Novidades

IMAGinE e Opel: Para uma condução mais segura e cooperativa no futuro

23/05/2022 | Automóvel
  • Sob a liderança da Opel: Concluído projeto de comunicações entre veículos
  • Desde 2016: Doze parceiros trabalham no desenvolvimento de sistemas de assistência inovadores para a condução cooperativa
  • Objetivo: Condução segura e sem acidentes através de uma interação alargada entre veículos

 

A otimização do fluxo de tráfego, a prevenção de acidentes e uma condução mais segura e descontraída, estes são os objetivos do IMAGinE1, um projecto de investigação alemão que visa a automatização de manobras inteligentes e a prevenção cooperativa de riscos em tempo real, que chegou agora ao fim, registando enorme sucesso.

Sob a liderança da Opel e do coordenador do projeto Nikolas Wagner, Manager ADAS Innovations, no Technical Center Central Europe da Opel Automobile GmbH, são doze os parceiros da indústria automóvel, investigação e operação de redes rodoviárias que têm vindo a trabalhar desde setembro de 2016, no desenvolvimento de sistemas de assistência inovadores para uma condução cooperativa do futuro. Os desenvolvimentos foram testados em condições de simulação, bem como em vários automóveis reais, incluindo modelos Opel.

"O IMAGinE alcançou um marco importante no caminho para a condução cooperativa no futuro", disse Nikolas Wagner. Frank Jordan, Head of Automotive Research & Advanced Engineering da Opel/Stellantis, acrescentou: "O IMAGinE permite uma maior segurança, ao mesmo tempo que reduz as emissões através da condução em rede".

 

Cinco áreas de investigação para a condução cooperativa do futuro

Os sistemas de assistência atuais partilham informações relacionadas com a segurança com o condutor ou então são os próprios a tomar medidas imediatas, mas essas informações quase nunca são partilhadas entre veículos. O desafio para o IMAGinE foi o de melhorar as ligações entre os utilizadores da estrada de modo a minimizar o risco de acidentes de uma forma eficaz e rápida. Foram cinco as áreas temáticas investigadas pela equipa envolvida no projeto

 

  • Coordenação de manobras cooperativas

O planeamento coordenado das manobras foi investigado pela primeira vez no IMAGinE. A equipa utilizou tecnologias atuais, como a comunicação V2X, bem como a troca de comunicações em simulações e em automóveis e camiões em ambientes reais de teste. A coordenação de manobras cooperativas torna mais fácil e segura a gestão de situações de trânsito.

 

  • Modelo de ambiente cooperativo

Os sensores dos veículos individuais são limitados pelo ambiente e pelas condições atmosféricas prevalecentes. O projeto criou, assim, um modelo ambiental cooperativo, no qual a sensibilização de todos os utilizadores da estrada foi aumentada pela troca de informações via V2X. Por exemplo, os automóveis podem reconhecer prontamente objetos escondidos graças à informação recebida através da tecnologia V2X.

 

  • Novos mecanismos de comunicação

O projeto investigou novos formatos de mensagens que podem fazer mais do que as comunicações V2X existentes. As manobras cooperativas podem ser coordenadas através do MCM (Manoeuvre Coordination Message). Além disso, as mensagens são partilhadas entre os utilizadores da estrada, sendo exemplos a IDSM (IMAGinE Driving Strategy Message) e a ITDM (IMAGinE Traffic Distribution Message). Esta última permite um fluxo de tráfego mais eficiente, livre de congestionamentos sempre que possível.

 

  • Interação homem-máquina centrada no utilizador

Os conceitos de assistência que encorajam um comportamento mais cooperativo na estrada devem ser intuitivos e fáceis de compreender. De acordo com estudos realizados entre os participantes no ensaio, a aceitação é maior quando os ecrãs e os controlos no veículo são concebidos para o utilizador final. As interações homem-máquina do IMAGinE foram criadas de forma correspondente para informar o condutor sobre manobras de condução cooperativa e para motivar um comportamento mais cooperativo.

 

  • Simulação do ambiente

À medida que mais e mais utilizadores da estrada cooperam, a troca e a procura de soluções em todo o sistema torna-se cada vez mais complicada. Os parceiros participantes testaram assim a coordenação das manobras através de simulação em cada fase do projeto de investigação. As funções de condução cooperativa foram finalmente integradas em dez veículos de teste reais, incluindo modelos Opel, e testadas em ambientes específicos.

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

1943_800x600.webp

Venha testar a nova Maxus T90 EV na CAM Porto e Rio Tinto

22/04/2024
1941_BANNER-site-grupo.webp

RENAULT E-TECH DAYS

19/04/2024
1937_campanha_800x600.webp

Mitsubishi Space Star desde 139€*/mês

15/04/2024
1931_800x600.webp

Recarregamento de Gás para o Ar Condicionado do teu Opel

11/04/2024
1932_800x600.webp

Muda o óleo do teu Opel na Auto-Industrial

11/04/2024
1933_800x600.webp

Mantém-te Seguro: Mudança de Pneus Opel com a Auto-Industrial

11/04/2024
1934_800x600.webp

Revisão Anual Opel é na Auto-Industrial

11/04/2024
1930_site-grupo-800x600.webp

OPEL ENERGY ELECTRIC DAYS | Auto-industrial

10/04/2024
1928_home-roadshow-vans-eletricos-grupo-auto-industrial.webp

Venha testar a Gama Elétrica Mercedes-Benz Vans

09/04/2024
1887_post-800x600-imagem_noticia.webp

Oportunidade Única: Mustang Mach-E por 57.990€

05/04/2024
1921_grupo-800x600.webp

Sensores de Estacionamento Opel

02/04/2024
1923_grupo-800x600.webp

Desconto em peças sazonais de desgaste Opel

02/04/2024

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa