Novidades

Feliz aniversário, Abarth!

30/03/2021 | Automóvel

Abarth celebra 72 anos! 

A 31 de março, celebra-se o 72º aniversário da fundação da Abarth, marca desde sempre sinónimo de performance e estilo.

O símbolo da marca também foi evoluindo ao longo do tempo, mas mantendo-se fiel aos seus valores fundamentais, desde o realista Escorpião de 1949 ao atual escudo Abarth a enquadrar o emblemático Escorpião. Os sucessos arrecadados pela Abarth incluem mais de 10.000 vitórias, 10 recordes mundiais, 4 campeonatos do mundo de ralis, vários aniversários históricos e, é claro, evolução do produto com a recém-lançada gama 2021.

Foi a 31 de março de 1949 que o engenheiro ítalo-austríaco Carlo Abarth fundou a Abarth & C., dando vida à marca que viria a tornar-se uma autêntica lenda de estilo e performance com carros recordistas, kits de preparação revolucionários e corridas memoráveis. O famoso logótipo do escorpião, reconhecido mundialmente pelos fãs de automóveis, foi inspirado no signo do zodíaco do fundador. E a verdade é que o escorpião personifica na perfeição a filosofia da recém-nascida equipa de competição especializada em veículos "pequenos, mas terríveis".

A história da Abarth e a do seu logótipo entrelaçam-se com os êxitos desportivos, iniciados muito cedo. O primeiro foi a vitória na categoria na famosa rampa "Palermo-Monte Pellegrino" em 1950, com o célebre Tazio Nuvolari, “O Mantuano Voador”, ao volante de um Abarth 204A. Em 1954, Carlo Abarth decidiu complementar o logótipo com a inclusão de um escudo bicolor, emblema de vitórias em "batalhas desportivas", a servir de fundo ao Escorpião.

Em 1962, o Abarth 1000 Bialbero conquistou o primeiro de seis Campeonatos Mundiais de Construtores, tendo, então, sido acrescentados novos elementos ao logótipo para comemorar este importante título: uma bandeira de xadrez preta e branca, as palavras “Campione del mondo” ("Campeão Mundial") em letras maiúsculas vermelhas sobre fundo amarelo e uma coroa de louros estilizada.

Em 1969, foi lançado um logótipo renovado. As principais diferenças envolveram o Escorpião, o próprio símbolo da empresa sediada em Turim, mais estilizado, completamente preto e, pela primeira vez, com ambas as pinças apontadas para cima. Também o lettering mudou. Passou a ser branco sobre fundo azul e a ostentar simplesmente a palavra "Abarth".

Em 1971, a Abarth foi comprada pela Fiat e no logótipo surgiu a bandeira de Itália por trás da palavra Abarth para lhe sublinhar o caráter italiano.

O emblema atual, completamente redesenhado em 2007, incorpora todos os elementos característicos do Escorpião, mas com uma interpretação decididamente mais moderna e atualizada, com as pinças da silhueta preta colocadas na diagonal do escudo.

Em 2019, por ocasião do 70.º aniversário da Abarth, foi lançada uma versão do escudo comemorativa, tendo sido incluída uma bandeira de xadrez. Este símbolo foi orgulhosamente exibido exclusivamente pelos veículos produzidos no ano do 70.º aniversário. Nesse ano foi criada mais uma versão comemorativa, colorida, desenvolvida especificamente para a Edição Limitada do 695 70th Anniversary, de que foram construídas apenas 1949 unidades como referência ao ano em que a marca foi fundada.

Todos os modelos Abarth exibem outro logótipo na parte traseira dos painéis laterais que repete o importante emblema que as viaturas de competição Abarth têm orgulhosamente exibido desde os anos 60. Este logótipo retoma o típico escudo Abarth amarelo e vermelho a enquadrar o escorpião e acrescenta um relâmpago com as cores da bandeira italiana. É uma sincera homenagem ao empenho da Abarth na competição, empenho esse que sempre foi visto, desde os primeiros dias, como terreno de experimentação de soluções técnicas e tecnológicas inovadoras destinadas a aumentar o desempenho e a fiabilidade dos carros de competição da Abarth e que posteriormente iriam beneficiar os modelos de produção em série.

O envolvimento na competição continua ainda hoje, tanto nas pistas como em terra.  Nos circuitos, a Abarth é a fornecedora dos motores para os campeonatos de F4 italiano e alemão, campo de preparação de futuros campeões na F1, enquanto nos ralis, o Abarth 124 será, pelo terceiro ano consecutivo, o protagonista do Campeonato Europeu de Ralis FIA-ERC.

Sem qualquer sombra de dúvida, corridas, desafios desportivos, competição e constante evolução da performance são os valores que os clientes da Abarth procuram e encontram nos modelos de normal produção, como demonstra o sucesso comercial do Escorpião que, em 2020, viu a sua quota de mercado aumentar 50% em relação ao ano anterior.

O sucesso tem perdurado ao longo dos anos e, para o 72.º aniversário, a Abarth lançou recentemente a nova gama 2021 com as versões 595, Turismo, Competizione e Esseesse. Quatro níveis de equipamento unidos pelas características típicas do ícone da desportividade: prazer de condução, performances empolgantes e rugido do escape. Disponíveis novas cores e novos pormenores, como os exclusivos estofos de pele. Para homenagear a sua história e os sucessos nos ralis, a nova cor Azul Rally mate do novo 595 Competizione evoca a do Fiat 131 Abarth Rally dos anos 70, enquanto as novas jantes de liga de 17" lembram as do Lancia Delta Rally Integrale da década de 1990.

O aniversário está a ser comemorado com a grande comunidade de entusiastas que tem sido, desde sempre, o coração que alimenta a marca e que será também a protagonista deste dia especial. Os fãs são convidados, por meio das redes sociais, a dar a sua interpretação do logótipo Abarth através de desenhos, pinturas e trabalhos artísticos capazes de representar a essência do Escorpião. Os projetos escolhidos estarão em destaque nos perfis sociais da Abarth. 

Além disso, os mais de 140.000 membros da comunidade Scorpionship Abarth terão direito a um desconto que poderá ser utilizado durante o ano de 2021 na compra de merchandise oficial na nova e-store Abarth.

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa