Novidades

Como passar na Inspeção Automóvel com sucesso?

20/04/2021 | Automóvel

Todos sabemos que, dependendo da idade do automóvel, é obrigatório fazer a inspeção periódica. Este exame é realizado num centro oficial por um profissional autorizado, com o intuito de garantir que o seu veículo cumpre os requisitos mínimos legais para uma condução segura, minimizando o risco de acidentes por qualquer falha técnica.

Quando fazer a Inspeção?

No caso dos automóveis ligeiros de passageiros, a primeira inspeção periódica deverá ser marcada quatro anos após a data da primeira matrícula e em seguida deverá ser feita a cada dois anos, até perfazerem os oito anos. Após esse período, a inspeção deverá ser marcada anualmente.

Documentos a não esquecer!


Antes de realizar a Inspeção Periódica não se esqueça de levar consigo o Livrete e Título de Registo de Propriedade ou Documento Único Automóvel (DUA) e a ficha da última inspeção.

Se o seu veículo reprovar na inspeção, tem cerca de 30 dias para corrigir as anomalias e voltar ao centro de inspeções para repetir o exame.


Para garantir que a sua viatura passe com sucesso, damos-lhe alguns conselhos que o vão ajudar na hora de passar na inspeção.

Verifique regularmente os níveis (de óleo, o líquido de refrigeração…) e não se esqueça de trocar os filtros (filtro do ar, filtro do óleo, filtro de combustível…)

Confirme se os espelhos retrovisores e as escovas limpas vidros estão em bom estado, bem como o nível do líquido do limpa para-brisa e se os esguichos projetam o jato de água na direção correta. Não se esqueça também de verificar se o vidro dianteiro não está muito danificado ou se tem algumas fendas, estes elementos que podem causar a reprovação.

— Não são elementos que temos por hábito usar, mas os coletes refletores e o triângulo também fazem parte dos itens importantes a não esquecer. Ambos os elementos têm de estar em bom estado e num local de fácil acesso.

- Relativamente aos pneus, existem alguns aspetos que pode verificar para evitar uma dolorosa reprovação. Em primeiro lugar, devemos confirmar que em cada eixo tem pneus iguais, isto é, marca e modelo. Em seguida, verifique se ainda têm o relevo legal de, no mínimo, 1,6 mm. Caso tenha dúvidas em como medir, basta utilizar uma moeda de um euro e se o relevo for inferior ao rebordo dourado da moeda, é sinal de que tem de trocar pneus antes de ir com o carro à inspeção.

- É importante que os travões funcionem corretamente. Verifique se o travão de estacionamento consegue travar o veículo numa colina íngreme e se o pedal de travão para o carro sem qualquer vibração.

— Preste atenção a outros fatores como o alinhamento das luzes.

— Por fim, e não menos importante, certifique-se que antes de ir à inspeção o seu carro está lavado, incluindo o motor. A acumulação de óleo e sujidade pode impedir ou prejudicar as observações necessárias à sua inspeção, podendo ser reprovado ou mesmo apresentar uma fuga de óleo.

Se verificar estes elementos antes de se dirigir à Inspeção Periódica Obrigatória, dificilmente arriscará receber a folha vermelha.

 

Para qualquer esclarecimento ou marcação de serviços, clique aqui, que nós tratamos de tudo!

AutoGlobal – a Oficina Multimarca da Grupo Auto-Industrial em Coimbra e Leiria.

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa