O fumo branco no tubo de escape do seu veículo é algo que se deve ter em atenção. Existem diversas situações em que isso pode ser um sinal de problema. Se o fumo for muito intenso, especialmente depois da arrancar, significa que a combustão não está a ser realizada corretamente. Isso pode indicar problemas com o sistema de injeção, juntas mal fechadas na linha de entrada de ar entre outras.
Quando se trata de carros movidos a gasóleo, se o carro mostrar dificuldade em arrancar e houver fumo branco no tubo de escape que persiste muito tempo depois do arranque, então pode haver problema no sistema de injeção ou nos preaquecedores. Isto acontece quando o combustível injetado não consegue aquecer suficientemente rápido antes de ser bombeado, fazendo com que a parte não queimada evapore.
Se começar a sair fumo branco no arranque do motor e este não parar, pode ser um problema na junta da cabeça do cilindro. Nestes casos, a peça não está a funcionar corretamente e o líquido anticongelante entra no cilindro misturando-se com o combustível, provocando uma reação química que produz fumo branco.
Nestas situações deve sempre consulta um técnico especializado para poder evitar outros problemas.