Já estão abertas as encomendas nos showrooms da Alfa Romeo em Portugal para os Novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio, icónico símbolo que traz consigo uma busca centenária pela excelência técnica aplicada a automóveis de competição e de produção. O espírito icónico, a pureza técnica e a tecnologia juntam-se para colocar os automóveis no topo dos seus respetivos segmentos: os melhores da sua classe em termos de comportamento e relação peso-potência, para uma experiência de condução única, direta e envolvente como a de um verdadeiro Alfa Romeo.
Ainda mais tecnologia, mais potência com os 520 cv e a máxima sofisticação técnica, graças ao diferencial mecânico de deslizamento limitado
Os novos Giulia e Stelvio "Quadrifoglio” são o resultado de cem anos de investigação sobre excelência técnica que tem sido aplicada a veículos de competição e de produção. O motor V6 foi melhorado para uma potência de 520 cv (para a Europa, Reino Unido e China) e combina-se com um diferencial autoblocante mecânico. Graças a uma afinação específica derivada da experiência de conceção do Giulia GTA, contribui para melhorar o comportamento e tração do automóvel, otimizando a transferência de binário e aumentando a estabilidade, agilidade e velocidade nas curvas.
A melhor dinâmica de condução da sua classe é o resultado de uma leveza surpreendente devido à utilização de materiais ultraleves. São disso exemplo o alumínio usado na construção do motor e a fibra de carbono presente no veio de transmissão, capô, spoiler e saias. No Giulia, a aerodinâmica ativa mantém-se com o difusor frontal em carbono: quando ativado, controla a qualidade do fluxo de ar que passa sob o veículo, aumentando a estabilidade e a performance. Por fim, o sistema de escape Akrapovič contribui com um som inconfundível.
Uma forte personalidade está igualmente presente no exterior, onde o Giulia e o Stelvio renovam o seu visual dando continuidade a uma sensação familiar com a restante gama, caracterizada pelos faróis “3+3”, com a nova iluminação de matriz full LED adaptativa que oferece um feixe de luz adaptativo e sem encadeamento para uma iluminação ótima em todas as condições, garantindo poupança de energia, uma grande melhoria na segurança e menos fadiga ocular. Jantes de liga leve com o típico design dos cinco orifícios estão disponíveis com 19" para o Giulia e com 21" para o Stelvio, revelando as desportivas pinças de travão vermelhas. Estão disponíveis nas seguintes cores: Vermelho Etna, Verde Montreal, Azul Misano, Cinzento Vesuvio, Preto Vulcano e Vermelho Alfa (não metalizado).
A mesma sensação desportiva pode ser encontrada no interior, através da combinação exclusiva opcional de couro preto e Alcantara e do inovador acabamento 3D em fibra de carbono genuína para o painel de instrumentos, túnel central e painéis das portas. O volante é estofado em couro e Alcantara com costuras pretas e detalhes em fibra de carbono.
Quer se trate do aspeto exclusivo, tecnologia ou conectividade a bordo, todas as funcionalidades estão ao serviço de uma experiência de condução tipicamente Alfa Romeo. Isto pode ser visto no novo painel de instrumentos que inclui o design histórico "telescópico" e que estreia um ecrã TFT completamente digital de 12,3" onde se pode aceder a toda a informação do veículo e aos parâmetros relacionados com as tecnologias de condução autónoma. No Quadrifoglio, para além das três apresentações disponíveis em toda a gama Alfa Romeo - Evolved Relax e Heritage, a exclusiva configuração "Race" faz também a sua estreia. A configuração "Race" reúne no ecrã central todas as informações essenciais que o condutor deseja manter sempre sob controlo: tacómetro, velocímetro e shiftlight para a atuação manual da transmissão. O layout pode ser personalizado através da colocação de informações adicionais nas barras laterais, incluindo dados de performance.
Tanto o Giulia como o Stelvio Quadrifoglio estão equipados com um Human-Machine Interface (HMI) fluido e intuitivo, para facilitar o acesso a todas as funcionalidades do automóvel. O sistema de infotainment também disponibiliza conteúdos, funcionalidades e a plataforma "Alfa Connect Services", que consiste numa vasta gama de práticos serviços de segurança e conforto.
A sessão fotográfica do Giulia e Stelvio Quadrifoglio, inspirada nas proezas de Tazio Nuvolari
Desde que o piloto Ugo Sivocci levou o RL à vitória na Targa Florio em abril de 1923, sendo este automóvel o primeiro Alfa Romeo da história embelezado com o auspicioso Quadrifoglio Verde, o logótipo tornou-se um símbolo do ADN da Alfa Romeo - do Nobre Desportivismo Italiano - e identifica os automóveis de mais alta performance da marca, tanto os que competiram em ambiente de corrida, como os mais potentes e exclusivos automóveis de estrada.
O mesmo acontece com os Novos Giulia e o Stelvio Quadrifoglio, que levam a marca para um futuro que remete para os cânones estéticos do passado, com inovação e colocando-os ao serviço da desportividade e da performance. Estes pré-requisitos foram sempre uma caraterística essencial dos Alfa Romeo que triunfaram nas corridas mais exigentes e prestigiadas, conduzidos por heróis cujos nomes se tornaram lendários, pilotos como Tazio Nuvolari.
A atmosfera deste período e as proezas do "Flying Mantuan" são retomadas na sessão fotográfica que a Alfa Romeo dedica agora às suas novas adições, embaixadores da "beleza intemporal", retratados nos locais mais emblemáticos de um passado glorioso, na própria cidade de Mantua e nos arredores do Lago di Garda. Estes locais serviram de palco para a edição de 1930 das "1000 Miglia", quando Nuvolari se tornou famoso ao conduzir um Alfa Romeo 6C 1750 GS Spider Zagato a uma velocidade média superior a 100 km/h, o que era algo extraordinário para a época. Depois de um arranque muito forte (ainda que atrás do seu grande rival Varzi, noutro Alfa Romeo), Nuvolari estabeleceu o melhor tempo no primeiro ponto de controlo em Parma. Em Bolonha, a Maserati subiu para o primeiro lugar, seguindo-se uma sequência de emocionantes ultrapassagens e respostas onde a batalha acabou por ser entre os Alfa Romeo, com o jovem Achille Varzi a lutar para assumir a liderança da corrida.
Porém, o epílogo foi inesperado, um cujos contornos se tornaram lendários: Tazio Nuvolari, já à frente de todos os outros concorrentes nos tempos cronometrados, decidiu que a vitória ia ser sua e ultrapassou Varzi durante a noite para receber a bandeira axadrezada à chegada.
Lenda ou realidade, esta conclusão reflete plenamente o espírito competitivo e desportivo de um piloto que acompanhou a Alfa Romeo num período épico repleto de sucessos, encarnando os valores intemporais de uma marca que continua a ser o sonho dos seus fãs em todo o mundo.