O ano de 2021 foi extraordinário para a Opel, repleto de desafios, mas também plenamente carregado de energia. Apesar das restrições causadas pela pandemia e pela crise de semicondutores, a ofensiva de eletrificação da Opel continuou na máxima potência. As provas disto mesmo estão em espetaculares afirmações de design, como o novo Opel Astra e o bem sucedido Opel Mokka , assim como através de ‘concepts’ únicos, como o Manta GSe ElektroMOD e o novo quadriciclo elétrico Rocks-e. Os clientes Opel podem agora optar entre nove modelos eletrificados, dando alento à “Opel Greenovation”. Estes e muitos outros destaques de 2021 são apresentados no divertido vídeo “Best of Opel 2021: Simply Electric!”, que, ao longo de pouco mais de 70 segundos, oferece uma rápida passagem em revista do que representou o ano de 2021 para a Opel.
Arrojado, puro e fora do convencional: Opel Mokka e Opel Mokka-e
O Opel Mokka, o primeiro Opel com o novo ‘rosto’ da marca Opel Vizor e o Pure Panel 100% digital, é um modelo ousado, puro e simplesmente diferente de tudo o que já existira. Isto refletiu-se na campanha de lançamento sob o lema ‘Less normal. More Mokka’, seguido da estreia mundial ‘Less Normal Experience’. Pela primeira vez, um fabricante de automóveis organizou uma noite DJ de forma virtual. O novo Opel Mokka tornou-se num sucesso e o Mokka-e elétrico a bateria conquistou o troféu ‘Goldenes Lenkrad 2021’ (Volante de Ouro 2021).
Arrebatar emoções: O exclusivo Opel Manta GSe ElektroMOD
O termo ‘sucesso’ aplica-se, também, a um veterano do passado que regressou este ano em glória. O lendário Opel Manta voltou sob a forma de Manta GSe ElektroMOD (MOD significa tecnologia moderna e estilo de vida sustentável, bem como a abreviatura de ‘MODificação’). Um carro que desperta emoções e se destaca graças a detalhes surpreendentes, como o Opel Pixel Vizor.
Desde o passado verão, os adeptos e seguidores da marca também podem revisitar verdadeiros tesouros automóveis a partir de um simples clique no rato do computador, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O Opel Classic oferece, agora, visitas temáticas virtuais através de uma extensa coleção de mais de 120 anos de produção de automóveis e dos 159 anos de história da marca.
Desporto motorizado zero emissões: Opel Corsa-e Rally e ADAC Opel e-Rally Cup
Uma nova forma emocionante de desporto motorizado, sem emissões, foi possível graças à versão de ralis do Corsa, o ‘best-seller’ utilitário da Opel. O Opel Corsa-e Rally marcou a sua estreia na temporada da ADAC Opel e-Rally Cup, a primeira taça do mundo para carros de ralis elétricos a bateria.
Confiante, eletrificado, eficiente: o novo Opel Astra afirma-se
A 1 de setembro, a Opel foi notícia de primeira página com uma dupla estreia. Uwe Hochgeschurtz fez a sua primeira aparição como novo CEO da Opel e apresentou, no seu primeiro dia de trabalho, o novíssimo Opel Astra ‘hatchback’. A mais recente geração deste modelo compacto campeão de vendas, apresenta um ‘design’ elegante e moderno, apresentando-se repleto de tecnologias inovadoras. Pela primeira vez, o Astra tem também versões eletrificadas, sob a forma de híbrido ‘plug-in’, logo no lançamento e, em 2023, na versão elétrica a bateria Astra-e.
Fiel ao lema “detox to the max”, a equipa de desenvolvimento do Astra – metade da qual constituída por mulheres, refira-se – criou uma verdadeira obra-prima de ‘design’. O novo Opel Astra introduz no segmento compacto a mais recente evolução dos faróis adaptativos Intelli-Lux LED® Pixel Light. Também no interior, o progresso e a inovação são enormes. Com o Pure Panel totalmente digital, com dois grandes ecrãs de 10 polegadas, os instrumentos analógicos passam a ser algo do passado.
Também o novo Opel Grandland adota a arrojada e genuína filosofia de ‘design’ da marca. Para além dos motores de combustão, o SUV topo de gama está disponível em duas versões com motorização híbrida ‘plug-in’, contando também com o Opel Vizor e um ‘cockpit’ totalmente digital, bem como diversas tecnologias avançadas. As inovações vão dos faróis Intelli-Lux LED® Pixel Light e do sistema Night Vision à tração integral elétrica (quatro rodas motrizes). Outra importante adição este ano introduzida na gama Opel de modelos elétricos a bateria foi o the Opel Combo-e Life, que se junta ao seu ‘irmão’ mais velho, o MPV (Multi-Purpose Vehicle) Opel Zafira-e Life 100% elétrico.
‘Greenovation’ inteligente: o trio de VCL 100% elétricos da Opel
Com o Opel Combo-e , o Opel Vivaro-e – eleito ‘ Internacional Van of The Year 2021’ – e o novo Opel Movano-e, os clientes de VCL (Veículos Comerciais Ligeiros) podem agora beneficiar da “Greenovation” da marca e optar por uma versão elétrica a bateria de qualquer modelo comercial ligeiro da Opel. Destaque ainda para o inovador furgão Opel a pilha de combustível de hidrogénio, que fez também a sua estreia. O Opel Vivaro-e HYDROGEN necessita apenas de três minutos para reabastecer de hidrogénio, aproximadamente o mesmo tempo necessário para abastecer um automóvel convencional com gasóleo ou gasolina. A autonomia é superior a 400 quilómetros (WLTP 1).
Versão de acesso: novo Opel Rocks-e oferece aos jovens mobilidade zero emissões
Já na reta final do presente ano, a Opel apresentou outra proposta 100% elétrica para uma mobilidade urbana sem emissões. O novo SUM (Sustainable Urban Mobility) Opel Rocks-e é um quadriciclo elétrico a bateria, estando ao alcance de praticamente todos os condutores. Na Alemanha, o Rocks-e pode ser conduzido por jovens a partir dos 15 anos de idade, detentores da carta de condução AM2.
A Opel entrará no próximo ano em modo igualmente elétrico, quando o novo Opel Astra Sports Tourer fizer a sua estreia como híbrido ‘plug-in’. Toda a linha de modelos Opel estará eletrificada até 2024, e a partir de 2028 a Opel oferecerá exclusivamente veículos elétricos a bateria no mercado europeu.
Saiba mais num dos Concessionários Opel do Grupo:
Auto-Industrial Coimbra;
Auto-Industrial Figueira-da-Foz;
Auto-Industrial Leiria;
Auto-Industrial Lisboa;
Auto-Industrial Porto
[1]Autonomia determinada de acordo com a metodologia de teste WLTP (R (EC) Nº 715/2007, R (EU) Nº 2017/1151).
[2]Aplica-se a veículos motorizados ligeiros de quatro rodas, com uma potência nominal contínua/utilizada não superior a 6 kW, com não mais de dois lugares e uma velocidade máxima não superior a 45 km/h.