No dia do aniversário do 500, a FIAT celebra o percurso de sucesso da Marca nos últimos anos com uma visão abrangente: tanto do seu presente como da sua visão para um futuro brilhante e entusiasmante. O evento foi também a ocasião para apresentar a família 500e alargada: o Novo Fiat Topolino, o irmão mais pequeno do 500, e o Novo Fiat 600e, o irmão maior.
Olivier François, CEO da FIAT e CMO da Stellantis, afirmou: "O futuro da FIAT está no bom caminho. Em dois anos, tornámos a FIAT mais rentável e mais global do que nunca. A FIAT tornou-se a marca Stellantis número um em termos de volume e líder em três grandes mercados - Itália, Brasil e Turquia - em três regiões diferentes. A FIAT tem um papel claro: um foco bem definido na simplicidade, pensamento lateral, alegria e relevância social. Tudo isto nos torna mais atrativos para a Stellantis: uma Marca na qual vale a pena investir, em grande medida. Graças à Stellantis, temos acesso a mais recursos, investimentos e sinergias. Assim, a FIAT está de facto de regresso. Nos próximos três anos, o nosso plano de produto fará com que a FIAT volte ao seu lugar: um líder, uma referência, uma ‘lovebrand’. Hoje apresentamos os primeiros frutos desta nova era ‘powered by Stellantis’: a família 500e torna-se muito maior com um irmão mais pequeno, o Topolino, e um irmão maior, o novo 600e. E tenho também o orgulho de anunciar que a FIAT renovou a sua parceria com a (RED), porque acreditamos que ser socialmente relevante significa cuidar do planeta e também das suas pessoas".
Novo Fiat Topolino: Mobilidade urbana ao estilo italiano
A FIAT continua a sua missão de desenvolver uma mobilidade sustentável para as cidades onde a condução elétrica se torna fácil e acessível a todos. Alegre, 100% elétrico - podendo aceder e estacionar em qualquer lugar - e com apenas 2,53 metros de comprimento, é mais ágil do que um automóvel. Com uma autonomia de 75 km, carregamento fácil - com uma simples ligação em casa - e velocidade máxima de 45 km/h - que se enquadra perfeitamente na nova tendência de limite de velocidade de 30 km/h nas cidades - o Topolino é a solução ideal para a mobilidade urbana. A simplicidade é a chave: a gama é composta por duas carroçarias: o Topolino "fechado" e o Topolino "aberto", o Dolcevita, com uma cor, um design de jantes, um ambiente interior e opções de personalização interessantes.
O Topolino encarna na perfeição o estilo New Dolce Vita, bem como a pura beleza italiana e, para a sua apresentação, a FIAT colaborou com cinco empresas icónicas do mundo do Made in Italy: Armani, Damiani, Maserati, San Lorenzo Yachts e San Pellegrino.
Novo Fiat 600e: A evolução do segmento B italiano
O Novo Fiat 600e aproveita o melhor dos mundos B e B-SUV para oferecer uma experiência de condução bonita, alegre e acolhedora, marcando o regresso da Marca ao segmento B. É a solução ideal para os amantes da cidade e é a personificação perfeita dos valores da marca de estilo italiano e sustentabilidade.
Tem uma dimensão generosa de 4,17 metros de comprimento, carroçaria de cinco portas, com um espaço confortável para cinco pessoas e quinze litros de capacidade de arrumação interior - a melhor da sua classe - bem como uma bagageira com 360 litros de volume. As baterias de iões de lítio com uma capacidade de 54 kWh conferem ao Novo 600e uma autonomia superior a 400 km (ciclo combinado WLTP) e mais de 600 km em ciclo urbano.
O Novo Fiat 600e está disponível em duas versões puramente elétricas distintas, o Novo Fiat 600e La Prima, que representa a versão integralmente atualizada do icónico Novo 500e, e o Novo Fiat (600e)RED, a versão mais acessível do Novo Fiat 600e e que constitui mais um passo de uma colaboração lançada em 2021 com a (RED), a organização fundada em 2006 para combater a SIDA e para garantir que doenças passíveis de prevenção e tratamento possam ser evitadas e tratadas para todos.
Equipado com as mais avançadas funcionalidades de segurança e assistência, proporciona todas as vantagens associadas à mobilidade urbana e extraurbana com a condução assistida de Nível 2.
A campanha de comunicação do Novo Fiat 600e inclui um anúncio com o ativista ambiental de longa data e vencedor de um Óscar, Leonardo DiCaprio. Sob o lema "The Italian Upgrade", o vídeo é uma sequela criativa do anúncio de sucesso do Novo 500, "The Driver", que mostra tudo o que o Novo Fiat 600e tem para oferecer. Estreado hoje em Lingotto, o anúncio desenrola-se em Itália. O Novo Fiat 600e é tão sofisticado e tão ecológico como o Novo 500, mas melhorado em termos de estilo, espaço e autonomia. É arrojado, atrativo e encarna na perfeição a filosofia La Dolce Vita.
A música é interpretada em colaboração com Alfredo Rodríguez, um prodígio da cena musical internacional. Em 2006, Rodríguez foi selecionado como um de doze pianistas de todo o mundo para atuar no Festival de Jazz de Montreux. Foi igualmente reconhecido como um dos melhores pianistas por Quincy Jones, que lhe fez uma proposta para trabalharem juntos, dando início à sua grande carreira.