O Alfa Romeo F1 Team Stake não conseguiu maximizar o promissor ritmo demonstrado durante as sessões de treinos livres na qualificação para o Grande Prémio do Japão, com Valtteri Bottas a estabelecer o 16º tempo, a escassas centenas de segundos da entrada na Q2, à frente do seu companheiro de equipa, Zhou Guanyu, na 19ª posição. Foi uma tarde desafiante para a equipa no Circuito de Suzuka: o trabalho será feito durante a noite para perceber o que faltou hoje, uma vez que ambos os pilotos vão agora tentar recuperar posições em pista durante a corrida de amanhã, abrindo caminho através do pelotão e até aos dez primeiros.
Alessandro Alunni Bravi, Responsável da Equipa: "Hoje enfrentámos outra sessão de qualificação difícil, com ambos os carros a não passarem da Q1. Havia maiores expectativas na equipa no final do FP3, depois de termos visto os nossos carros a progredir desde sexta-feira, mas, infelizmente, não conseguimos dar o passo em frente de que precisávamos antes da qualificação, ao contrário dos nossos concorrentes. Tanto o Valtteri como o Zhou tiveram as suas voltas finais condicionadas pelo tráfego na pista; ainda assim, não queremos encontrar desculpas, mas sim analisar o nosso trabalho para descobrir uma forma de dar um impulso maior do FP3 para a qualificação. A nossa equipa espera outra corrida desafiante amanhã e todos teremos de dar o nosso melhor para marcar pontos. O nosso ritmo parecia bom, mas vimos mais uma vez como a competição é tão apertada que qualquer fator, mesmo o mais pequeno, pode fazer a diferença entre a Q1, a Q2 e até a Q3. Temos de nos manter unidos como equipa, virar a página de hoje e trabalhar para melhorar amanhã e nas próximas sessões de qualificação."
Valtteri Bottas (monolugar número 77):
Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)
vFP3: 11º / 1:31.699 (15 voltas)
Q1: 16º / 1:31.049 (5 voltas)
"Não conseguimos maximizar o potencial do nosso carro esta tarde, o que é, sem dúvida, uma desilusão, uma vez que estávamos a ter boas sensações e ritmo em todas as sessões que antecederam a qualificação. Infelizmente, a bandeira vermelha afetou a minha primeira volta de ataque; a última volta foi bastante limpa, apesar de algum tráfego no primeiro setor, mas perdemos algum ritmo em comparação com os nossos concorrentes diretos de hoje e acabámos por ficar de fora na Q1 por alguns centésimos. Vamos analisar a situação durante a noite e tentar perceber o que aconteceu exatamente para estarmos novamente em melhor forma amanhã. O nosso ritmo de corrida a longo prazo parecia promissor, por isso acho que ainda temos uma hipótese de recuperar posições e fazer melhorias em pista."
Zhou Guanyu (monolugar número 24):
Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 03/Ferrari)
vFP3: 10º / 1:31.668 (15 voltas)
Q1: 19º / 1:31.398 (6 voltas)
"O nosso carro estava a transmitir boas sensações, apesar de hoje termos perdido algum ritmo. Infelizmente, já estava no limite para a Q2 quando fui apanhado no tráfego e tive um momento difícil na Curva 9, o que acabou por estragar as minhas hipóteses de passar à fase seguinte. No geral, foi uma Q1 muito confusa da minha parte, mas sinto que a posição em que terminámos hoje não reflete realmente o desempenho que mostrámos este fim de semana até agora - nem onde era suposto estarmos. Penso que, potencialmente, poderíamos ter chegado à Q3, tendo em conta a evolução da pista ao longo das sessões. Hoje não foi o nosso dia e, mesmo que partir da parte de trás da grelha seja mais complicado, vamos continuar a esforçar-nos e dar o nosso melhor amanhã para travar algumas batalhas agradáveis e ultrapassar o pelotão."