O Ford Transit Custom - o furgão mais vendido na Europa no segmento de 1 tonelada1 – acaba de receber a distinção “Gold” de topo, após a avaliação feita aos seus avançados sistemas de assistência ao condutor pela Euro NCAP, autoridade independente de segurança automóvel.
Esta nova distinção torna a Ford no único construtor de furgões a obter a classificação “Gold” em ambos os segmentos de 1 e 2 toneladas, pois o modelo de maiores dimensões Ford Transit já havia recebido este mesmo galardão “Gold” no ano passado. A Ford é, agora e também, o único construtor com mais do que um furgão com a classificação “Gold” na sua gama, tendo o Transit recebido a mais elevada pontuação de todos os veículos testados.
“A segurança dos condutores é uma prioridade máxima para nós e para os nossos clientes, pelo que a conceção dos nossos furgões tem como objetivo ajudar todas as empresas a oferecer a máxima proteção aos seus funcionários e evitar acidentes na estrada”, referiu Hans Schep, Diretor-Geral de Veículos Comerciais da Ford Europa. “Estou extremamente satisfeito por constatar o reconhecimento por parte do Euro NCAP, do estatudo de liderança da Ford em matéria de segurança dos furgões, na medida em que exploramos todas as oportunidades que permitam acrescentar valor às empresas dos nossos clientes”.
A distinção “Gold” atribuída ao Transit Custom resulta da sua elevada dotação de equipamento de segurança, a qual inclui de série, desde o início do presente ano, da tecnologia de Alerta de Cinto de Segurança2.
Outros melhoramentos a introduzir no Transit Custom a partir do início de 2022 incluem um novo Espelho Retrovisor Digital,2 que oferece o dobro do campo de visão de um espelho retrovisor convencional, facilitando a vida aos condutores de furgões de caixa fechada, furgões de cabine dupla e miniautocarros do tipo shuttle em manobras em que a visibilidade traseira é mais limitada. Agora, os clientes de furgões poderão também beneficiar de barras de tejadilho com iluminação, para facilitar a correta contenção da carga, e uma opção prática de duplo piso de carga, com gavetas sob o piso, nas versões com distância entre eixos curta e longa. A gama de cores inclui agora um novo e elegante acabamento em Grey Matter.
A Ford introduziu ainda uma nova versão de 150 CV do seu comprovado motor diesel 2.0 EcoBlue3 nos modelos Transit Custom Kombi, Tourneo Custom e Transit Nugget. O novo motor está disponível com caixa manual ou caixa automática, ambas de seis velocidades, podendo, em opção, ser também equipado com o sistema mild hybrid de 48V da Ford, de forma a reduzir em até 5,9% os consumos em cidade.3
No seu conjunto, o furgão Transit Custom e o modelo correspondente de transporte de passageiros Tourneo Custom são o veículo Ford mais vendido na Europa este ano, com um volume de 117.014 matrículas acumulado durante os primeiros nove meses de 2021.1
###
1 Volumes de vendas para os 20 principais mercados da Ford na Europa, com representação oficial através de companhias nacionais de vendas. Os mercados Euro 20 são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia e Suíça.
2As tecnologias de apoio à condução são suplementares e não se sobrepõem à necessária atenção do condutor, discernimento e necessidade de controlo do veículo. Não substitui uma condução segura. Consulte o Manual do Proprietário para mais detalhes e limitações.
3 Os consumos de combustível/energia, as emissões de CO2 e a autonomia elétrica declarados são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, nas suas mais recentes redações. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes.
Ford Transit Custom Trend 320 150 CV 2.0 EcoBlue Hybrid com caixa manual de seis velocidades: consumos homologados desde 7,2 l/100 km e emissões CO2 homologadas desde 188 g/km WLTP.
Ford Tourneo Custom Trend 320 150 CV 2.0 EcoBlue Hybrid com caixa manual de seis velocidades: consumos homologados desde 7,5 l/100 km e emissões CO2 homologadas desde 195 g/km WLTP.