Novidades

Jeep Gladiator - Seis décadas na vanguarda do segmento das pick-up

09/05/2022 | Automóvel

O conceito pick-up não é uma invenção americana. Inspirado nas carroças puxadas por cavalos, os fabricantes pioneiros têm vindo a integrar carroçarias pick-up nas suas gamas desde o final do século XIX e início do século XX. Contudo, foi nos Estados Unidos da América que se afirmaram os seus principais argumentos: fiabilidade, robustez e capacidade de lidar com todos os tipos de terreno.

Estas características correspondiam ao desempenho que o Jeep Willys proporcionava desde a Segunda Guerra Mundial, pelo que era apenas uma questão de tempo até que a Jeep decidisse lançar o seu próprio conceito de pick-up, um processo que viria a realizar-se em 1962 com a apresentação do Jeep Gladiador.

Baseado na plataforma do luxuoso Jeep Wagoneer, o Jeep Gladiator herdou a sua versatilidade e desempenho em estrada, oferecendo múltiplas silhuetas e estilos de carroçaria para se adaptar às necessidades de uma clientela muito variada: agricultores, transportadores, oficinas de mecânica, entusiastas de atividades ao ar livre, etc.. Por esta razão, este modelo estava disponível, desde o seu lançamento há seis décadas, em versões de chassis-cabina, de reboque, caixa aberta ou até mesmo numa configuração caravana.

Do ponto de vista mais técnico, este Gladiator de primeira geração estava disponível em versões com tração traseira ou com tração às quatro rodas e era propulsionado pelo revolucionário motor de seis cilindros em linha com 140 cv e 3,8 litros de cilindrada, um dos primeiros motores com árvores de cames à cabeça disponíveis no mercado norte-americano e que estava, também, disponível pela primeira vez num SUV. Em 1965, o motor AMC V8 de 250 cv foi adicionado à gama.

Seis anos depois, o Jeep Gladiator perdeu o seu nome de lutador romano e passou a ser simplesmente designado por Jeep Pick-Up ou Série J. Esta decisão nada teve a ver com as prestações do modelo. Pelo contrário, ganhou em qualidades todo-o-terreno com a adoção do sistema de tração integral manual Dana em 1977, seguindo-se o sistema Quadra-Trac em 1983.

Ao mesmo tempo, a gama tornou-se mais diversificada e o seu equipamento e acabamentos aproximaram-se daqueles oferecidos nos automóveis de passageiros americanos da época. Versões como a Pionneer ofereceram um interior elegante, para-choques cromados e molduras metálicas nas janelas, bem como embelezadores de rodas, enquanto as versões Honcho dispunham de estofos exclusivos da Levi's. O ponto alto surgiu em 1980 com o nível de equipamento Laredo, que não perdia nada para as berlinas mais luxuosas daquela época: estofos em couro, elementos cromados e um sofisticado sistema áudio da Alpine.

O fim da vida comercial do primeiro Jeep Gladiator chegou em 1988. Seria substituído na gama pelo Jeep Comanche, um modelo mais curto e que permaneceu em comercialização até 1992. A partir desse momento, a Jeep não voltou a oferecer uma pick-up aos seus clientes até ao ano de 2018, com o lançamento da nova geração do Gladiator. No entanto, este tipo de veículo esteve sempre muito presente no ADN da marca, como demonstrado pelo facto de, nestes 26 anos de ausência, terem sido apresentados nada menos do que quatro veículos concept com características de pick-up.

Atualmente, o Jeep Gladiator dispõe das mais recentes inovações em termos de estilo, conforto e tecnologia. Está disponível em 2 níveis de equipamento: Sport e Overland.  A versão Overland está equipada com o sistema multimédia Uconnect™ Nav com ecrã de 8,4 polegadas, um painel de instrumentos TFT a cores de 7", um sistema de som Alpine de 552 Watts de potência com 9 altifalantes, jantes de liga leve de dois tons de 18'' e elementos estéticos cromados na carroçaria.

No exterior, diferentes combinações de para-brisas e tejadilho oferecem uma escolha de três configurações: tejadilho rígido de três painéis, tejadilho de lona e descapotável. Para vivenciar cada viagem, em todas as estações.

Este modelo dispõe de mais de 65 sistemas de segurança ativa e passiva. Estes incluem: Monitorização de Ângulos Mortos, que controla zonas não visíveis nos espelhos retrovisores; Cruise Control Adaptativo, que adapta a velocidade à do veículo da frente; Aviso de Colisão Frontal Plus, que avisa o condutor sobre a existência de um obstáculo na estrada; Automatic High Beam Control, para um ajuste automático da intensidade da iluminação ao ambiente.

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

2150_800x600---Financiamento-S01.webp

Silence S01 agora por apenas 74€/mês!

20/11/2024 | Micromobilidade
2149_AutoIndustrial_CampanhaVouchers_GrupoAutoIndustrial_Noticia.webp

Prepare o seu carro para esta estação com os pneus da Continental

19/11/2024 | Automóvel
2148_opel_800x600.webp

O Opel Corsa Edition 1.2 é seu por apenas 18.990€

18/11/2024 | Automóvel
2147_800X600.webp

Inverno Seguro com a Opel é na Auto-Industrial

15/11/2024 | Automóvel
2141_800x600.webp

Opel Corsa - Retoma até 5.000€ na Auto-Industrial

13/11/2024 | Automóvel
2143_1080x1080.webp

NOVO JEEP AVENGER 100% ELÉTRICO SUMMIT POR 199€/MÊS+IVA

13/11/2024 | Automóvel
2138_tonale_800x600.webp

Exclusivo para Empresas: Novo Tonale Híbrido Plug-In 280CV desde 385€+IVA/mês

12/11/2024 | Automóvel
2139_800x600_arblue.webp

Exclusivo para Empresas: Alfa Romeo Junior Híbrido desde 425€+IVA/mês

12/11/2024 | Automóvel
2140_800X600.webp

Exclusivo para Empresas: Alfa Romeo Tonale Plug-In 190CV desde 395€+IVA/mês

12/11/2024 | Automóvel
2136_colt_800x600.webp

Novo Mitsubishi Colt desde 159€/mês*

11/11/2024
2137_asx-800x600.webp

O Novo Mitsubishi ASX é a escolha certa.

11/11/2024 | Automóvel
2129_800x600.webp

Compre o seu usado certificado Renault com vantagens exclusivas

08/11/2024 | Automóvel

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.