Novidades

Com o cruise control, poupa ou gasta mais combustível?

10/08/2021 | Automóvel

Temos de reconhecer que o cruise control é uma mais-valia numa viagem longa. Mas será que quando o usa gasta mais, ou menos combustível? A resposta pode ser sim ou não, dependendo dos casos.

 Em primeiro lugar, é importante conseguir perceber o que é o cruise control, como funciona e em que situações este sistema pode ajudá-lo a poupar combustível, ou o faz gastar mais combustível.

 

O que é o Cruise Control?

Este é um sistema que permite manter com precisão uma velocidade predefinida pelo condutor, sem necessidade de intervenção. Permite acelerar automaticamente ou desacelerar quando necessário.

 O cruise control é ativado através de botões que se encontram no volante do automóvel. Utilizando os controlos é possível alterar a velocidade lentamente e mantê-la constante. Se o condutor travar o automóvel, o sistema é desativado.

 Este sistema revela-se bastante útil quando temos a necessidade de cumprir um limite de velocidade. Ao controlarmos a velocidade, o condutor tem uma condução mais descontraída, diminuindo a tensão das longas viagens. Contudo, é imprescindível que o condutor mantenha a atenção necessária para evitar todos os perigos que surgirem.

 Gasta mais combustível?

 Respondendo à questão pela qual trouxe o leitor a este artigo, o cruise control permite sim, poupar combustível em determinadas situações, estando uma delas relacionadas ao controlo da velocidade. O condutor tem uma condução mais constante, evitando travagens e desacelerações mais bruscas.

 No entanto, em situações de terreno mais elevado, o cruise control faz aumentar o consumo de combustível. Porquê? Como vimos a cima, este sistema faz com que o automóvel se mantenha à velocidade estipulada pelo condutor, ou seja, quando surgem subidas no seu percurso, o motor começa a entrar em maior esforço, gastando por isso mais combustível.

 O cruise control, em terreno plano, pode permitir maior eficiência na condução, mas é nas subidas que as suas vantagens se tornam invisíveis. Para poder usufruir do sistema da melhor forma, utilize o cruise controlo em circuito plano e desligue-o quando se aproxima de uma subida, devendo o condutor fazer uma leitura do percurso que irá tomar.


Para qualquer esclarecimento ou marcação de serviços, clique aqui, que nós tratamos de tudo!

AutoGlobal – a Oficina Multimarca da Grupo Auto-Industrial em Coimbra e Leiria.

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa