AUMENTO NO VOLUME DE VENDAS E NAS QUOTAS DE MERCADO
Com um aumento de 3,1% em relação ao ano passado, os volumes de vendas da DACIA atingiram as 537 095 unidades em 2021, num mercado estável, apesar dos contratempos causados pela pandemia e pela crise dos componentes electrónicos. A quota de mercado da DACIA aumentou em 0,1 pontos, para 3,5%, enquanto em Portugal conquistou mesmo uma quota recorde de 4%, correspondente a 5.825 unidades.
O crescimento da DACIA pode ser maioritariamente atribuído à popularidade da nova gama junto dos clientes retalhistas. Em 2021, a quota de mercado europeia da DACIA, para as vendas a retalho de automóveis de passageiros, atingiu um recorde de 6,2%, ganhando pela primeira vez o título da terceira marca mais vendida na Europa neste canal.
A DACIA é a marca de automóveis de passageiros (VP) líder de vendas a privados em França e na Roménia, em Portugal foi a segunda marca mais vendida e está no Top 5 em oito outros mercados europeus (Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Polónia, Rep. Checa Hungria e Croácia). Na Alemanha, a Dacia junta-se ao Top10 e em Marrocos a marca mantém a liderança.
Este desempenho nas vendas a retalho baseia-se nas bem sucedidas novas gerações do DACIA Sandero e do DACIA Duster.
Em 2021, o DACIA Sandero garantiu 226 825 vendas, com quase 90% deste volume a ser assegurado pela terceira geração do modelo. Ainda em 2021, o DACIA Sandero continuou a ser o líder no mercado europeu de retalho, pelo quinto ano consecutivo. Em alguns países, o Sandero é também o automóvel mais vendido em todos os canais de clientes, tornando-se o segundo automóvel mais vendido na Europa. Em Portugal, o modelo foi o líder de vendas a clientes particulares e num mercado caraterizado pelo elevado volume de vendas a frotistas, cometeu a proeza de ser o 7º automóvel mais vendido do mercado, com um crescimento de 44,25%, o mais expressivo do Top-10.
O DACIA Duster está a seguir a mesmo trajeto rumo ao sucesso, uma vez que continua a ser o SUV mais vendido junto dos clientes retalhistas desde 2018. Com 186 001 unidades vendidas, em 2021, o Duster atingiu a cifra de mais de 2 milhões de vendas desde o lançamento, em 2010.
Tendo as vendas começado em Março, a introdução do DACIA Spring no mercado dos automóveis elétricos (EV) foi um sucesso retumbante, com 27 876 unidades vendidas e mais de 46 000 encomendas registadas até ao final de 2021. Concebido para tornar os automóveis eléctricos tão acessíveis quanto possível para uma utilização quotidiana, o Spring tornou-se, desde então, um automóvel de referência em muitos mercados, com 80% dos clientes do Spring a serem novos na marca.
UMA GAMA COM UM MIX MAIS ELEVADO NOS ACABAMENTOS
Concebida em torno de características essenciais orientadas para o cliente, a gama DACIA atrai cada vez mais clientes na escolha de versões topo de gama: 90% dos clientes do DACIA Spring optaram pelo nível de equipamento Comfort Plus, 70% dos Sandero foram vendidos como modelos Stepway, enquanto 60% dos clientes Duster escolheram o nível de acabamento Prestige.
Este entusiasmo pelas versões topo de gama é apoiado por uma taxa de conquista de novos clientes de 60% (vindos de fora do Grupo Renault). Ao mesmo tempo, 75% dos clientes da DACIA renovam o seu automóvel com um modelo oriundo de uma das marcas do Grupo Renault.
PREVISÕES MUITA ANIMADORAS PARA 2022
Em 2022, a DACIA verá o novo Jogger juntar-se às fileiras do já bem sucedido line-up da marca. Como reinvenção de um automóvel familiar com 7 lugares, o Jogger irá satisfazer as necessidades dos clientes que procuram conforto, espaço e modularidade.
O plano estratégico da DACIA continuará a desenvolver-se ao longo de 2022, com a implementação da nova identidade de marca em toda a rede (a partir do primeiro semestre) e na gama de produtos (no final do ano).