A ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe" causou uma grande sensação na sua primeira presença como competição convidada na Suíça. O Opel Corsa Rally Electric, com motor de 100 kW/136 cv, também se destacou no sopé dos Alpes suíços e impressionou com o seu forte desempenho. A decisão da vitória só foi conhecida na última classificativa.
No início, o francês Terence Callea colocou-se no centro das atenções, fruto dos dois melhores tempos nas duas primeiras especiais, colocando-se no topo do pelotão de 15 concorrentes, posição que manteve a sua posição até à nona classificativa. Após um erro causado por uma zona molhada na estrada, teve início um duelo emocionante entre a dupla composta por filho e pai Calle e Torbjörn Carlberg e Max Reiter/Cornelia Nemenich, no qual a equipa Christian Lemke/Stephan Schneeweiß também se envolveu, após serem os mais rápidos na ES9. Só nos dois últimos troços é que o veterano Reiter aumentou o ritmo e alcançou o seu adversário sueco, superando-o por 4,3 segundos. Em terceiro lugar ficou Lemke, que celebrou, assim, o seu primeiro pódio na ADAC Opel Electric Rally Cup, à frente da impressionante dupla feminina Sarah Rumeau e Julie Amblard.
"Foi um trabalho exigente", disse um feliz Max Reiter, piloto que também aumentou a sua liderança na série com esta sua segunda vitória da época. "Em termos de características e exigências, este foi o rali mais difícil que alguma vez fiz. As condições em constante mudança, com piso por vezes seco e por vezes molhado, não facilitaram as coisas. Escolher os pneus certos foi um pouco uma lotaria. Foi difícil forçar os limites sem os ultrapassar. Estou muito contente por ter corrido tudo bem".
Calle Carlberg ficou desiludido com a derrota por escassa margem: "Já estive perto tantas vezes e estava pronto para a primeira vitória. O resultado é positivo, mas a desilusão instalou-se no ‘cockpit’. Faltou confiança desde o início. Nunca tinha percorrido estradas como estas. Nas duas últimas especiais dei tudo de novo, mas infelizmente não foi suficiente".
Já Christian Lemke estava muito satisfeito com o seu lugar no pódio: "O rali foi extremamente exigente - tão duro como algumas secções do Rali Mont-Blanc do ano passado - em todo o seu percurso. O piso das estradas estava constantemente a mudar, com subidas e descidas, estradas estreitas e rápidas, para além das mudanças no tempo; foi realmente muito difícil e, por vezes, um verdadeiro desafio para os pneus. Aprendi imenso, sobretudo com as notas do meu copiloto. E estou muito contente com este terceiro lugar".
Sarah Rumeau voltou a impressionar, apesar de "ter começado o rali um pouco hesitante. Na sexta-feira à tarde as coisas correram muito bem, com um segundo tempo com pneus ‘slicks’, à chuva. Mas independentemente dos pneus que colocássemos, nunca foram perfeitos. O quarto lugar é bom, apesar de achar que podia ter feito melhor".
Uma grande estreia para Cyndie Allemann nos ralis
A piloto local Cyndie Allemann também realizou uma ótima exibição. Neste que foi o seu primeiro rali e contando ao seu lado com o veterano Horst Rotter, a piloto especialista em circuitos – entretanto retirada das competições em 2015 - melhorou as prestações de troço para troço, e levou o seu Corsa Rally Electric em segurança até final, após uma estreia desafiante num rali. "Estou incrivelmente cansada, nunca pensei que um rali pudesse ser tão cansativo", admitiu a piloto de 37 anos. "Foi uma experiência incrível, tão diferente das corridas em circuito. Os automóveis têm quatro rodas em ambas as disciplinas, mas isso é a única coisa em comum. Tudo muda constantemente e trabalhar em conjunto com o copiloto é extremamente importante se quisermos ser rápidos. O Horst foi o instrutor perfeito para mim, aprendi muito em tão pouco tempo e adorei o ambiente familiar no parque de assistência. E mesmo que o resultado tenha sido secundário, estou bastante satisfeita com o nosso desempenho. Gostaria de agradecer à Opel Motorsport e ao Horst pela grande oportunidade e pela confiança".
A próxima ronda da primeira copa de ralis monomarca do mundo com automóveis 100% elétricos terá lugar a 17 e 18 de junho, no âmbito do Rallye du Vosges Grand-Est, em Gérardmer (França).
Classificação da ADAC Opel Electric Rally Cup 2023 (após 2 de 8 rondas):
1. Reiter, 65 pontos.
2. Carlberg, 56 pontos.
3. Lemke, 46 pontos.
4. Rumeau, 35 pontos.
5. Pröglhöf, 33 pontos.
6. Callea, 27 pontos.
7. Tarta, 23 pontos.
8.. Rott, 22 pontos.
9. Van Hoof, 22 pontos.
10. Gudet, 16 pontos.
11. Wittenbeck, 9 pontos.
12. Baur e Oprea, 8 pontos (ex-aequo).
14. Mendoza, 4 pontos.