FORD revela formalmente o MUSTANG GT3 em LE MANS, fazendo convergir um circuito clássico, uma corrida de renome e um modelo desportivo icónico
O automóvel desportivo mais conhecido irá competir na corrida de resistência mais emblemática do mundo, quando o Ford Mustang GT3 enfrentar o desafio das 24 Horas de Le Mans de 2024.
O Mustang GT3 de competição, baseado no novíssimo Mustang Dark Horse de 2024, foi desvendado hoje ao mundo das corridas na véspera de celebrações do Centenário de Le Mans. O Mustang de competição ostenta um novo visual arrojado de Troy Lee, reconhecido como um dos principais designers de desportos motorizados do mundo. O lendário Mustang GT3 representa, a primeira incursão de Lee nos automóveis de competição da Ford.
Fruto desta revelação, a Ford inscreve, oficialmente, o Mustang na categoria global FIA GT3. O mais recente triunfo da Ford nas 24 Horas de Le Mans remonta a 2016, com o Ford GT.
“A Ford e Le Mans estão unidos pela história. E agora estamos de regresso à corrida mais dramática, mais gratificante e mais importante do mundo”, declarou Jim Farley, CEO da Ford Motor Company. “Já não é uma questão de ser a Ford contra a Ferrari. É a Ford contra todos. O regresso a Le Mans marca o arranque da construção de um negócio global dedicado ao desporto motorizado com o Mustang, tal como estamos a fazer com os modelos off-road Bronco e Raptor.”
Branding renovado, novo logótipo
De modo a coincidir com a revelação, a Ford também está a desvendar a nova marca global Ford Performance, adotado um visual mais limpo e simplificado e que será agora apresentado em todos os seus veículos de competição.
Esta nova identidade, expressiva e envolvente, ajudará a posicionar a Ford Performance como uma marca de estilo de vida de destaque, com uma mentalidade desportiva. A nova marca Ford Performance é mais fácil de integrar em vários ambientes e espaços, incluindo pinturas de automóveis, merchandising/vestuário, materiais de exposição, peças/acessórios e publicidade.
Continuação da relação com dois parceiros de longa data
A Ford Performance alargou a sua relação com dois parceiros de longa data, a Multimatic e a M-Sport, para a base deste projeto. Construtora do icónico Ford GT, a Multimatic também esteve envolvida no programa de competição do Ford GT e irá ajudar a construir e dar apoio aos Mustang GT3, enquanto a M-Sport, parceira de longa data no Campeonato do Mundo FIA de Ralis e vencedora de dois campeonatos, irá montar os motores V8 de 5,4 litros, de base Coyote, desenvolvidos pela Ford Performance, que alimentam este novo e poderoso pónei.
"Para um projeto como o Mustang GT3, recorremos a dois dos nossos parceiros mais fiáveis no mundo dos desportos motorizados, para nos ajudarem a reunir este veículo e este programa", disse Mark Rushbrook, Director Global da Ford Performance Motorsports. "Sei que ficaremos todos tão entusiasmados como os fãs da Ford quando o Mustang começar a competir ao mais alto nível das corridas de GT, em 2024."
O Mustang GT3 de competição integra um pacote feito à medida, uma suspensão com triângulos de braços de comprimentos diferentes, caixa de velocidades de eixo traseiro, painéis da carroçaria em fibra de carbono, bem como um set aerodinâmico exclusivo, desenvolvido para cumprir os objetivos da categoria GT3.
Proton Competition torna-se na primeira equipa-cliente WEC para o Mustang GT3
Antes do regresso a Le Mans em 2024, o Mustang GT3 irá competir em várias séries GT3 em todo o mundo, palas mãos de equipas-clientes.
A primeira delas, anunciada hoje, é a Proton Competition. Sediada em Ehingen, na Alemanha, a Proton pretende inscrever um par de Mustang GT3 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência a partir de 2024. *
"Este é um programa muito importante e um momento emocionante para a nossa organização", afirmou Christian Ried, Chefe de Equipa da Proton Competition. "O Mustang é uma grande marca e este é um passo importante para a nossa equipa. Estamos ansiosos por nos juntarmos à Ford a partir de 2024."
A Ford Performance também irá ter um programa de competição com dois carros de fábrica, inscrevendo o Mustang GT3 na classe GTD Pro da série IMSA. Este programa será gerido pela Multimatic Motorsports e arrancará no “Rolex 24” de 2024, em Daytona.