Estão abertas as encomendas do Novo Ducato 2021, que assim chega à 8ª série. O topo de gama da Fiat Professional, lançado em 1981, exibe com orgulho os seus 40 anos de história, já celebrados em grande estilo em 2020, para festejar o estatuto de veículo comercial ligeiro mais vendido na Europa.
Já o melhor na classe em termos de capacidades, graças à mais ampla gama do mercado com mecânica “tudo à frente”, enriquecida recentemente com o E-Ducato, o primeiro veículo da Fiat Professional exclusivamente elétrico, o Novo Ducato tem como objetivo, além de confirmar a posição de liderança, melhorar a própria oferta, de modo a garantir que está sempre pronto para todas as missões e apto a satisfazer todas exigências dos seus clientes no que se refere a capacidade de carga e mobilidade. Os mesmos clientes que sempre reconheceram a liderança do modelo pela eficiência, flexibilidade e constante atualização, qualidades que lhe permitiram chegar ao estatuto de veículo comercial ligeiro mais vendido na Europa depois de 40 anos de sucesso contínuo.
Com este objetivo em mente, o Novo Ducato, além de reafirmar a liderança, demonstra que está sempre “um passo à frente” dos concorrentes, apostando na tecnologia e na conectividade e renovando o design e o aspeto geral do interior. Uma nova configuração totalmente digital dos instrumentos de bordo, graças ao Full Digital Cockpit, que consegue fornecer alertas e práticas informações da viagem de forma imediata e clara – desde a navegação até aos sistemas de assistência ao condutor –, oferece grande funcionalidade graças às opções de reconfiguração e interação com o sistema de infoentretenimento UConnect. O veículo consegue, assim, adaptar-se da melhor forma possível às exigências do condutor. No topo de tudo isto estão as novas interfaces do UConnect com ecrãs até 10”, sistema de navegação por satélite topo de gama que inclui mapas 3D TomTom e integração de Apple CarPlay/Android Auto. Estes últimos sistemas dão acesso, apenas com um toque, aos comandos do veículo mais usados. O UConnect 7” – também com Apple CarPlay, Android Auto – e o UConnect 5” completam a oferta. O renovado design do interior é enriquecido com novo desenho do tabliê e do volante, a par de nova alavanca de velocidades, novos painéis das portas e novos comandos do ar condicionado automático.
Graças à arquitetura elétrica totalmente remodelada, o Novo Ducato acrescenta uma nova gama de sistemas de segurança e assistência ao condutor, com o objetivo de melhorar a experiência de condução e tornar o ambiente do Ducato mais seguro para trabalho ou lazer. De facto, o Novo Ducato é o primeiro veículo comercial ligeiro do mercado equipado com condução autónoma de nível 2, oferecendo completa gama de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), seja ao circular em estrada, seja a estacionar. Estes sistemas estarão disponíveis nos concessionários em breve. Da limitação de velocidade ao controlo da travagem perante obstáculos inesperados, como peões e ciclistas, e do reconhecimento dos sinais de trânsito à monitorização da atenção do condutor, sem esquecer o Cruise Control Adaptativo com função Start&Stop e o Assistente de Faixa de Rodagem e de Congestionamento de Trânsito, que mantém um controlo ativo sobre a trajetória do veículo tendo em conta as condições do tráfego. A utilização combinada dos três últimos ADAS permite ao Novo Ducato atingir o nível 2 de condução autónoma, em que o veículo proporciona assistência independente durante a condução, aceleração e travagem. Um resultado ímpar, nunca antes alcançado por um veículo comercial.
Ao amplo conjunto de sistemas de assistência ao condutor, junta-se o Retrovisor Central Digital, que projeta e melhora digitalmente a imagem da área por trás do veículo, substituindo-se ao espelho tradicional, mais o sistema ESC com Assistente de Vento Lateral, o Controlo de Estabilidade de Atrelado e o Assistente de Estacionamento Ativo, sendo o último um assistente semiautónomo para manobras de estacionamento em paralelo e na perpendicular.
Além disso, os esperados boom e consolidação do e-commerce e das entregas ao domicílio implicarão novos requisitos e níveis de exigência mais elevados em termos de conforto de condução. O Novo Ducato dá resposta a quem procura soluções práticas e inteligentes, propondo conteúdos como Keyless Entry and Go, para trancar e destrancar as portas da cabina e do compartimento de carga e ligar o motor sem a chave; travão de estacionamento elétrico, para reduzir a ocupação de espaço e facilitar os movimentos dentro da cabina; banco do passageiro Eat-and-Work, que, quando rebatido, se torna um cómodo espaço para trabalhar ou fazer uma refeição ligeira; compartimento para carregar telemóveis sem fios; duas entradas USB-A e USB-C; tomada de corrente de 230-V; painéis das portas maiores e mais espaçosos; suspensão pneumática autonivelante para baixar a distância ao solo, a fim de facilitar as operações de carga e descarga.
Os bancos exibem uma estética mais contemporânea e usufruem de novo enchimento, além de serem mais espaçosos e confortáveis, a nova direção assistida elétrica, de série em toda a gama, é mais precisa e manejável em todas as condições de carga e circulação e o volante, mais pequeno, com reduzido diâmetro de viragem, redefine o conceito de conforto na nova cabina do Ducato, beneficiando a ergonomia e reduzindo o stress de condutores e passageiros, com compromissos de trabalho cada vez mais árduos.
Falando de motores, também aqui o Novo Ducato confirma a sua tradicional experiência no mundo dos veículos comerciais ligeiros, renovando completamente a gama proposta, desenvolvida para cumprir as normas Euro 6D-Final, e expandindo a oferta de modelos com homologação Veículo Pesado. Os novos motores diesel Multijet3, baseados na nova e exclusiva arquitetura “H3 power”, desenvolvida inteiramente pela Stellantis, chegam à terceira geração e consolidam os próprios pontos fortes, apresentando melhor eficiência, graças à redução do peso (beneficiando a capacidade de carga) e à diminuição dos consumos e das emissões de CO2 (até 7%, número no topo da classe). Também a durabilidade, característica essencial num motor dedicado à utilização pesada típica dos veículos comerciais, foi aumentada, e o conforto também, graças à otimização da flexibilidade e à redução do nível de ruído em comparação com a precedente geração de motores. O Novo Ducato estará disponível em quatro níveis de potência (120, 140, 160 e 180 cv) com nova e melhorada transmissão manual de 6 velocidades, disponível para os quatro níveis, e com a muito apreciada transmissão automática de 9 velocidades, disponível para as variantes de 140, 160 e 180 cv. A gama Veículos Pesados, disponível nos três níveis de potência mais elevados, com transmissão manual ou automática, completa a gama de motorizações, mantendo o binário das versões ligeiras, já o melhor na classe, com 450 Nm. “One mission, one engine”, num total de 13 combinações para melhor se adaptar aos requisitos de todas as missões.
A estética também tem um papel a desempenhar, pelo que os designers do Centro Stile dedicaram grande atenção à redefinição das linhas do Novo Ducato e à ergonomia do interior. Mais especificamente, a frente surge com visual mais ousado e desportivo, ostentando o novo e icónico emblema Fiat ao centro, para enfatizar com orgulho a pertença à marca italiana, como veículo produzido na fábrica de Atessa. Também a grelha, o compartimento do motor e as placas de proteção inferior foram redesenhadas para proporcionar uma impressão de uniformidade estilística em sintonia com os tempos. Contudo, o fator que de imediato atrai a atenção é o design dos novos faróis de elevado desempenho com tecnologia Full LED. Os grupos ópticos dividem-se em três partes, com a secção inferior a fazer evoluir numa linha em LED a característica “assinatura” luminosa do Ducato. As três luzes centrais surgem com um visual vincadamente desportivo e oferecem mais 30% de luminosidade do que os faróis tradicionais de halogéneo. Por fim, a parte superior é dedicada aos indicadores de direção, com estilo igualmente renovado e com guia de luz com LED com acendimento sequencial, efeito dinâmico muito apreciado e utilizado em automóveis e agora disponível num veículo comercial. Para completar as intervenções na área do estilo, foi introduzida a cor de lançamento Cinzento Lanzarote, realçando o espírito “aventureiro” do Novo Ducato, dedicada especificamente a clientes do setor recreativo.
Além disso, para oferecer máxima personalização, foi desenvolvida uma estratégia de packs específicos para o Novo Ducato 2021. Estão disponíveis os packs Easy e Lounge, e a estes podem ainda ser acrescentados outros packs com conteúdos ADAS ou dedicados à funcionalidade, todos concebidos para tornar o Novo Ducato “fit for every mission” e adaptado aos requisitos do cliente.
Conectividade Mopar para o Novo Ducato
Por fim, mas não menos importante, o Novo Ducato representa o que de melhor há no que se refere a estabelecer ligação e manter em constante contacto os três principais intervenientes do mundo do automóvel: construtor, concessionário e cliente final. Esta é uma abordagem win-win que beneficia todos, graças à constante recolha de dados para fornecer ofertas personalizadas, economias em custos de exercício e de seguros, maior fidelização ao concessionário, etc. A porta de acesso a este mundo é o sistema Uconnect, que pode ser reforçado de muitas maneiras: com os Uconnect™ Services e a app FIAT, será possível gerir e supervisionar o veículo diretamente a partir dos próprios dispositivos, em qualquer lugar e a qualquer momento. Estão já disponíveis muitos serviços, como assistência remota, navegação inteligente, comandos remotos, gestão de frota e muito mais. Cria-se, assim, um círculo virtuoso em que todos os intervenientes podem beneficiar das vantagens de um trabalho desenvolvido num espírito de constante contacto e partilha por meio dos principais conteúdos propostos, como, por exemplo, My Assistant, para garantir segurança e assistência em viagem, fornecendo apoio geolocalizado em caso de acidente ou avaria. Todos os meses será enviado um relatório sobre o estado de saúde do Novo Ducato, com recomendações para cuidar do veículo do melhor modo possível.
My Remote oferece interação com o veículo, mesmo que esteja distante, para trancar e destrancar as portas, verificar a respetiva localização e definir alertas sobre velocidade, áreas e horários. Além disso, se se usar um assistente de voz, é possível enviar endereços diretamente para o veículo e receber informações sobre as condições do mesmo, tudo com um simples comando de voz.
My Car é a app para monitorizar o estado do próprio Ducato em qualquer altura, incluindo nível de combustível, pressão dos pneus e conta-quilómetros, e receber notificações diretas sobre manutenção ou reparações.
Usando My Navigation, é possível chegar ao destino rapidamente e sem stress, graças a informações sobre trânsito, meteorologia e presença de radares de velocidade em tempo real. As funcionalidades Send&Go, Localizador de Estacionamento e de Posto de Reabastecimento ajudam a otimizar o tempo disponível. Por exemplo, depois de se encontrar um destino na app, é possível enviá-lo para o sistema de navegação apenas com um toque e, seguidamente, identificar estações de serviço e localizar parques de estacionamento ao longo do percurso. Os mapas são sempre atualizados over-the-air, sem ser necessário uma visita à oficina.
My Wi-Fi, com o serviço Wi-Fi Hotspot, permite conectar até 8 dispositivos e utilizar o Amazon Alexa Voice Service no próprio veículo. Para ser notificado em caso de tentativa de furto e receber assistência se o veículo for roubado, está disponível o pack My Alert.
Por fim, é possível recorrer a My Fleet Manager para simplificar a gestão da frota com máxima eficiência e segurança, graças a avançadas ferramentas para monitorizar, planear e analisar os próprios veículos.
A conectividade oferecida pelo Novo Ducato também significa que os dados telemáticos dos veículos e os comandos remotos podem ser integrados em soluções de que os clientes já disponham, para assegurar máxima interoperabilidade.