a Citroën espera que o novo ë-C3 venha fazer uma rotura significativa no mercado dos hatchbacks do segmento B, concebidos e construídos na Europa, há mais boas notícias a caminho para os compradores de automóveis que procuram um preço ainda mais baixo para uma condução 100% elétrica em meio urbano. À nova versão com 320 km de autonomia juntar-se-á, em 2025, outra versão com 200 km de autonomia, permitindo que o novo Citroën ë-C3 se torne ainda mais acessível, a partir dos 19.990 euros.
Esta versão encabeça uma família de novos veículos que irão desempenhar um papel importante no reforço da gama de produtos e dos valores da marca Citroën na Europa, fortalecendo, ainda mais, a sua posição competitiva no coração do mercado.
"Temos como missão aumentar a presença da Citroën na Europa para, pelo menos, uma quota de 5% do mercado europeu, e a inclusão no nosso portefólio, no início de 2024, do novo e económico ë-C3 100% elétrico é fundamental para alcançar esse objetivo. O novo ë-C3 também desempenha um papel importante no reforço do programa de eletrificação acessível da Citroën, complementando a chegada da nossa alargada gama ë-C4 e ë-C4 X, bem como a solução de mobilidade única que é o Citroën Ami", acrescenta Koskas.
A quarta geração da família Citroën ë-C3 para a Europa foi completamente reinventada, um com um visual novo e assertivo, que incorpora a nova assinatura de design da marca Citroën.
Apresentada, pela primeira vez, no concept Citroën Oli, de 2022, a nova assinatura faz um assumido contraste entre elementos verticais e horizontais, num design tecnicamente esculpido. Na frente, a face mais alta e vertical incorpora um novo logótipo "chevron" oval de grandes dimensões, orgulhosamente colocado ao centro e reforçado a cada lado por grelhas horizontais em preto brilhante, numa interpretação técnica e apelativa dos chevrons inspirado em desenhos de arquitetura paramétrica.
Elementos importantes são os faróis dianteiros e traseiros, com novo design distinto, vistos pela primeira vez no concept Citroën Oli, apresentando uma assinatura de iluminação única de três níveis, com uma lente vertical e duas lentes horizontais quase parecida a lâminas.
O capô curto, alto e horizontal apresenta superfícies tecnicamente esculpidas, que captam a luz e contrastam com o perfil dianteiro mais vertical, evoluindo para um para-brisas maior e mais vertical, que dá mais volume ao automóvel e acentua a sensação de proteção.
No perfil lateral são visíveis as linhas inferiores tecnicamente esculpidas à frente e atrás, que fluem através da linha de cintura para os novos grupos de luzes de assinatura e para os vincos subtis nos painéis das portas, captando a luz e enaltecendo o visual.
Esta identidade continua na traseira, aqui com uma escultura técnica na parte inferior da tampa da bagageira, acima da qual se encontra uma faixa decorativa horizontal em preto brilhante, no mesmo padrão técnico inspirado nos chevrons aplicado na frente vertical, ladeando o novo logótipo Citroën oval de grandes dimensões, posicionado ao centro. Os novos grupos de luzes traseiras inserem-se nos cantos do veículo, constituindo-se por duas lentes horizontais e uma vertical. Abaixo da abertura surge um para-choques robusto, quadrado nos cantos exteriores, para ajudar a aerodinâmica e aumentar ainda mais a postura assertiva do automóvel.
As jantes maiores, de 16 e 17 polegadas em aço e liga leve com corte diamantado (de série na versão Max), são empurradas para os cantos do veículo, sublinhando estabilidade e solidez, num modelo que mantém uma pegada compacta, de apenas 4,01 m de comprimento e 1,76 m de largura.
"Acreditamos que o novo Citroën ë-C3 100% elétrico vem quebrar as regras do segmento B, uma vez que ouvimos os atributos que os clientes mais apreciam nos SUV e incorporámos os melhores benefícios dessas características no estilo mais alto e mais objetivo do automóvel. Assim, embora mantenha uma pegada semelhante, em termos de comprimento e largura, à do seu antecessor, tornámo-lo 100 mm mais alto para uma maior sensação de robustez e presença na estrada, com as vantagens adicionais de uma maior distância ao solo e uma posição de condução mais elevada, para que os condutores e passageiros se sintam mais confortáveis a passar por cima de buracos, passeios e outros obstáculos nas ruas das cidades de hoje", afirmou Pierre Leclercq, Diretor de Estilo da Citroën.
* O novo ë-C3 será proposto a um preço líquido a partir de 23 300 euros em França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Áustria e Portugal, ao preço convertido em zloty, na Polónia, e a 23.300 euros mais eventuais taxas de registo em Itália e Espanha.