A TAFE é um dos maiores fabricantes de tratores a nível mundial e passa a estar presente em Portugal através do Grupo Auto-Industrial. O primeiro modelo chega em setembro e terá 26 cv de potência.
O Grupo Auto-Industrial, através das suas várias empresas, distribui em exclusivo para Portugal marcas de tratores como a Fendt, a Goldoni, a Kubota, a Lovol, ou a Preet. No total, o Grupo ambiciona uma quota de 20% do mercado português de tratores, objetivo delineado pela Administração.
Com este desígnio em mente, a partir de 2023, a marca TAFE, propriedade do grupo indiano com o mesmo nome e que é o terceiro maior fabricante de tratores do mundo, com 180.000 unidades vendidas por ano, passará a integrar o rol de marcas do Grupo Auto-Industrial.
Tomás Rocha, Administrador Executivo do Grupo Auto-Industrial, em entrevista à revista abolsamia, explica o projeto, que ficou fechado no início deste ano. “Uma marca nova é sempre um desafio. Temos como objetivo dentro do Grupo ter uma quota de 20% ou mais do mercado nacional de tratores. Já lá estivemos muito próximos, quando tínhamos também duas marcas do Grupo Argo. Após a saída dessas duas marcas procurámos outras que ocupassem o seu lugar mas, com uma pandemia pelo meio, o processo demorou um pouco mais do que o esperado. Nesse entretanto, olhando ao sucesso que outras marcas indianas tiveram no nosso mercado, e ao preço crescente dos tratores em geral, achámos que fazia sentido ter uma marca com este perfil”.
Pode ler aqui a entrevista na íntegra.