O Alfa Romeo F1 Team Stake realizou uma corrida de recuperação durante o Grande Prémio da Grã-Bretanha, com os dois pilotos da equipa a subirem na classificação, recuperando, em conjunto, dez posições, terminando no 12º e 15º lugares, respetivamente. Saindo do último lugar da grelha, Valtteri Bottas arrancou determinado e, fruto de uma performance espetacular, subiu oito lugares, ficando a apenas duas posições dos lugares pontuáveis. Seu colega de equipa, Zhou Guanyu conheceu um domingo azarado, com a sua corrida a ficar comprometida quando uma proteção da viseira se alojou numa das entradas de ar para os travões, forçando uma paragem adicional nas boxes.
Depois de um duplo confronto na Áustria e na Grã-Bretanha, a equipa regressará, agora, a Hinwill, concentrando-se em reagrupar e trabalhar, para retirar o máximo partido das atualizações estreadas em Silverstone, para, assim, poder regressar à luta pelos pontos nas duas últimas corridas antes da pausa de verão.
Alessandro Alunni Bravi, Responsável da Equipa: "Hoje, temos de prestar homenagem à nossa equipa e aos nossos pilotos pelo trabalho realizado, numa corrida que não se previa fácil para nós: na globalidade, recuperámos dez posições, oito com o Valtteri e duas com o Zhou, o que prova que, se fizermos uma corrida perfeita, podemos entrar na luta pelos pontos. Ontem não foi o nosso dia e, claro, começar de trás nunca é fácil, mas hoje mostrámos uma melhoria no ritmo em comparação com as provas anteriores, o que nos dá confiança para as próximas duas corridas antes da pausa de verão. Aí, o nosso objetivo será otimizar ainda mais o nosso novo pacote, de forma a sermos competitivos a partir de sexta-feira e recuperar posições no Campeonato de Construtores. O Valtteri fez uma corrida sólida hoje, tendo um desempenho impecável, partindo do fundo da grelha com pneus duros, o que também exigiu alguma gestão nas primeiras voltas. A corrida de Zhou foi mais infeliz: tivemos de o fazer entrar na box uma vez adicional para remover uma proteção de viseira que se prendeu numa conduta de arrefecimento dos travões, o que o fez perder uma posição e acabou por impedi-lo de continuar a progredir. Regressamos de Silverstone conscientes de que foi dado um passo em frente em termos de desempenho através das atualizações que introduzimos, embora as posições finais não o tenham refletido. O que aprendemos com este fim de semana é que cada um de nós precisa de dar o seu melhor em cada corrida e que não há espaço para erros. Daqui para a frente, este será o nosso foco, a fim de nos mantermos consistentemente na luta pelos pontos."
Valtteri Bottas (monolugar 77):
Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)
Classificação final: 12º
Volta mais rápida: 1:31.852 (volta 52)
Pneus: Duros novos (32 voltas) – Macios novos (20 voltas)
"Penso que, tendo em conta a nossa posição de partida, maximizámos tudo o que tínhamos hoje. O ‘Virtual Safety Car’ e o ‘Safety Car’ surgiram num momento favorável para nós, permitindo-nos fazer a paragem nas boxes e ganhar algum tempo. Claro que nunca é fácil começar em último, mas demos tudo por tudo e tirámos o melhor partido do nosso equipamento. As atualizações que trouxemos para aqui, este fim de semana, permitiram-nos dar um pequeno passo em frente, mas é claro que ainda há algum trabalho a fazer: outras equipas também trouxeram peças novas e as suas melhorias foram evidentes. Nas semanas que antecedem Budapeste, vamos concentrar-nos em libertar todo o potencial, para voltarmos a estar em forma nas duas últimas corridas antes da pausa de verão."
Zhou Guanyu (monolugar 24):
Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 01/Ferrari)
Classificação final: 15º
Volta mais rápida: 1:37.769 (volta 48)
Pneus: Médios novos (24 volta) – Duros novos (9 voltas) – Macios novos (19 voltas)
"No geral, acho que este fim de semana não tivemos muita sorte. O ‘Safety Car’ saiu quando eu já tinha parado nas boxes, o que me obrigou a passar novamente pelas boxes e trocar de pneus para evitar ficar na parte de trás do pelotão com pneus duros. Além disso, infelizmente e mais uma vez mais, uma proteção da viseira alojou-se numa conduta de arrefecimento dos travões e isso comprometeu a minha corrida, pois tivemos de passar pelas boxes uma terceira vez para a retirar. Quanto às atualizações que trouxemos este fim de semana, penso que há mais trabalho a fazer: outras equipas trouxeram pacotes importantes, o que lhes permitiu dar um bom salto em frente. Penso que temos potencial, mas temos de trabalhar no novo pacote aerodinâmico para obtermos o desempenho extra de que necessitamos para voltarmos à luta pelos pontos".