Novidades

Conduzir na reserva

05/06/2023 | Automóvel

A sua carteira não será a única a sofrer se conduzir constantemente em reserva: o seu carro também irá sofrer. Se pensou que, como no mundo das corridas, transportar menos combustível irá tornar o carro mais leve e, portanto, consumir menos… está enganado. Isto porque, quanto mais vazio for o depósito, mais facilmente o combustível se evaporará. Mas existem pontos a ter em conta.

Os carros mais antigos tinham tanques metálicos que enferrujariam rapidamente se as suas paredes interiores secassem, pelo que era aconselhável mantê-los húmidos com bastante gasolina durante a condução. Caso contrário, a ferrugem poderia libertar resíduos que poderiam entrar no circuito de combustível e danificar o sistema de propulsão.

Atualmente, os tanques são feitos de um plástico especial reforçado que não danifica nem enferruja. Nesse sentido, as únicas impurezas que podem afetar o motor vêm do próprio combustível, que é muito mais refinado e purificado do que no passado.

É por isso que os carros recentes não têm de se preocupar tanto com a chegada à reserva, embora a pouca sujidade que possa estar presente seja mais concentrada quanto menos combustível houver no depósito. Além disso, a pouca sujidade que existe no depósito tem de passar pelos filtros de qualquer sistema de combustível moderno.

Apesar deste “otimismo” existem então ressalvas a ter em conta no tipo de combustível.

Conduzir na reserva, para motores a gasolina, pode criar impurezas no tanque que irão danificar os injetores ou a bomba. Implica ainda um maior esforço e, consequentemente, a aspiração não será feita corretamente, criando bolhas no circuito. Isto empobrecerá a mistura ar-combustível, o circuito do motor ficará muito quente e o sistema de arrefecimento pode sair danificado.

No caso do gasóleo, o ar poderá entrar no circuito do motor e o sistema de injeção não conseguirá restabelecer a pressão normal de arranque… e ficaremos “apeados”. Se isto acontecer num modelo a gasolina, as consequências não serão tão graves, embora tanto o motor como o seu circuito sofram e possa ser mais difícil ligar o carro do que o normal.

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

1943_800x600.webp

Venha testar a nova Maxus T90 EV na CAM Porto e Rio Tinto

22/04/2024
1941_BANNER-site-grupo.webp

RENAULT E-TECH DAYS

19/04/2024
1937_campanha_800x600.webp

Mitsubishi Space Star desde 139€*/mês

15/04/2024
1931_800x600.webp

Recarregamento de Gás para o Ar Condicionado do teu Opel

11/04/2024
1932_800x600.webp

Muda o óleo do teu Opel na Auto-Industrial

11/04/2024
1933_800x600.webp

Mantém-te Seguro: Mudança de Pneus Opel com a Auto-Industrial

11/04/2024
1934_800x600.webp

Revisão Anual Opel é na Auto-Industrial

11/04/2024
1930_site-grupo-800x600.webp

OPEL ENERGY ELECTRIC DAYS | Auto-industrial

10/04/2024
1928_home-roadshow-vans-eletricos-grupo-auto-industrial.webp

Venha testar a Gama Elétrica Mercedes-Benz Vans

09/04/2024
1887_post-800x600-imagem_noticia.webp

Oportunidade Única: Mustang Mach-E por 57.990€

05/04/2024
1921_grupo-800x600.webp

Sensores de Estacionamento Opel

02/04/2024
1923_grupo-800x600.webp

Desconto em peças sazonais de desgaste Opel

02/04/2024

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa