A Ford Europa, em conjunto com 27 companhias aderiram a um apelo à União Europeia (UE), visando que todos os automóveis de passageiros e veículos comerciais novos vendidos na Europa a partir de 2035 tenham emissões zero e para que se estabeleçam metas obrigatórias em termos de infraestruturas de carregamento.
O apelo reforça o facto de que é imperativa a remoção das estradas de veículos a motor movidos por combustíveis fósseis, para que a Europa consiga atingir o seu objetivo de emissões líquidas zero até 2050, ajudando, assim, a evitar os piores impactos das alterações climáticas nas pessoas e no planeta. A petição inclui a implementação de legislação que estabeleça normas e um calendário claro a ser seguido pela indústria e pelos fornecedores, a fim de assegurar a transição para veículos elétricos.
"Na Ford, na Europa, acreditamos que a liberdade de movimentos caminha lado a lado com o cuidado para com o nosso planeta e de uns com os outros", afirmou Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa. "É por isso que estamos a apontar para que todos os veículos Ford tenham emissões zero até 2035. Para o conseguir, os decisores políticos da UE devem, também eles, estabelecer metas nacionais obrigatórias para uma infraestrutura de carregamento elétrico simples e linear que vá ao encontro da crescente procura por veículos elétricos."
Para coincidir com este apelo, Rowley irá integrar a European Car Climate Summit (Cimeira Europeia do Clima do Setor Automóvel), evento organizado pelo grupo Transport and Environment e que se realizará no dia 18 de maio, como membro do painel que irá discutir o momento certo para que as empresas, os trabalhadores e os consumidores adiram ao conceito 100% elétrico.
Os decisores da UE encontram-se, neste momento, a decidir as novas regras para veículos limpos, na sequência de uma proposta da Comissão Europeia – suportada pelas companhias subscritoras do apelo – para que, a partir de 2035, apenas possam ser comercializados automóveis de passageiros e veículos comerciais novos com emissões zero. O Parlamento Europeu e os governos da UE irão definir as suas posições em junho, prevendo-se que a lei final possa ser aprovada no outono.
Para a Ford Europa, a estrada rumo aos veículos com emissões zero está a ser pavimentada por uma nova geração de sete veículos, entre automóveis de passageiros e veículos comerciais, 100% elétricos e 100% conectados, que irão chegar à Europa até 2024. A liderar o processo estão o Mustang Mach-E, modelo que no ano passado alcançou a máxima classificação de segurança da Euro NCAP e ambiental da Green NCAP, e a E-Transit, que recebeu o Gold Award da Euro NCAP pelos seus avançados sistemas de assistência ao condutor.