Com uma performance notável, Calle Carlberg venceu a quinta ronda da ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe", no âmbito do ADAC Saarland-Pfalz Rallye. O sueco de 23 anos, como sempre acompanhado pelo seu pai Torbjörn no lugar do copiloto do Opel Corsa Rally Electric, fez o melhor tempo em nove das dez especiais e celebrou a sua segunda vitória da época com uma vantagem de 35,4 segundos sobre Max Reiter (23) e o seu copiloto Conny Nemenich.
A luta pelo título entre Carlberg e Reiter está agora verdadeiramente ao rubro. Embora o escandinavo tenha viajado para St. Wendel com cinco pontos de atraso em relação ao herói local, Carlberg lidera agora a classificação geral da primeira Taça do Mundo de Ralis monomarca puramente elétrica com a mesma distância sobre Reiter.
"Estou muito feliz com a minha segunda vitória na ADAC Opel Electric Rally Cup", disse Carlberg. "Encontrámos um bom ritmo logo desde o início. No entanto, estive bastante tenso durante muito tempo porque queria mesmo ganhar. Só ao meio-dia de sábado, quando a vantagem tinha aumentado um pouco, é que consegui relaxar. É bom estar agora no topo da tabela. Mas nada muda o meu prognóstico: o título só será decidido na final!"
"Tentámos tudo, mas no final não foi suficiente", disse o três vezes vencedor nesta época, Reiter. "Na quinta etapa partimos um braço de suspensão, o que nos custou algum tempo. Perto do final, tornou-se claro que não conseguiríamos apanhar o Calle, por isso queríamos, pelo menos, marcar todos os pontos na Power Stage. Infelizmente, cometi um grande erro logo aí, pelo que acabámos de mãos vazias. Felicito o Calle pela vitória e, ao mesmo tempo, prometo-lhe uma luta dura para os próximos ralis."
Atrás dos dois rivais permanentes, Joe Baur, com Fabian Peter ao seu lado, subiu ao pódio pela primeira vez na sua ainda jovem carreira nos ralis, estando, também, muito satisfeito: "Finalmente correu tudo bem", disse o jovem de 24 anos. "Estivemos muito perto algumas vezes, mas aqui conseguimos fazer um rali limpo da primeira à última etapa. Isto torna a ADAC Opel Electric Rally Cup ainda mais divertida!"
Sarah Rumeau, no entanto, não teve sorte. A francesa de 28 anos e a sua copiloto Julie Amblard procuravam novamente o seu primeiro lugar no pódio quando foram travadas por um problema de transmissão no seu Corsa Rally Electric na quarta etapa especial. Voltaram à ação no dia seguinte, mas não conseguiram mais do que o oitavo lugar e um ponto para o quinto posto conseguido na Power Stage. Na classificação geral, Rumeau/Amblard estão agora a 16 pontos dos austríacos Luca Pröglhöf/Dina Ettel, que tiveram de se contentar com o quarto lugar. Em quinto lugar ficaram Christian Lemke e Stefan Schneeweiß, dupla que também ocupa esta posição na classificação geral.
Para o seu sexto confronto do ano, as equipas da Taça deslocam-se a França daqui a duas semanas, onde outro ponto alto da época aguarda os Corsa elétricos de rali, o Rallye Mont Blanc Morzine.
Classificação da ADAC Opel Electric Rally Cup 2023 (após 5 de 8 rondas):