Novidades

Conheça as vantagens dos carros elétricos

18/08/2021

Existem vários fatores que fazem dos carros elétricos a melhor opção, quando pensa em comprar carro. Entre os quais a redução de custos nas deslocações e sustentabilidade ambiental. Explicaremos neste artigo, quais as principais vantagens dos carros elétricos.

Baixo custo de carregamento

Esta é a grande vantagem quando compra um carro elétrico. O custo do combustível, gasolina ou gasóleo, é muito mais elevado comparado ao custo do carregamento do elétrico. Ou seja, falando em números, quando compra um carro elétrico, consegue poupar três vezes mais, do que se optasse por um carro de combustível.

Apesar de o tempo de carregamento de um carro elétrico ser superior ao tempo que demora a abastecer um automóvel a combustão, os carros elétricos já têm uma excelente autonomia, que responde às necessidades diárias dos condutores.

Incentivos do Estado

A mobilidade elétrica usufrui de alguns incentivos por parte do Estado português, para incentivar a transição dos veículos a combustão, para carros elétricos devido às baixas emissões destes veículos.

Uma das medidas a destacar, é o incentivo monetário de 3.000 € para a aquisição de um ligeiro de passageiros 100% elétrico, para pessoas particulares. As verbas disponíveis são para empresas e particulares, ambas com o mesmo montante monetário. Contudo, os particulares apenas podem pedir financiamento para um veículo, enquanto as pessoas coletivas podem pedir financiamento para dois ligeiros de mercadorias 100% elétrico.

Se comprar um carro elétrico, terá também a isenção de impostos sobre veículos (ISV), pago apenas no ato da compra, e do imposto único de circulação (IUC), que é pago anualmente.

Com todas as penalizações impostas nos automóveis a combustão, relacionado com as emissões de gases poluentes, a opção de comprar um carro elétrico é uma excelente opção se quiser evitar todas essas despesas extra.

Custo de manutenção baixo

Com um carro elétrico não poupa só no combustível, mas também sentirá diferenças na manutenção do veículo. Ao contrário dos automóveis a combustível que têm vários componentes que acabam por ter um desgaste rápido, nos carros elétricos não acontece o mesmo. Ou seja, os carros a combustão necessitam ter o filtro de combustível, óleo de motor, filtro de óleo, correias de distribuição, velas, entre outros elementos que, não são necessários nos carros elétricos, logo, o desgaste é muito inferior.

O mesmo acontece com todo o sistema de travagem. Nos carros elétricos, a travagem é regenerativa, ou seja, não só recupera a maior parte da energia para recarregar as baterias, como também proporciona uma redução no desgaste do sistema de travagem.

Bateria

A grande questão que coloca muitos condutores em dúvida se compram carro elétrico ou não, é as baterias.

Em todos os carros elétricos, há um componente essencial ao seu funcionamento: a bateria.

As baterias dos carros elétricos estão, por norma, cobertas por garantias de 8 anos ou 160.000 km, e estima-se que a sua vida útil seja de 10 anos. Existem também outros componentes de alta voltagem, mas também contam com 7 anos de garantia. Se surgir qualquer problema, terá sempre uma forma de contornar os custos e não terá de se preocupar com essa questão durante algum tempo.

O que muita gente não sabe, é que é possível substituir alguns elementos da bateria. É possível o condutor ir fazendo uma manutenção à bateria e assim evitar despesas de maiores custos.

Após a leitura deste artigo, podemos ver que sim, de facto, os carros elétricos são um excelente investimento, principalmente, se pensar a longo prazo. No início, o investimento pode ser um pouco maior, no entanto, as vantagens são muito mais relevantes do que se comprasse um carro a combustão. Desde os benefícios ambientais, como também os incentivos ficais, o custo no abastecimento e a durabilidade de todos os componentes.

Na AutoUsados pode encontrar o carro elétrico que procurava e poder usufruir de todas as suas vantagens! 

Faça aqui a sua escolha!

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa