A marca Jeep® irá apresentar quatro SUV 100% elétricos na América do Norte e na Europa até 2025.
Todas as marcas Stellantis empenhadas no objetivo de se alcançar 100% das suas vendas de automóveis de passageiros elétricos a bateria (BEV) na Europa e 50% das vendas de automóveis de passageiros e camiões ligeiros BEV nos EUA, até ao final de 2030.
A marca Jeep irá beneficiar do investimento da Stellantis superior a € 30 mil milhões, a realizar até 2025, em eletrificação e desenvolvimento de software.
Os lançamentos de BEV contribuem para que a Stellantis possa reduzir significativamente as emissões, rumo ao seu objetivo de carbono líquido zero até 2038.
A marca Jeep® da Stellantis N.V., anunciou ontem um plano completo para a sua próxima geração de modelos 100% elétricos 4xe como parte da sua transformação sustentável, visando tornar-se na marca líder de SUV eletrificados no mundo.
Este anúncio surge semanas após a Dodge ter dado um passo de gigante no seu caminho rumo a um futuro eletrificado, ao desvendar o Dodge Charger Daytona SRT, um concept que rompe com o estabelecido e reimagina o potencial futuro de um veículo 100% elétrico a bateria (BEV).
Já a marca Ram irá partilhar as suas tão aguardadas novidades sobre a “Ram Revolution EV”, em novembro. A promessa da marca é servir a próxima geração de clientes Ram com um portefólio de produtos que cumpre as suas reais exigências. A Ram pretende ir para lá do que a sua concorrência já deu a conhecer e do que os clientes esperam, através de um conjunto mais completo de tecnologia, com maior autonomia, potência, produtividade e funcionalidades.
Entretanto, a Chrysler anunciou que irá lançar o seu primeiro BEV até 2025 e oferecerá uma gama de modelos Chrysler totalmente elétricos até 2028. O Chrysler Pacifica Hybrid, o primeiro e, para já, único híbrido plug-in do segmento, oferece uma autonomia totalmente elétrica superior a 48 quilómetros, equivalente a cerca de 2,9 l/100 km, mais de 80 milhas por galão equivalente (MPGe), e uma autonomia total superior a 800 quilómetros.
"As notícias da marca Jeep são mais um exemplo de como as nossas marcas americanas estão a transformar-se para apoiar os nossos ambiciosos planos de descarbonização", referiu Carlos Tavares, CEO da Stellantis. "Com uma gama formada por 14 marcas reputadas, estamos a oferecer produtos eletrificados apaixonantes, à medida que nos esforçamos para lançar mais 28 novos veículos elétricos a bateria até 2024. Estamos confiantes de que os nossos próximos lançamentos irão entusiasmar os nossos clientes e mantê-los apaixonados pelas grandes marcas americanas com que sempre cresceram."
A Stellantis anunciou, no “EV Day” de julho de 2021, planos de investimento superiores a € 30 mil milhões, entre 2021 e 2025, em eletrificação e desenvolvimento de software, incluindo investimentos de capital próprio realizados em joint-ventures para financiamento das suas atividades, ao mesmo tempo que pretende continuar a ser 30% mais eficiente do que o setor no que diz respeito ao total dos gastos Capex e de P&D, face às receitas.
Os anúncios em matéria de eletrificação suportam os ambiciosos objetivos globais do plano “Dare Forward 2030”, incluindo: Alcançar a neutralidade carbónica até 2038, passando por uma redução de 50% das emissões de carbono até 2030, face aos parâmetros de 2021. Conseguir que 100% das suas vendas de automóveis de passageiros na Europa e 50% das vendas de automóveis de passageiros elétricos e camiões ligeiros nos EUA sejam elétricos a bateria (BEV), até ao final desta década. Contar com mais de 75 BEV e alcançar um volume de vendas anual global de BEV de cinco milhões de veículos até 2030. "É nossa responsabilidade ética assegurar um futuro sustentável de mobilidade aos nossos clientes, colaboradores e ao nosso planeta", afirmou Carlos Tavares. "A ofensiva global de eletrificação SUV da Jeep adequa-se às exigências do mercado de hoje, e estamos ansiosos por liderar a forma como o mundo se move."
Líder mundial em SUV eletrificados
Aproveitando o sucesso do Jeep Wrangler 4xe, o veículo híbrido plug-in (PHEV) mais vendido nos Estados Unidos, e o recentemente apresentado Grand Cherokee 4xe, a marca Jeep está a desenvolver uma ampla gama de produtos eletrificados, especificamente desenvolvidos para aumentar as capacidades lendárias da marca e expandir o seu alcance.
A marca irá, assim, introduzir quatro propostas SUV totalmente elétricas na América do Norte e na Europa até ao final de 2025.
Ontem, mostrou as primeiras imagens de dois SUV 100% elétricos – o novo Jeep Recon e um novo Wagoneer, com nome de código Wagoneer S – que irão chegar ao mercado norte-americano e a outras regiões do planeta, ao mesmo tempo que confirmou que o novo Jeep Avenger 100% elétrico será lançado na Europa no início do próximo ano, na sequência da sua apresentação no Salão Automóvel de Paris, já no próximo dia 17 de outubro.