Aos comandos dos seus Opel Corsa Rally Electric de 100 kW/136 cv, as várias equipas que disputam a ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe" deram um novo e emocionante espetáculo no Rallye Weiz, corrida sob um calor abrasador. Com temperaturas superiores a 35 graus Celsius, assistiu-se a novo duelo entre Max Reiter e Calle Carlberg, agora nos troços de alcatrão da Estíria. O jovem alemão obteve a sua terceira vitória da época e colocou-se com cinco pontos de vantagem sobre o seu rival sueco na classificação da copa.
"No ano passado, neste difícil rali, não tivemos o nosso melhor fim de semana", afirmou Reiter, navegado, desde o início da época, pelo copiloto Conny Nemenich. "Desta vez, estávamos bem preparados e encontrámos imediatamente um bom ritmo. A luta com o Calle e o Luca foi muito divertida; espero que tenhamos dado um bom espetáculo aos espectadores."
Vencedor da jornada de Vosges, Carlberg fez o melhor tempo em quatro especiais, incluindo a última – a "Power Stage" – tendo aplaudido a prestação do seu adversário: "O Max mostrou aqui como é rápido. Tive algumas dificuldades desde o início. As estradas são incrivelmente complicadas porque o nível de aderência está constantemente a mudar. No final, tentei manter a pressão sobre o Max sem arriscar perder pontos importantes. Espero uma luta dura pelo título até ao final da época."
Tal como na anterior prova, o Rallye Vosges Grand-Est, o austríaco Luca Pröglhöf registou um desempenho impecável, na companhia de Christina "Dina" Ettel, ficou entre os três primeiros em todas as especiais, exceto uma. A recompensa foi o segundo pódio consecutivo, algo que, mais uma vez, o piloto só descobriu no final. "Desde que a Dina deixou de me mostrar os tempos, já não me preocupo tanto. Estou apenas relaxado e a desfrutar do rali. Acho ótimo que os meus adversários também respeitem a nossa abordagem e não me digam como estão a correr as coisas."
Atrás deles, Sarah Rumeau, Joe Baur e Armiche Mendoza também demonstraram um bom desempenho. A rápida piloto francesa e a sua copiloto Julie Amblard terminaram no quarto lugar pelo terceiro rali consecutivo, imediatamente à frente de Baur, navegado por Fabian Peter. A piloto francesa não escondeu o seu desapontamento por ter falhado, de novo, um lugar no pódio: "Estamos tristes; novamente um quarto lugar! Mas era um pouco expetável. Todos os outros na frente já conheciam o rali do ano passado. A nossa melhor especial aqui foi a primeira, algo que foi uma novidade para todos. Mas não vamos desistir, o pódio há-de chegar a qualquer momento!"
"Não encontrámos um bom ritmo no ano passado, mas aqui as coisas correram bem desde o início", comentou, por seu turno, Baur. "Embora tenha sido difícil estimar o nível de aderência e adivinhar onde se pode e onde não se pode forçar." Terminando no sexto lugar, o espanhol Mendoza também provou que quer estar na luta pela ADAC Opel Electric Rally Cup. "Depois de termos falhado o início da época, foi importante para nós habituarmo-nos ao carro e à copa nos três primeiros ralis, em especial porque cada prova até agora teve características diferentes", disse, ele que tem a companhia Alejandro Falcon Caballero. "A confiança no carro aumenta a cada quilómetro, sinto-me bem e estou ansioso pelas próximas provas."
A ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” irá agora fazer uma pausa de verão, regressando para a segunda metade da época nos dias 18 e 19 de agosto, no ADAC Saarland-Pfalz Rallye, na região de St. Wendel.
Classificação da ADAC Opel Electric Rally Cup 2023 (após 4 de 8 provas):
1. Reiter, 126 pontos.
2. Carlberg 121.
3. Pröglhöf 84.
4. Rumeau 78.
5. Lemke 55.
6. Van Hoof 42.
7. Tarta 39.
8. Baur 36.
9. Gudet 34.
10. Callea e Wittenbeck, 27 (ex-aequo).
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