* Todos os valores sem as vendas na Rússia.
** Incluindo EV, Híbridos (HEV) e Híbridos Plug-In Hybrid (PHEV), excluindo os Mild-Hybrid (MHEV).
A marca Renault vendeu um total de 770 807 automóveis (VP e VCL) a clientes, em todo o mundo, no primeiro semestre de 2023 (+11%).
Na Europa, as vendas unitárias, no primeiro semestre de 2023, aumentaram 21% para as 501.985 unidades (VP e VCL). Tal como em 2022, a marca mostrou um progresso significativo nos segmentos de alto valor - o crescente mercado eletrificado**, o segmento C, o mercado de retalho e o negócio de VCL.
CRESCIMENTO NO MERCADO ELETRIFICADO
O forte crescimento das vendas de VHE (+40%), com 83.000 unidades, impulsionou a progressão da marca Renault na via da eletrificação - as vendas globais aumentaram 17% para 132.500 automóveis. O Austral, com 65% de vendas nas versões VHE, e o Arkana, com 55% de vendas VHE, contribuíram significativamente para este sucesso.
O Megane E-Tech 100% Elétrico, que vai estar à venda, durante um ano inteiro, em 2023, atingiu mais de 23 000 vendas no primeiro semestre. É o automóvel elétrico mais vendido do seu segmento em França. O Megane representou quase 50% das nossas vendas de VE, que totalizaram 48 000 unidades. A partir do segundo semestre de 2023, o Megane vai internacionalizar-se, com o início das vendas na Turquia e no Brasil.
CRESCIMENTO NAS ATIVIDADES DE ELEVADO VALOR
A gama de modelos do segmento C representa uma parte cada vez maior das vendas da marca Renault: com vendas unitárias de cerca de 136 195 automóveis, o volume aumentou 42%.
O Renault Austral representou uma boa parte deste sucesso, com 39 495 vendas no primeiro semestre de 2023, enquanto o Renault Arkana progrediu, com 41 821 vendas no primeiro semestre de 2023.
Apesar das persistentes restrições na oferta, a Renault atingiu o seu objetivo de vendas a retalho, mantendo-o a um nível otimizado, com mais de um veículo, em cada dois, vendido a clientes particulares. O mix retalhista atingiu 51% no primeiro semestre de 2023, o que representa +8 pontos em relação à média do mercado (43%).
CRESCIMENTO NO MERCADO DOS VCL
A Renault continua a superar o seu desempenho no mercado dos VCL, com um crescimento de vendas de dois dígitos. As vendas mundiais atingiram 186.000 unidades (+21,5%), enquanto, na Europa, as vendas aumentaram 25,4% para 144.250 unidades, isto num mercado que cresceu 11,7%.
Este desempenho dinâmico foi impulsionado pelo sucesso dos produtos mais emblemáticos: Kangoo (+11,7%), Express (+48,9%), Master (+13,8%) e Trafic (+36%), todos líderes nos seus segmentos.
A Marca também esteve acima da tendência na LATAM – América Latina - (+19%), com 27.833 unidades, num mercado que cresceu 11,9%, graças aos bons desempenhos do Oroch (+36,8%), Kangoo (+21,9%) e Master (+15,9%).
Pioneira nos veículos comerciais eletrificados há 12 anos, com o Kangoo e o Master, a marca vai prosseguir esta dinâmica com o lançamento do Trafic Van E-Tech e a apresentação de um novo furgão multi-energias, antes do final do ano.