Novidades

Luz do motor acesa: o que fazer?

15/11/2022 | Automóvel

O que indica a luz do motor acesa:

Esta luz, com o formato de um motor, indica de forma genérica a existência de um problema no sistema de injeção eletrónica. Este só pode ser diagnosticado corretamente numa oficina.

Este sistema, que veio de forma massiva substituir o carburador, é responsável por alimentar, de forma otimizada, o motor do carro. Assim, determina as quantidades de combustível e ar necessárias para o funcionamento correto do motor.

Para isto ocorrer de forma eficaz e eficiente, o sistema é constituído por sensores que recolhem informações sobre o funcionamento do carro.

Estas informações chegam a uma central de informações, mais conhecida como centralina. Com base nos dados recebidos, a centralina transmite comandos para alimentar componentes essenciais para o funcionamento do carro.

Luz do motor acesa: o que fazer?

Visto que se trata de uma falha num sistema electrónico, a primeira opção é desligar o carro, esperar uns minutos e voltar a ligar. Nesta fase, o sistema eletrónico é reiniciado e volta a fazer a verificação dos sensores e, em alguns casos, este aviso desaparece.

Se mesmo assim o aviso permanecer ligado, o melhor que tem a fazer é levar o carro, o mais rapidamente possível, a uma oficina de confiança. A oficina deverá ter equipamento especializado que permite detetar o verdadeiro problema.

Quais são os motivos possíveis?

Há vários motivos que podem originar este alerta. No entanto, os mais comuns são:

  • Velas de ignição entupidas ou em mau estado;
  • Erros na centralina;
  • Válvula EGR entupida ou danificada;
  • Catalisador entupido;
  • Sensor de temperatura danificado;
  • Injetores entupidos;
  • Sonda lambda (sensor de oxigénio) danificada;
  • Falha genérica de um sensor.
Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

2456_800x600.webp

Novo JEEP Compass First Edition 100% Elétrico – já disponível

23/06/2025 | Automóvel
2438_dacia_acessorios_campanha_gilauto-800x600.webp

Campanha de verão Dacia: 40% de desconto em acessórios

09/06/2025
2439_renault_acessorios_campanha-800x600.webp

Acessórios Renault: 40% desconto na Gilauto

09/06/2025
2412_2.webp

A aventura não termina no destino: Pós-Venda Jeep

20/05/2025
2410_800x600.webp

ANIVERSÁRIO AUTOUSADOS

19/05/2025 | Automóvel
2376_puma-gen-e-abr.webp

Novo Puma GEM-E Desde 24.760€*

15/04/2025 | Automóvel
2375_campanha-abr.webp

Dias mais longos, aproveite-os ao máximo com o seu Ford

14/04/2025
2273_800x6000.webp

Kubota agora com 5 anos de garantia

14/02/2025 | Agrícola
2176_800x600.webp

Marcar serviço de oficina Dacia à distância de um clique

10/12/2024
2164_800x600.webp

Cuidar do seu Renault nunca foi tão fácil!

02/12/2024
1895_800x600.webp

RENAULT MEGANE E-TECH 100% ELÉTRICO

16/01/2024
798_oficina.jpg

Serviço de Recolha e Entrega da sua viatura | C.A.M.

02/01/2024

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.