O que indica a luz do motor acesa:
Esta luz, com o formato de um motor, indica de forma genérica a existência de um problema no sistema de injeção eletrónica. Este só pode ser diagnosticado corretamente numa oficina.
Este sistema, que veio de forma massiva substituir o carburador, é responsável por alimentar, de forma otimizada, o motor do carro. Assim, determina as quantidades de combustível e ar necessárias para o funcionamento correto do motor.
Para isto ocorrer de forma eficaz e eficiente, o sistema é constituído por sensores que recolhem informações sobre o funcionamento do carro.
Estas informações chegam a uma central de informações, mais conhecida como centralina. Com base nos dados recebidos, a centralina transmite comandos para alimentar componentes essenciais para o funcionamento do carro.
Luz do motor acesa: o que fazer?
Visto que se trata de uma falha num sistema electrónico, a primeira opção é desligar o carro, esperar uns minutos e voltar a ligar. Nesta fase, o sistema eletrónico é reiniciado e volta a fazer a verificação dos sensores e, em alguns casos, este aviso desaparece.
Se mesmo assim o aviso permanecer ligado, o melhor que tem a fazer é levar o carro, o mais rapidamente possível, a uma oficina de confiança. A oficina deverá ter equipamento especializado que permite detetar o verdadeiro problema.
Quais são os motivos possíveis?
Há vários motivos que podem originar este alerta. No entanto, os mais comuns são: