O Alfa Romeo F1 Team Stake não conseguiu encontrar na qualificação o ritmo exibido ao longo do fim de semana em Zandvoort Contas feitas à qualificação para o Grande Prémio dos Países Baixos, Zhou Guanyu ficou no 16º lugar da grelha e Valtteri Bottas foi apenas 19º classificado.
A Alfa Romeo F1 Team Stake não conseguiu capitalizar o seu desempenho nos treinos de qualificação para o Grande Prémio da Holanda. Numa sessão afetada pela chuva em Zandvoort, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas fizeram a 16ª e 19ª voltas mais rápidas, um resultado que não reflete a forma exibida no início do fim de semana, onde a equipa esteve solidamente nos dez primeiros.
Com as condições atmosféricas para o confronto de amanhã ainda incertas, a equipa vai tentar maximizar as suas hipóteses com os dois pilotos em modo de recuperação na corrida.
Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "O resultado de hoje não é representativo do potencial do nosso monolugar, um potencial que mostrámos em todas as sessões do fim de semana até agora. Infelizmente, não fomos capazes de fazer as nossas melhores voltas na primeira tentativa e, quando estávamos a terminar as segundas voltas de lançamento, as condições climatéricas tinham-se deteriorado no sector final e os tempos resultantes não foram suficientes para ficar à frente dos nossos rivais. É pena, pois os pilotos tinham feito voltas limpas: temos de perceber onde falhámos e onde podíamos ter melhorado para conseguirmos os nossos lugares na Q2. Amanhã não vai ser fácil, mas temos de estar prontos para explorar qualquer oportunidade, especialmente se as condições forem mistas: é importante que continuemos a trabalhar arduamente, com motivação e sem frustração, tanto aqui como em casa. Vamos ter uma abordagem agressiva na corrida e dar 100%, esperando obter um bom resultado no nosso domingo."
Valtteri Bottas (monolugar 77):
Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)
TL3: 8º / 1:22.965 (25 voltas)
Q1: 19º/ 1:22.260 (12 voltas)
"Estivemos entre os dez primeiros em todas as sessões até agora, por isso ser eliminado na Q1 é extremamente frustrante. Estou confuso, porque a sensação no carro era bastante semelhante à do terceiro treino livre, as nossas voltas foram boas, mas estamos dez lugares mais longe do que estávamos antes. As condições na pista eram complicadas, mas não muito diferentes das do início do dia, por isso não tenho explicação para isto: o aquecimento dos pneus parece ser o maior problema, mas precisamos de encontrar mais algumas respostas antes de amanhã. A corrida não vai ser fácil, começando em 19º, mas vamos dar tudo por tudo: espero que a qualificação tenha sido um caso isolado e, se for uma corrida com chuva, podemos ter uma corrida agitada e recuperar alguns lugares."
Zhou Guanyu (monolugar 24):
Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 03/Ferrari)
TL3: 19º / 1:28.482 (9 voltas)
Q1: 16º / 1:22.067 (12 voltas)
"As condições estavam mais complicadas do que esta manhã, mas penso que ainda estava tudo bem e tínhamos uma boa hipótese de passar à Q2. Infelizmente, não fomos capazes de maximizar a nossa última volta: tive um grande problema na última curva, onde estava mais húmido, e falhei a Q2 por uma pequena margem. Hoje não foi uma sessão de qualificação fácil, toda a gente lutou para encontrar espaço e foi difícil fazer a volta perfeita. No início da manhã, quando a chuva estava mais forte, talvez o carro estivesse numa janela melhor. Esperemos que amanhã seja outro dia caótico que nos possa dar mais oportunidades para avançar."