O projeto "KIRI" da FIAT, que recompensa todos os condutores do Novo 500 na sua condução diária, tem obtido muito sucesso, com apenas um ano desde a sua estreia. Registam-se quase 7.300 utilizadores ativos (com um aumento constante desde o lançamento), reduzindo-se em mais de 1.000 toneladas em emissões de CO2 (*) graças a este "estilo de condução amigo do ambiente", gerando-se 30,5 milhões de Moedas, representando mais de 750 mil euros no mercado KIRI. Para coroar ainda mais o sucesso do programa e celebrar o seu direito de nascença sob a marca FIAT, as KIRI Coins geradas pelos condutores do Novo 500 passarão a chamar-se "FIAT e.Coins" e identificadas através de um logótipo dedicado.
Olivier François, CEO da FIAT e Stellantis Global CMO, sublinhou que "O sucesso do Novo 500 na Europa, o modelo elétrico mais vendido nos mercados de Itália e França, em qualquer segmento, o segundo na Alemanha e em toda a Europa, e o primeiro citadino elétrico em 11 países, contribuiu, certamente, para os números recorde deste projeto. A FIAT foi a primeira das marcas do grupo Stellantis a abraçar a iniciativa KIRI, confirmando o seu espírito pioneiro que, em mais de 120 anos de história, tem oferecido soluções inovadoras, simples e acessíveis. Era, por isso, natural associar o Novo 500, o embaixador da ‘mobilidade elétrica italiana’ a uma ideia simples: recompensar as pessoas que respeitam o ambiente".
Criado pela FIAT em colaboração com a startup KIRI Technologies e desenvolvido com a e-Mobility Business Unit da Stellantis, o programa incentiva os clientes do Novo 500 clientes a conduzir de uma forma mais sustentável, recompensando-os com Moedas que podem ser usadas para adquirir produtos e serviços exclusivos, à venda no mercado KIRI, universo que inclui, atualmente, mais de 350 empresas a operar nas áreas da moda, dos acessórios e do design. Os clientes podem acumular FIAT e.Coins sempre que conduzam de um modo eco-consciente os seus Novos 500. Em suma, é um benefício para todos os que, conduzindo a joia mais preciosa da FIAT, não geram CO2: calculou-se uma redução superior a 1.000 toneladas de CO2 (*) pelos utilizadores do KIRI desde o lançamento do programa, conduzindo os Novos 500, 100% elétricos.
"A e-Mobility Business Unit da Stellantis está constantemente em busca de novas soluções que melhorem a experiência dos clientes que optam por conduzir modelos elétricos. A parceria com a KIRI apoia o pilar 'CARE' que está no coração do plano de longo prazo ‘Dare Forward 2030’, segundo o qual a Stellantis pretende colocar o interesse do cliente e de todo o ambiente no centro das suas estratégias", afirma Anne-Lise Richard, Diretora Global da e-Mobility Business Unit da Stellantis. "Um ano após o lançamento do projeto com a FIAT, os dados comprovam-no: o número de clientes que ativaram o serviço está a crescer de uma forma constante e, com base num inquérito realizado pela KIRI, sabemos que a lógica de acumulação de KIRI Coins leva os próprios clientes a conduzir de uma forma mais sustentável, maximizando, assim, a autonomia dos veículos."
Aderir ao programa é muito simples. Basta fazer o download da renovada app "FIAT" e fazer o registo. A partir desse momento, será sempre possível verificar o volume acumulado de FIAT e.Coins: quanto mais cuidadoso e sustentável for o estilo de condução, maior será a recompensa. Em particular, o algoritmo que gera as FIAT e.Coins está ligado ao eco:Score, usado para medir o comportamento de condução dos clientes do FIAT 500, de acordo com a linearidade da condução: quanto menos abruptas forem as travagens e as acelerações, maior é a capacidade de manter uma velocidade constante e uma condução eco-sustentável no tráfego urbano.
Parte integrante da ferramenta Uconnect™ Services, a função eco:Score mede a eficiência do estilo de condução, atribuindo uma pontuação de 0 a 100, ajudando o condutor a melhorar o consumo de energia em tempo real e, consequentemente, aumentar a autonomia. Para além disso, quanto mais alto for o eco:Score, mais FIAT e.Coins são acumuladas. No tráfego urbano, por exemplo, com um eco:score intermédio e uma quilometragem na ordem dos 10.000 km por ano, pode resultar num cúmulo máximo de 150 euros sob a forma de FIAT e.Coins, e que a partir de hoje se multiplicam por cinco, tornando a iniciativa ainda mais aliciante.
Uma vez mais, o novo 500 estabeleceu-se como o ícone da dolce vita italiana. Tem como objetivo não só alterar as regras da mobilidade elétrica no segmento, como também sensibilizar a opinião pública para a importância de se adotar um estilo de condução sustentável e responsável em prol das gerações futuras.
(*) Estimativa calculada considerando emissões de CO2 segundo o ciclo misto WLTP do Fiat 500 Hybrid (105 g/km), comparativamente às zero emissões de CO2 do Novo 500 para uma quilometragem total de 10 milhões de quilómetros.