Será que misturar gasolina 95 e 98 é uma boa ideia?
Existem vários tipos de gasolina, desde gasolina de apenas 87 octanas até à Jet Fuel (combustível para aviação comercial). Embora todas elas provenham do petróleo, a diferença está nos componentes que são adicionados no processo de transformação do crude em combustível.
Os motores são preparados e testados para obter a melhor performance e o melhor rendimento com um determinado tipo de combustível. Assim, para evitar alguns problemas no futuro, é esse mesmo que deve utilizar. Apesar de serem fabricadas praticamente do mesmo modo, existem algumas diferenças entre a gasolina 95 e 98, nomeadamente a nível dos componentes adicionados a cada um.
Devo misturar gasolina 95 e 98?
Apesar de terem processos de fabrico ligeiramente diferentes, a gasolina 95 e a gasolina 98 são essencialmente o mesmo combustível. Como tal podem ser misturados dentro do mesmo tanque pois isto não causará qualquer dano ao seu motor.
Há, inclusive, quem opte por abastecer sempre com uma mistura dos dois tipos de combustível, pois defende que deste modo terá um equilibro perfeito entre performance e poupança de motor.
Se tem um carro novo, podemos afirmar que o seu motor seguramente foi desenvolvido para trabalhar e ter o máximo de eficiência e rendimento com gasolina 95, portanto misturar combustível 98 não deverá trazer grandes benefícios extra.
Se quiser economizar algum dinheiro, o melhor conselho que lhe podemos dar é para se manter fiel à gasolina de menor octanagem vendida em Portugal.
Quais são as vantagens da gasolina 98?
A gasolina 98 é efetivamente mais cara do que a gasolina 95, mas importa também realçar que é mais aditivada.
Isto significa que, hipoteticamente, poderá dar mais rendimento ao motor do seu carro e melhorará a capacidade de combustão do motor, reduzindo os resíduos produzidos pela gasolina, limpando o motor e reduzindo nas emissões de gases poluentes.