O carro híbrido é um dos principais protagonistas do mercado atualmente. A eletrificação da indústria automóvel é de facto presente no nosso meio, contudo se ainda não pretende optar por um modelo 100% elétrico, tem a opção do híbrido.
Os modelos híbridos podem considerados um passo intermédio, oferencendo-lhe o melhor de um motor térmico e ao mesmo tempo podem ser alimentados por baterias. Agora, qual pode ser a sua escolha? É simples!
PHEV: O Híbrido Plug-In
O carro híbrido plug-in, também designado por PHEV, tem um motor elétrico que fornece apoio ao motor térmico, podendo a bateria ser recarregada ligando o veículo a um fonte energética. Nestes modelos a bateria é maior, permitindo que se faça um maior número de quilómetros em modo elétrico.
Se vive no centro de um cidade com restrições à circulação e o uso do veículo será feito, principalmente, em contexto urbano, o PHEV é a escolha certa para si. O custo extra inicial será compensado pouco a pouco com a utilização do automóvel, uma vez que é possível realizar viagens diárias só com o motor elétrico e esta "alimentação" é mais barata do que a de uma propulsão térmica.
MHEV: O Carro Híbrido Suave
O carro híbrido MHEV, ou híbrido suave, tem um gerador elétrico cuja missão é reduzir as exigências do motor térmico. Neste caso, o gerador elétrico não é capaz de fazer mover o veículo por si só, mas é responsável por fornecer um pouco mais de potência e binário, fazendo funcionar alguns sistemas (permitindo que o motor princiapal funcione mais suavemente) e, acima de tudo, reduzindo o consumo e as emissões.
Se pretende um automóvel híbrido suave deve ter em consideração que, embora sejam uma excelente escolha para o uso urbano, na verdade são uma compra mais lógica do que as outras opções existentes, essencialmente para quem necessita de fazer muitos quilómetros na estrada. A poupança de combustível dos modelos MHEV é notável, sobretudo quando comparados a modelos semelhantes com apenas um motor de combustão e a fatura a pagar no momento da compra é muito semelhante a estes, além de ser mais barato do que as outras duas opções.
HEV: O Híbrido Elétrico
O carro híbrido elétrico é o ponto intermédio entre as duas opções anteriores. O HEV tem um motor alimentado por baterias de menor capacidade do que no caso de um híbrido plug-in, mas o motor do HEV também é capaz de mover o veículo por si só durante um curto período de tempo. Graças a esta situação e às melhores interações com a parte térmica, quando comparado com o MHEV, a poupança de combustível e de emissões é maior do que na opção MHEV. A bateria dos veículos HEV é recarregada em movimento através do sistema de travagem regenerativa, não tendo a opção de ligar o carro a uma fonte de energia como acontece com os PHEVs.
Este modelo pode ser uma boa escolha para si, principalmente se a utilização urbana do veículo for elevada, mas não alcançar os extremos do modelo PHEV. A poupança de combustível em contexto urbano ainda será interessante e o custo inicial será mais baixo.
Venha conhecer as nossas instalações na C.A.M. Cascais, Lisboa, Porto e Matosinhos, iremos esclarecer todas as suas dúvidas.