A otimização do fluxo de tráfego, a prevenção de acidentes e uma condução mais segura e descontraída, estes são os objetivos do IMAGinE1, um projecto de investigação alemão que visa a automatização de manobras inteligentes e a prevenção cooperativa de riscos em tempo real, que chegou agora ao fim, registando enorme sucesso.
Sob a liderança da Opel e do coordenador do projeto Nikolas Wagner, Manager ADAS Innovations, no Technical Center Central Europe da Opel Automobile GmbH, são doze os parceiros da indústria automóvel, investigação e operação de redes rodoviárias que têm vindo a trabalhar desde setembro de 2016, no desenvolvimento de sistemas de assistência inovadores para uma condução cooperativa do futuro. Os desenvolvimentos foram testados em condições de simulação, bem como em vários automóveis reais, incluindo modelos Opel.
"O IMAGinE alcançou um marco importante no caminho para a condução cooperativa no futuro", disse Nikolas Wagner. Frank Jordan, Head of Automotive Research & Advanced Engineering da Opel/Stellantis, acrescentou: "O IMAGinE permite uma maior segurança, ao mesmo tempo que reduz as emissões através da condução em rede".
Cinco áreas de investigação para a condução cooperativa do futuro
Os sistemas de assistência atuais partilham informações relacionadas com a segurança com o condutor ou então são os próprios a tomar medidas imediatas, mas essas informações quase nunca são partilhadas entre veículos. O desafio para o IMAGinE foi o de melhorar as ligações entre os utilizadores da estrada de modo a minimizar o risco de acidentes de uma forma eficaz e rápida. Foram cinco as áreas temáticas investigadas pela equipa envolvida no projeto
O planeamento coordenado das manobras foi investigado pela primeira vez no IMAGinE. A equipa utilizou tecnologias atuais, como a comunicação V2X, bem como a troca de comunicações em simulações e em automóveis e camiões em ambientes reais de teste. A coordenação de manobras cooperativas torna mais fácil e segura a gestão de situações de trânsito.
Os sensores dos veículos individuais são limitados pelo ambiente e pelas condições atmosféricas prevalecentes. O projeto criou, assim, um modelo ambiental cooperativo, no qual a sensibilização de todos os utilizadores da estrada foi aumentada pela troca de informações via V2X. Por exemplo, os automóveis podem reconhecer prontamente objetos escondidos graças à informação recebida através da tecnologia V2X.
O projeto investigou novos formatos de mensagens que podem fazer mais do que as comunicações V2X existentes. As manobras cooperativas podem ser coordenadas através do MCM (Manoeuvre Coordination Message). Além disso, as mensagens são partilhadas entre os utilizadores da estrada, sendo exemplos a IDSM (IMAGinE Driving Strategy Message) e a ITDM (IMAGinE Traffic Distribution Message). Esta última permite um fluxo de tráfego mais eficiente, livre de congestionamentos sempre que possível.
Os conceitos de assistência que encorajam um comportamento mais cooperativo na estrada devem ser intuitivos e fáceis de compreender. De acordo com estudos realizados entre os participantes no ensaio, a aceitação é maior quando os ecrãs e os controlos no veículo são concebidos para o utilizador final. As interações homem-máquina do IMAGinE foram criadas de forma correspondente para informar o condutor sobre manobras de condução cooperativa e para motivar um comportamento mais cooperativo.
À medida que mais e mais utilizadores da estrada cooperam, a troca e a procura de soluções em todo o sistema torna-se cada vez mais complicada. Os parceiros participantes testaram assim a coordenação das manobras através de simulação em cada fase do projeto de investigação. As funções de condução cooperativa foram finalmente integradas em dez veículos de teste reais, incluindo modelos Opel, e testadas em ambientes específicos.