A temporada da marca do Escorpião na Fórmula 4 inicia-se com um triplo compromisso. Para começar e neste mesmo fim de semana, serão três as séries internacionais que levam a Abarth para o lado dos jovens talentos do futuro em Itália, Reino Unido e Brasil, enquanto se aguarda o arranque da série espanhola, no próximo dia 7 de maio.
A décima temporada do Campeonato Italiano de F4 começará em Ímola, alcançando, uma vez mais, números recordes, com cerca de 40 monolugares em pista logo desde a primeira ronda. Sempre ao lado da série italiana promovida pela ACI Sport, os motores Abarth viram talentos que são hoje Campeões na Fórmula 1 evoluir nas pistas da série italiana: de Lando Norris a Zhou Guanyu ou Lance Stroll. Entre confirmações e novas entradas, a Fórmula 4 italiana continua a ser a categoria principal no cenário internacional da F4, sendo que, após esta estreia em Imola, a série continuará esta sua temporada de dez anos pelos circuitos de Misano, Spa-Francorchamps, Monza, Paul Ricard, Mugello e Vallelunga.
São também grandes as expectativas para o início da nona temporada do Campeonato Britânico de F4, no circuito de Donington. Depois da coroação de Alex Dunne, no primeiro ano em que a série britânica foi alimentada pelo motor Abarth T-Jet 1.4 de 180 cv, serão 20 os pilotos que vão tentar suceder ao irlandês no conjunto das 30 corridas que se dividem ao longo de 10 rondas, pelos circuitos de Donington, Brands Hatch, Snetterton, Thruxton, Oulton Park, Silverstone, Croft e Knockhill, regressando-se, no final da temporada, aos circuitos de Donington e de Brands Hatch.
Será, por outro lado, a segunda edição do Campeonato Brasileiro de F4, série que em 2023 terá o privilégio de acompanhar o Grande Prémio de Fórmula 1, no dia 5 de novembro, em São Paulo. É justamente o circuito de Interlagos que irá receber as duas primeiras rondas, antes dos eventos de Velocittà e Goiânia, em agosto. A temporada termina em novembro com a terceira rodada em Interlagos e a grande final em Brasília.
Quanto ao Campeonato Espanhol de F4, este só começará em maio no circuito de Spa-Francorchamps. Entre os pilotos mais aguardados da série ibérica está Fernando Barrichello, filho do ex-piloto de F1 Rubens Barrichello, ele que provou há um ano, na categoria brasileira, que pode competir com os melhores. Também em 2023, a série espanhola contará com mais de 30 Tatuus F4 T-021, equipados com o motor Abarth, na grelha.