O que é um chip de potência?
Um chip de potência é uma solução para aumentar a capacidade de resposta do motor. Como o próprio nome indica, melhora a potência do automóvel.
É um sistema eletrónico que permite reprogramar o motor de um veículo automóvel para atingir a potência máxima. As possibilidades são muitas e pode obter resultados diferentes ao programar a unidade de controlo, conhecida como centralina, do seu veículo, instalando um destes dispositivos.
Os dispositivos atualmente no mercado permitir-lhe-ão obter um aumento de potência entre 5 e 20%, dependendo do tipo de motor do seu carro.
Quais são as alternativas para aumentar a potência do motor?
Consiste na instalação de uma nova unidade de controlo no seu veículo, com ela poderá introduzir uma nova programação no seu carro que lhe permitirá aumentar a potência com uma nova configuração. Embora sejam mais fiáveis, não pouparão o seu motor a danos, e são muito caros, custando entre 400 e 1.000 euros.
A unidade de controlo interligada permite aumentar a potência do motor e é o método mais fácil e simples de instalar. É um sistema constituído por uma caixa, a partir da qual é montada uma série de conectores. De um lado à unidade de controlo e do outro ao sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do seu carro.
Este dispositivo permite que os dados recebidos pela unidade de controlo sejam alterados, indicando que a temperatura do propulsor é inferior à temperatura real. Isto faz com que a centralina aumente os tempos de injeção do motor e o consumo de combustível.
Problemas que resultam do aumento de potência:
Convém reforçar que os chips de potência nem sempre causam danos nos veículos automóveis. É apenas necessário estar consciente dos riscos envolvidos neste tipo de modificações.