Facilidade de utilização confirmados
O emblemático, Renault 5 original, marcou a sua época, ao ajudar milhões de famílias a ultrapassar mudanças radicais, como os choques petrolíferos, a evolução dos estilos de vida e a necessidade de um segundo automóvel. O "R5" soube responder a estes desafios com a sua versatilidade, a sua frugalidade e um “je-ne-sais-quoi” que o levou ao estrelato pop.
Teria sido inútil relançar o Renault 5 sem reavivar a sua herança: sem oferecer uma resposta audaciosa, ao alcance da maioria das pessoas, às questões sociais e ambientais atuais. E sem fazer tudo o que é preciso para lá chegar.
Com o seu design arrebatador, a sua experiência de condução inspiradora, as suas tecnologias elétricas e digitais fáceis e apaixonantes e o seu sistema de produção circular, local e responsável, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico tem tudo o que é necessário para ser o novo modelo do automóvel urbano da transição energética.
A história do renascimento do Renault 5 é bem conhecida: começou com uma paixão instantânea por uma maquete cor de laranja e uma engenharia inversa - o design estava praticamente gravado na “pedra”, pelo que a plataforma elétrica de elevado rendimento teve de ser construída para o adaptar. O desenvolvimento do modelo de produção, mantendo intacta a magia do automóvel de exposição, em três anos em vez dos habituais quatro, constituiu um desafio industrial considerável. E tudo isto aconteceu quando o Grupo Renault estava a passar pela maior transformação da sua história: o seu plano estratégico Renaulution - que implicava, por exemplo, a criação da Mobilize e da Ampere e o lançamento da marca Renault na sua viragem elétrica. Foi isto que se passou nos bastidores. Eis o que se vai passar agora no palco!
O palco é o lugar do Renault 5 E-Tech 100% elétrico. É um automóvel de classe, repleto de tecnologias elétricas e digitais, pronto para se tornar o automóvel citadino, que mostra o caminho à medida que a indústria automóvel europeia gravita em torno dos grupos propulsores elétricos e desempenha um papel no ecossistema energético, a um competitivo preço de entrada de 25.000 euros.
O primeiro trunfo que contribui para o carácter excecional do Renault 5 E-Tech 100% elétrico é, sem dúvida, o seu design apaixonante. Este capta a atenção daqueles que reconhecem os traços icónicos do modelo original que conheceram, bem como dos mais jovens, que são atraídos pela sua modernidade e elementos de personalização. Para além do design, teria sido inútil “reiniciar” o Renault 5 sem trazer de volta a sua originalidade, o seu estatuto de ícone pop e a sua aura popular, que se repercutiam nas preocupações do seu tempo. O Renault 5 E-Tech 100% elétrico foi concebido para poupar dinheiro, sobretudo em estrada, ser divertido de conduzir e facilitar a vida quotidiana. Oferece experiências de condução, experiências de vida a bordo e um estilo de vida elétrico sem precedentes, integrando tecnologias inovadoras no seu segmento, como o sistema integrado OpenR Link com Google integrado, o avatar Reno, V2G, função Plug & Charge, entre outras. Para além disso, coloca grande ênfase no conforto e na segurança do condutor e dos passageiros. Os seus pontos fortes provêm da nova plataforma AmpR Small, a nova plataforma Ampere dedicada aos automóveis elétricos do segmento B. O Renault 5 E-Tech 100% elétrico pode também exibir o seu lado "pop" no comportamento em estrada, oferecendo uma experiência de condução emocionante, sem precedentes para um "pequeno" automóvel elétrico. E, naturalmente, é fabricado em França.
Porque também teria sido inútil “reiniciar” o Renault 5 sem o fabricar em França ou sem o conceber de forma mais sustentável. A Renault tomou uma posição ao optar por produzir o Renault 5 E-Tech 100% elétrico recorrendo a circuitos locais, no seu pólo ElectriCity, no Norte de França, com um ecossistema de fornecedores num raio de 300 km. A montagem dos automóveis e das baterias é efetuada na Manufacture de Douai, que foi um dos locais de produção do Renault 5 original. O motor (a máquina elétrica, o redutor e a eletrónica do sistema de potência) será fabricado em Cléon e os módulos das baterias serão produzidos pela Gigafactory de Douai (parceria AESC) a partir do verão de 2025. Apoiando-se na experiência de The Future is NEUTRAL, a filial do Grupo Renault especializada na economia circular, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico atingirá um nível global de reciclabilidade de, pelo menos, 88,6%(1), integrando 19,4% de materiais reciclados (norma ISO 14021) e 26,4%(2) de materiais recuperados da economia circular, percentagens recordistas para a sua categoria.