Ford inaugura o centro de EV de Colónia, a base para uma nova geração de veículos elétricos e a primeira linha de montagem neutra em carbono
COLÓNIA, Alermanha, 12 de junho de 2023 - A Ford inaugurou hoje o Centro de Veículos Elétricos de Colónia, uma unidade de produção de alta tecnologia na Alemanha que irá fabricar a nova geração de veículos elétricos de passageiros da Ford destinados a milhões de clientes europeus.
A Ford transformou a sua histórica fábrica em Niehl, Colónia - fundada em 1930 no âmbito de um investimento de 2 mil milhões de dólares e que representa um importante voto de confiança nos postos de trabalho qualificados da indústria alemã e no futuro da produção automóvel na Europa.
Concebida para ser altamente eficiente, a unidade com 125 hectares está equipada com novos equipamentos de produção e montagem de baterias e ferramentas e automação de última geração, o que permite uma capacidade de produção anual superior a 250 mil veículos elétricos. Após o sucesso dos modelos Mustang Mach-E, E-Transit e F-150 Lightning, a Ford revelou recentemente o seu quarto EV a nível mundial, o Explorer elétrico, que será o primeiro veículo elétrico a ser produzido em Colónia, seguindo-se um segundo veículo elétrico, que será um crossover desportivo.
O Centro de Veículos Elétricos de Colónia será a primeira linha de montagem neutra em carbono da Ford a abrir a nível global e apoia o compromisso da empresa em atingir, até 2035, a neutralidade de carbono em toda a sua pegada europeia de instalações, logística e fornecedores diretos.
“A abertura do Centro EV de Colónia representa o início de uma nova geração de produção limpa e de veículos elétricos na Europa”, afirmou Bill Ford, Presidente da Ford. “Esta unidade será agora uma das fábricas mais eficientes e ambientalmente responsáveis de toda a indústria. É com grande entusiasmo que continuo a trabalhar para um futuro com zero emissões para os nossos filhos e netos.”
O Chanceler Federal, Olaf Scholz, referiu: "O Centro de Veículos Elétricos representa um novo arranque e constitui o maior investimento da história da empresa na fábrica da Ford em Colónia. São boas notícias para Colónia, para a indústria automóvel na Alemanha, para a mobilidade elétrica e para a nova era".
Do Model A ao novo Explorer elétrico: uma nova era da Ford na Europa
A abertura do Centro de EV de Colónia é o mais recente capítulo na longa história da fábrica da Ford em Colónia, que tem estado no centro da indústria automóvel europeia desde 1930. Os modelos icónicos da Ford produzidos neste local incluem o Modelo A, Taunus, Capri, Granada e Fiesta.
Ao longo de mais de 90 anos, a fábrica da Ford em Colónia, que produziu mais de 18 milhões de automóveis, tem sido uma das fábricas mais eficientes da Ford em todo o mundo e permitiu a liberdade de mobilidade a milhões de europeus ao longo de gerações.
“O Centro de VE de Colónia assinala o início de uma nova era para a Ford na Europa”, declarou Martin Sander, Director-Geral da Ford Model-e na Europa. “Estamos novamente a redefinir o fabrico de automóveis, implementando tecnologias avançadas para construir veículos totalmente conectados e definidos por ‘software’ que satisfazem a procura dos nossos clientes por mobilidade zero emissões.”
No cerne do Centro EV de Colónia estão os avanços digitais que ligam máquinas, veículos e trabalhadores. A implementação de máquinas de auto-aprendizagem, sistemas de transporte autónomos e gestão de grandes volumes de dados em tempo real, são essenciais para melhorar a eficiência dos processos de produção e melhorar todo o funcionamento ao longo do tempo, garantindo uma elevada qualidade.
A Ford está também a dar um passo em frente para apoiar, e não substituir, a excelência humana. Novos robôs cognitivos e colaborativos, bem como soluções de realidade aumentada, apoiarão os seus trabalhadores e aumentarão a eficiência e o intercâmbio de dados com outras fábricas com vista à partilha de experiências em tempo real.
Um centro de veículos elétricos neutro em carbono: Ford torna realidade o plano Road to Bette
Para atingir a neutralidade de carbono, a Ford irá reduzir a utilização de energia e as emissões na fábrica através da instalação de novos processos, maquinaria e tecnologias. Toda a eletricidade e gás natural necessários para o funcionamento das instalações são neutros em termos de carbono, uma vez que a eletricidade e o biometano são 100 por cento certificados como renováveis.
O calor necessário para aquecer as instalações e respetivos processos são neutros em termos de carbono, uma vez que o fornecedor de energia local compensará as emissões correspondentes da fábrica de montagem em nome da Ford. O calor é gerado por uma central elétrica externa e uma instalação de incineração de resíduos, sendo fornecido à Ford através de uma rede de vapor dedicada.
O fornecedor local de energia prevê reduzir as suas emissões operacionais para este fornecimento de calor em cerca de 60 por cento em 2026 e depois eliminar completamente estas emissões até 2035. Quando estiver totalmente operacional, o Centro de EV da Ford Colónia será certificado de forma independente como neutro em termos de carbono. Esta certificação independente será auditada e verificada regularmente através da aquisição de compensações de carbono de alta qualidade para quaisquer emissões remanescentes.
A atualização tecnológica do Centro de EV da Ford Colónia é acompanhada por uma melhoria ecológica da biodiversidade e do equilíbrio ecológico dos espaços verdes existentes na fábrica. As medidas instaladas incluem uma nova vegetação de ervas perenes, a mudança de áreas de relva ecologicamente pobres para prados de flores silvestres e abrigos de insectos, bem como habitats para morcegos e aves.
“O Centro de EV de Colónia, neutro em termos de carbono, é uma vitrina líder da indústria automóvel na mudança da produção tradicional de automóveis para a produção de veículos elétricos", concluiu Sander. “As instalações e os processos foram concebidos pelos nossos engenheiros no sentido de maximizar a eficiência e minimizar o impacto ambiental, ajudando a Ford a tornar-se neutra em termos de carbono na Europa e apoiando o nosso plano global de descarbonização.”