A Alfa Romeo entra em 2023 com a motivação adicional proporcionada pelos seus resultados comerciais no ano que agora terminou, tendo fechado 2022 com um crescimento em volume no mercado automóvel português de 174%.
No tão relevante segmento premium, mas que cresceu apenas 1,8%, a Alfa Romeo foi, inclusivamente, a marca que registou um maior crescimento em volume, mais do que duplicando a sua quota neste segmento, passando dos 0,26% registados em 2021 para os 0,70% do ano passado.
O novo Tonale é, sem dúvida alguma, o grande protagonista desta previamente anunciada metamorfose da Alfa Romeo, algo bem patente no seu desempenho comercial no seio da oferta da marca, destacando-se, com 62% de peso, como o modelo mais vendido da gama em 2022. Um registo conquistado em apenas seis meses de mercado, uma vez que as primeiras entregas a clientes ocorreram durante o mês de junho.
“O contexto de evolução registado em 2022, confere-nos confiança para enfrentar os desafios que antecipamos para o ano de 2023, uma vez que passamos a ter uma oferta de produto eletrificado, fundamental para o posicionamento da Alfa Romeo no mercado português”, David Correia, Brand Manager da Alfa Romeo Portugal.
A eletrificação assume-se, igualmente, como um pilar essencial para o crescimento já comprovado, com as motorizações MHEV de 130 e 160 cv, com tecnologia mild hybrid, estreadas pelo Tonale a serem responsáveis por mais de 60% das vendas da Alfa Romeo em 2022, uma vez mais, considerando apenas o segundo semestre, após o lançamento do seu novo SUV.
O foco no cliente e na sua satisfação sempre esteve entre as prioridades da Alfa Romeo e os resultados falam por si: 98% dos clientes avaliaram de forma extremamente positiva o serviço prestado nos concessionários oficiais da marca ao adquirirem o seu novo Alfa Romeo. Também no serviço pós-venda o feedback foi muito motivador, com 88,2% dos inquiridos a manifestarem a sua satisfação por uma experiência muito positiva ao efetuarem intervenções de reparação e/ou manutenção nos seus automóveis.
Tonale Plug-In Hybrid Q4: potência e eficiência eletrificadas reforçam gama
O processo de metamorfose da Alfa Romeo, assente no lançamento do bem-sucedido Tonale, prossegue com a introdução da motorização Plug-In Hybrid Q4, a versão mais potente e eficiente do novo SUV da marca que tem chegada prevista ao mercado ainda no primeiro trimestre de 2023.
Uma expressão de eficiência emocional e o primeiro passo para a condução desportiva do futuro, o novo Tonale Plug-In Hybrid Q4 simboliza na perfeição os valores que continuam a apaixonar os fãs da Alfa Romeo em todo o mundo, desde a beleza intemporal das suas linhas à potência do seu motor eletrificado, passando ainda pelas capacidades dinâmicas referenciais que sempre definiram a condução de qualquer Alfa Romeo.
O novo Tonale Plug-In Hybrid Q4 vai ainda mais além, adicionando à muita emoção inerente ao seu carácter uma forte vertente racional, assente na eficiência do seu propulsor híbrido que lhe permite assumir-se como o Alfa Romeo mais eficiente de sempre, com apenas 26 gr/km de emissões de CO2 e uma autonomia em modo puramente elétrico que pode chegar aos 80 quilómetros em ciclo urbano. Os 280 cavalos e a tração integral Q4 são garantia da melhor agilidade, bem como de uma superior motricidade em quaisquer condições.
O Alfa Romeo Tonale Plug-In Hybrid Q4 já pode ser encomendado na exclusiva versão EDIZIONE SPECIALE com uma vasta gama de funcionalidades tecnológicas e com a desportividade que é imagem de marca Alfa Romeo, bem como no nível de acabamento VELOCE para se atingir o topo em termos de performance e emoção. Posteriormente, os clientes poderão encomendá-lo na versão Ti para um carácter mais elegante e distinto.
Giulia e Stelvio renovam-se para 2023
Os Alfa Romeo Giulia e Stelvio entram em 2023 com novos argumentos que visam reforçar a sua posição no segmento D, evoluindo em estilo e tecnologia, mas mantendo intacto o seu carácter desportivo e emocional que tão bem exprime o ADN da marca.
A secção dianteira destaca-se pelo novo visual graças aos seus sofisticados faróis Full-LED Adaptive Matrix e à nova grelha "Trilobo" da marca, que proporciona uma forte sensação de família com o modelo Tonale.
O reforço tecnológico está bem patente no novo painel de instrumentos completamente digital com o histórico design "telescópico" e ambos os modelos recebem, igualmente, a tecnologia "NFT" ("Non-Fungible-Token"), estreada pelo Tonale e que se baseia no conceito do "blockchain card": um registo digital e não modificável encriptado onde, em cada veículo, são registadas as suas principais informações.
O comportamento dinâmico da berlina Giulia e do SUV Stelvio continuam a destacar-se como referências nos seus respetivos segmentos de mercado, a mais pura expressão do que é conduzir um Alfa Romeo, aqui possibilitado por uma perfeita distribuição de peso, agilidade e leveza best-in-class, bem como por uma direção de extrema precisão.
De forma a facilitar a experiência do cliente, a gama foi reorganizada para coincidir com a do novo Tonale e distribui-se agora pelos seguintes níveis de equipamento: Super, Sprint, Ti e Veloce. Quatro acabamentos distintos, quatro nomes enraizados na tradição Alfa Romeo. Novidade é, também, a estreia da série especial “Competizione” em ambas as gamas, uma versão topo de gama que se apresenta com a nova e exclusiva cor cinza mate Moon Light.