A FIAT está a completar etapas para atingir o seu objetivo de se tornar uma marca 100% elétrica até 2027. Atualmente, a marca italiana já dispõe de pelo menos uma versão eletrificada em cada um dos modelos da sua gama.
A família eletrificada da FIAT incorpora veículos exclusivamente elétricos, tais como o Novo 500 ou o recentemente lançado E-Doblò. Os automóveis com tecnologia mild hybrid estão equipados com um motor elétrico que fornece assistência elétrica ao motor – e no caso do motor MHEV do 500X e Tipo, é possível realizar as manobras de estacionamento em modo 100% elétrico.
Na FIAT, a transição energética é mais do que um simples objetivo estabelecido para 2027: Esta é a data marcada no calendário da marca para oferecer uma gama constituída exclusivamente por automóveis 100% elétricos. Cinco anos antes, a marca italiana está a dar os seus primeiros passos para atingir este ambicioso objetivo, com um catálogo em que tem pelo menos uma versão eletrificada em cada um dos seus modelos.
A oferta "zero emissões" de veículos de passageiros da FIAT consiste no Novo 500, enquanto a FIAT Professional propõe os FIAT E-Doblò, E-Ducato e E-Scudo para o mercado dos veículos comerciais.
O Novo 500, puramente elétrico, está disponível com dois níveis de autonomia, 190 e 320 km, valores que estão adaptados às necessidades quotidianas de um cliente exigente e sofisticado. A gama, disponível nas carroçarias Berlina, Cabrio e 3+1, está estruturada em três níveis denominados Novo 500, (RED) e a Série Especial "La Prima by Bocelli", cada um a oferecer o melhor em tecnologia, conectividade e segurança através de uma vasta gama de equipamento inovador e inédito no segmento dos automóveis citadinos.
O icónico FIAT 500 está disponível em versões com tecnologia Mild Hybrid (MHEV) nas carroçarias Berlina e Cabrio. Em ambos os casos, está equipado com um motor de 70 cv e graças à eletrificação tem emissões de apenas 106-108 g/km de CO2 e um consumo combinado de combustível de 4,6-4,8 l/100 km, valores muito competitivos no seu segmento.
O FIAT Panda dispõe desta mesma tecnologia tanto na versão mais urbana City, como no mais aventureiro Cross, com emissões a partir de 111-112 g/km e um consumo de combustível de 4,9 l/100 km.
O FIAT 500X destaca-se pelo seu design que combina as linhas do lendário FIAT 500 com características do universo SUV, oferecendo também uma solução única no segmento, a versão descapotável, equipada com um soft top, disponível na versão Dolcevita. O motor Hybrid desenvolve 130 cv e um binário máximo de 240 Nm às 1.500 rpm, declarando um consumo de combustível de 5,9-6 l/100 km e emissões de 135 g/km de CO2.
No segmento dos compactos, as carroçarias de 5 Portas e Station Wagon do FIAT Tipo incluem uma versão MHEV de 130 cv com emissões de 133 g/km de CO2 e um consumo de combustível de 5,9 l/100 km, de acordo com as normas WLTP. Uma versão eficiente com todo o conforto, espaço interior e tecnologias avançadas que caracterizam a gama Tipo.
Tendo em mente as necessidades diárias das empresas e dos trabalhadores independentes, o FIAT E-Doblò apresenta soluções engenhosas e inovadoras que tornam a condução em viagens urbanas mais fácil e muito menos desgastante. Equipado com um motor elétrico de 136 cv e com uma bateria de 50 kWh que permite uma autonomia superior a 280 km, atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e disponibiliza 260 Nm de binário máximo. Graças ao "Quick Charge Mode" com potência máxima de 100 kW, pode carregar 80% da sua bateria em apenas 30 minutos.