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A HYVIA revela os seus primeiros protótipos a hidrogénio

22/10/2021 | Automóvel

A HYVIA, marca que resulta de uma joint-venture entre o Grupo Renault e a Plug Power, desvenda o protótipo Renault Master Van H2-TECH. Com zero emissões de CO2*, autonomia aumentada e tempos de reabastecimento mais curtos, é um grande comercial para o transporte de mercadorias, com 12m3 de volume de carga e uma autonomia de até 500km, que estará disponível em 2022. Mas a HYVIA revela, também, o seu protótipo de Estação de Abastecimento de Hidrogénio.

A HYVIA apresenta os primeiros protótipos a hidrogénio. A marca do Grupo Renault que propõe soluções de mobilidade a hidrogénio, com uma oferta feita à medida dos clientes, para enfrentar os desafios da mobilidade a hidrogénio. A HYVIA será capaz de implantar a totalidade do seu ecossistema em todos os territórios e frotas profissionais, para garantir uma mobilidade sem carbono. A HYVIA está a avançar rapidamente, reunindo os pontos fortes e as competências de dois líderes: o Grupo Renault e a Plug Power.

Protótipo Renault Master Van H2-TECH

O Master Van H2-TECH garante emissões zero CO2*, um acréscimo de autonomia e tempos de reabastecimento mais rápidos. É um grande comercial para o transporte de mercadorias e pacotes, com 12m3 de volume de carga e um alcance de até 500km, que, já em 2022, será capaz de satisfazer as necessidades das empresas, grandes contas, frotas e comunidades locais.

Hoje em dia, a mobilidade a hidrogénio é particularmente relevante para os veículos comerciais ligeiros: sendo perfeita para alargar a autonomia com cargas elevadas e uma utilização intensiva. O Master Van H2-TECH é equipado com uma pilha de combustível (fuel cell) de 30kW, uma bateria de 33kWh e depósitos com capacidade para 6 kg de hidrogénio (4 depósitos de 1,5 kg).

Protótipo da Estação de Abastecimento de Hidrogénio

A Estação de Abastecimento de Hidrogénio da HYVIA permite um tempo de abastecimento muito rápido: 5 minutos, tão simples como um motor térmico, para maximizar a disponibilidade do veículo.

A forma como esta estação funciona é simples:

  • O hidrogénio fornecido será gerado no local, utilizando a eletrólise da água ou fornecido a granel, com recurso a semirreboques com tubos de hidrogénio.
  • O sistema comprime o H2 em armazenamento, antes de o distribuir para o veículo quando necessário.

Um equipamento concebido para cumprir todos os regulamentos e as melhores práticas no domínio da segurança, sendo que os Postos de Abastecimento de Hidrogénio da HYVIA estarão disponíveis para compra, aluguer ou em leasing.

Um ecossistema HYVIA único e completo

Estes protótipos são um primeiro exemplo do ecossistema HYVIA, incluindo a produção (eletrolisadores) e a distribuição de hidrogénio verde (Estação de reabastecimento de hidrogénio), com uma gama de veículos comerciais ligeiros movidos a pilhas de combustível (Van, Chassis Cab e Citybus), que complementam os automóveis elétricos a bateria.

Próximos protótipos a chegar:

  • Master Chassis Cab H2-TECH: um grande comercial com ainda mais espaço de carga (19m3) e uma autonomia de cerca de 250km.
  • Master Citybus H2-TECH: um miniautocarro urbano, com uma capacidade de até 15 passageiros, que é ideal para empresas, municípios e serviços públicos locais, com uma autonomia de cerca de 300 km.
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* Em condução, nem CO2 nem outros poluentes atmosféricos regulamentados, em conformidade com a certificação WLTP.

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