FORD SUPERVAN 4.2 CORRE ATÉ ÀS NUVENS COM PADRÕES DE POTÊNCIA E AERODINÂMICA ELÉTRICA REFINADOS NA 101ª EDIÇÃO DA RAMPA INTERNACIONAL DE PIKES PEAK
PIKES PEAK, Colorado (EUA), 18 de junho, 2023 – A Ford Performance está a preparar a sua participação na 101ª edição da Rampa Internacional de Pikes Peak (oficialmente denominada The Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb brought to you by Gran Turismo), com a inscrição de um veículo verdadeiramente eletrizante: uma novíssima e melhorada SuperVan 4.2. Grandemente aguardado, este evento irá espelhar o refinado design inovador desta unidade de demonstração, as suas tecnologias avançadas e as caraterísticas únicas que otimizam o seu desempenho na desafiante rampa.
Com uma história que remonta a participação de um Model T na corrida inaugural de 1916, os veículos Ford têm sempre deixado as suas marcas na icónica Rampa Internacional de Pikes Peak. Para este ano, a lenda dos desportos motorizados Romain Dumas vai sentar-se ao volante da SuperVan 4.2, na que será a sua oitava participação no evento. A sua vasta experiência e capacidades excecionais fazem deste piloto a escolha perfeita para dar continuidade à rica tradição da Ford na mais famosa corrida de montanha da América.
A Ford Performance e os especialistas da STARD - Advanced Research and Development uniram forças, mais uma vez, para criar a SuperVan 4.2, proposta especificamente concebida para conquistar a montanha americana e mostrar os limites extremos da potência elétrica. À medida que a indústria automóvel avança para um futuro eletrificado, a SuperVan 4.2 assume um papel central, demonstrando o imenso potencial dos veículos elétricos nos desportos motorizados. Com a sua aerodinâmica redesenhada e um grupo propulsor específico para competição em rampas, a SuperVan 4.2 está a postos para eletrificar a lendária Rampa Internacional de Pikes Peak.
“Em conjunto com os nossos parceiros da STARD, desenvolvemos a E-Transit SuperVan 4.2 criando uma máquina verdadeiramente competitiva, focada em chegar, rapidamente, ao topo da montanha ", referiu Mark Rushbrook, Diretor Global, Ford Performance Motorsports. "A Rampa de Pikes Peak é a ocasião perfeita para demonstrar a tecnologia para veículos elétricos da Ford e trazer luz à Performance VE.”
Versão refinada da SuperVan 4, a SuperVan 4.2 foi submetida a uma total reconfiguração em termos aerodinâmicos, especificamente concebida para atravessar o ar a grande altitude na atmosfera de Pikes Peak, face ao aumento das forças descendentes, superior a 1.995 kg a 242 km/h. As principais funcionalidades da aerodinâmica incluem um spoiler traseiro em fibra de carbono e um splitter dianteiro, ambos de baixo peso, soluções que ajudam a SuperVan 4.2 a manter-se estável no sinuoso percurso de montanha. O chassis da SuperVan 4.2 também sofreu uma redução de peso para melhoria do equilíbrio geral e proporcionar agilidade nas curvas deste percurso de montanha.
Foram também implementadas melhorias no grupo propulsor. Fruto da diminuição, de quatro para três unidades, do número de motores STARD UHP de 6 fases e pela utilização de bolsas de células Ultra High Performance Li-Polymer NMC da STARD (polímero de lítio de ultraelevado desempenho / Níquel Cobalto Manganês) o furgão alcança uma relação peso/potência ideal, mantendo o seu sistema de tração integral com um motor à frente e dois atrás. Com mais de 1.050 kW (1.400 CV) de potência de descarga combinada à sua disposição, a SuperVan 4.2 pode libertar todo o seu potencial, tirando partido do novo desempenho da regeneração de 600 kW da sua bateria, para uma utilização otimizada da energia.
“As equipas da Ford Performance e da STARD têm trabalhado arduamente na otimização da SuperVan 4.2 para a Rampa de Pikes Peak”, afirmou Mike Norton, Supervisor do Programa WRC e Regulamentos e Homologações de Desportos Motorizados, Ford Performance. "Da aerodinâmica ao grupo propulsor elétrico revisto, acredito que o trabalho desenvolvido vai fazer valer a pena estar atento aos nossos tempos de subida da rampa.”
No que respeita ao chassis, a Ford Performance e a STARD dotaram a SuperVan 4.2 de um sistema de travagem renovado, com discos de travão em cerâmica de carbono, jantes forjadas em magnésio, pneus de competição Pirelli P Zero™, veios de transmissão melhorados, um para-brisas em perspex (acrílico exturdido) e um interior de competição minimalista, que abdica de qualquer elemento não obrigatório, para que a SuperVan 4.2 alcance o melhor tempo possível na montanha.