2022 foi um ano eletrizante para a Opel em todos os aspetos: ao longo de 160 anos, a marca com o Blitz tem vindo a tornar as inovações acessíveis a um vasto público. Este foi também o caso no ano deste aniversário. Desde logo, com o novo Opel Astra, modelo que celebrou a sua estreia nos concessionários na primavera e que tem convencido tanto os especialistas como os clientes desde então. Outros bestsellers do ano são o Opel Mokka, o veículo elétrico mais vendido no seu segmento no outono, e o Opel Corsa, que celebrou o seu 40º aniversário este ano. Na sua versão de competição Corsa-e Rally, elétrico a bateria, voltou a celebrar uma campanha de sucesso na ADAC Opel e-Rally Cup, a primeira taça de ralis monomarca com veículos elétricos a nível mundial. No futuro, a Opel irá também oferecer uma experiência de condução no quotidiano ainda mais dinâmica com os modelos GSe, a sub-marca recentemente introduzida. Ao mesmo tempo, a Opel está constantemente a promover inovações para uma mobilidade sustentável também nos seus veículos comerciais: por exemplo, o primeiro Opel Vivaro-e HYDROGEN, com propulsão a pilha de combustível de hidrogénio, já está a ser utilizado por clientes. Atualmente, a Opel já tem 12 modelos eletrificados na sua gama. Estes e outros destaques são exibidos no eletrizante vídeo “Opel Highlights 2022”.
"2022 foi um ano excecional para a Opel", disse Florian Huettl, CEO da Opel. "Com o lançamento do novo Astra, eletrificado pela primeira vez, estamos a entrar numa nova era. Os nossos modelos Corsa e Mokka - que também são elétricos - mostram do que são feitos os verdadeiros bestsellers do segmento de automóveis pequenos e dos SUV sub-compactos. Estamos constantemente a desenvolver a nossa ofensiva de eletrificação, entre outros, com o furgão Vivaro-e HYDROGEN com pilha de combustível a hidrogénio. A este respeito, 2022 foi também um ano em que continuámos a impulsionar o desenvolvimento no sentido de nos tornarmos uma marca totalmente elétrica na Europa".
Uma história de sucesso: 160 anos da Opel, 40 anos do Opel Corsa e 30 anos da Opel em Eisenach
Em 2022, a Opel celebrou um aniversário muito especial: Há 160 anos, Adam Opel lançou a pedra basilar em Rüsselsheim para uma empresa que se desenvolveu desde um produtor de máquinas de costura ao maior fabricante mundial de bicicletas e, posteriormente, até uma marca automóvel de importância internacional que torna sempre acessíveis, a uma vasta gama de compradores, muitas tecnologias normalmente associadas a classes de veículos superiores. Ao mesmo tempo, 160 anos de história da Opel mostram que os responsáveis sempre pensaram "fora da caixa" e surpreenderam os clientes com soluções extraordinárias.
Além disso, um dos maiores bestsellers celebrou o seu 40º aniversário: o Opel Corsa revolucionou a classe dos automóveis pequenos na sua estreia em 1982 e ainda hoje goza de grande popularidade entre os clientes, através daquela que é agora a sexta geração. O Corsa atual é um dos automóveis pequenos mais populares de sempre. O Opel Corsa-e, elétrico alimentado a bateria, também ganhou o troféu "Volante de Ouro 2020"[1] ("Goldenes Lenkrad 2020", no original) e tem sido bem-sucedido no desporto automóvel como um veículo de ralis sem emissões locais. A Opel celebrou este aniversário ao lançar a edição limitada "Opel Corsa 40", versão que combina tecnologia moderna, com inúmeros elementos que fazem a ligação à primeira geração do Corsa.
Por outro lado, Eisenach também celebrou um aniversário: Há 30 anos que os modelos Opel saem da linha de produção na fábrica da Turíngia, situada no centro da Alemanha. Três décadas que moldaram toda a região e durante as quais as ultramodernas instalações foram sendo renovadas de modo que veículos preparados para o futuro - como o Opel Grandland, também disponível como um híbrido plug-in - sejam hoje ali produzidos.
O novo Opel Astra: Da sua estreia em concessionários até à conquista do "Volante de Ouro 2022"
2022 ficou também marcado pelo novo Opel Astra. Em Junho, a sexta geração celebrou a sua estreia nos concessionários da marca em Portugal. Completamente novo, equipado com tecnologias inovadoras, tais como o cockpit Pure Panel totalmente digital ou a iluminação adaptativa Intelli-Lux LED® Pixel Light sem encadeamento, com o seu design puro e arrojado, incluindo a nova identidade da marca, o Opel Vizor e estando igualmente disponível, pela primeira vez, como híbrido plug-in.
Os leitores e o júri especializado da AUTO BILD e da BILD am SONNTAG concordam que a Opel está a entrar numa nova era com o Astra. Atribuíram ao Astra e ao Astra Sports Tourer o "Volante de Ouro 2022" no outono. A mais recente geração do modelo mais vendido superou uma forte concorrência para conquistar um dos prémios mais prestigiados da indústria automóvel como o "Melhor Automóvel até 50.000 euros"[2].
Ao mesmo tempo, um "Óscar dos Automóveis" foi assim entregue em Rüsselsheim pela terceira vez consecutiva. Em 2020, o Opel Corsa-e1 ganhou o cobiçado prémio e no ano passado foi o Opel Mokka-e[3] que recebeu essa honra. Este último tornou-se um bestseller com o seu design, tecnologia e aptidão para o uso diário. Em outubro e novembro, foi o automóvel 100% elétrico mais vendido no segmento B-SUV na Alemanha. Em novembro, nada menos do que 65% de todos os clientes Mokka optaram pela variante elétrica a bateria, sem emissões locais.
Dinâmica, inspiradora e eletrificada: A nova sub-marca GSe
Também no outono, a Opel anunciou: A sigla "GSe" regressa com um novo e moderno visual. A abreviatura outrora usada para "Grand Sport injection", torna-se agora a nova sub-marca desportiva da Opel e significa "Grand Sport electric". Os modelos Opel GSe combinam uma excelente dinâmica de condução com uma eletrificação inovadora e estarão, no futuro, no topo da respetiva série de modelos. Os híbridos plug-in Opel Grandland GSe (consumo de combustível WLTP[4]: 1,3 l/100 km, emissões de CO2 31-29 g/km; ambos combinados, ponderados, valores preliminares), bem como o Astra GSe e o Astra Sports Tourer GSe (consumo de combustível WLTP4: 1,2-1,1 l/100 km, emissões de CO2 26-25 g/km; ambos combinados, valores preliminares) estarão disponíveis em breve.
A Opel eletrifica os desportos motorizados: Um desempenho impressionante em 2022
A Opel também eletrificou, literalmente, os ralis internacionais na época de 2022. Laurent Pellier e o Opel Corsa Rally4 dominaram o Campeonato da Europa Junior de Ralis (JERC), conquistando o quinto título Europeu de Juniores para a Opel. Ao mesmo tempo, a ADAC Opel e-Rally Cup estabeleceu-se como a primeira copa de ralis monomarca com automóveis elétricos a nível mundial e continuou a sua ascensão. Em ralis tão exigentes como variados, as equipas lutaram por pontos e troféus no Opel Corsa-e Rally. Desta forma, os organizadores mostraram como os "ralis elétricos" podem inspirar o desporto. No próximo ano, a taça entrará na sua terceira temporada!
Do Opel Rocks-e ao Opel Vivaro-e HYDROGEN: Ofensiva elétrica em pleno andamento
Mesmo com os modelos mais pequenos e maiores no portfólio da Opel, o fabricante está a acelerar o ritmo em termos de eletrificação. O Opel Rocks-e[5], por exemplo, leva a mobilidade aos jovens a partir dos 15 anos[6] na Alemanha e proporciona uma lufada de ar fresco ao segmento dos veículos ligeiros sob a forma de um veículo elétrico inovador para dois passageiros. No outro extremo, os primeiros clientes já estão também ao volante do Opel Vivaro-e HYDROGEN desde este ano. O pioneiro veículo de transporte de mercadorias com pilha de combustível a hidrogénio mostra como a mobilidade elétrica pode ser versátil no setor comercial. É a solução ideal para clientes de frotas que querem percorrer longas distâncias sem emissões locais e que precisam de reabastecer rapidamente. Quando totalmente abastecido, pode percorrer até 400 quilómetros (de acordo com o ciclo WLTP). O reabastecimento com hidrogénio demora apenas três minutos.
No geral, a Opel tirou o máximo partido de 2022, dando mais uma vez enormes passos no sentido de se tornar uma marca totalmente elétrica na Europa até 2028. Este é exatamente o caminho que a marca continuará a percorrer durante o próximo ano, com modelos como o Astra Electric, o primeiro totalmente elétrico, e com muitas outras inovações.