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Novo Classe C Station All-Terrain

18/08/2021 | Automóvel

Para os que consideram que uma variante Station convencional não é apropriada para circular fora de estrada, e que um SUV é demasiado alto para a mesma finalidade, a Mercedes-Benz agora disponibiliza um modelo versátil como alternativa no segmento do Classe C: o Classe C All-Terrain. Após o lançamento do bem-sucedido conceito All-Terrain com o Classe E na primavera de 2017, o Classe C será agora também lançado como um segundo modelo multifunções com um visual atraente e capacidades versáteis.

Com uma distância ao solo superior em cerca de 40 milímetros comparativamente ao Classe C Station, com a tração integral 4MATIC de série e os dois modos da transmissão para condução fora de estrada, o Classe C All-Terrain facilita a circulação em terrenos como trilhos de terra batida. As características do design todo o terreno incluem a distintiva grelha do radiador, os para-choques especiais, a proteção inferior simulada da carroçaria nas secções dianteira e traseira e ainda os revestimentos dos guarda-lamas em cinza escuro mate. Adicionalmente, o modelo crossover integra muitos destaques do novo Classe C lançado recentemente. Estes incluem os eficientes motores de quatro cilindros com sistema elétrico de 48 V, o adaptativo e intuitivo sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) e ainda a última geração dos sistemas de assistência à condução. A função DIGITAL LIGHT (equipamento opcional) inclui uma luz especial para todo o terreno. O Classe C All-Terrain será apresentado a nível mundial no International Motor Show em Munique no mês de setembro e chegará aos concessionários Europeus no final do ano.

Comparado com o convencional Classe C Station, o All-Terrain tem dimensões ligeiramente superiores. O seu comprimento de 4755 milímetros é superior em quatro milímetros. Devido aos revestimentos dos guarda-lamas, a largura aumentou 21 milímetros para os 1841 milímetros. A maior distância ao solo de cerca de 40 milímetros também representa um aumento da altura do veículo para os 1494 milímetros. Os pneus equipados de série têm dimensões de 225/55 R 17 em jantes de 7.5 J x 17 H2 ET 44.5, enquanto os pneus opcionais têm dimensões de 245/45 R 18 em jantes de 8 J x 18 H2 ET 41 e 245/40 R 19 em jantes de 8 J x 19 H2 com um offset de 41 mm.

A capacidade e a versatilidade do compartimento de bagagens permanecem idênticas: a traseira desportiva tem uma capacidade de carga de 490 até 1510 litros. O encosto do banco traseiro da variante Station pode ser rebatido na proporção de 40:20:40. A porta EASY-PACK de série do compartimento de bagagens pode ser comodamente aberta ou fechada através de um simples pressionar de um botão: com o botão na chave de comando, o interruptor na porta do condutor ou o manípulo de abertura na porta do compartimento de bagagens.

Visual atrativo: elementos de design para salientar a aparência de todo o terreno

A grelha do radiador de lamela simples, com elementos de revestimento cromado e a estrela central embutida caracterizam a secção dianteira. As aletas verticais na grelha do radiador enfatizam o valor reconhecido com o seu acabamento em preto brilhante. O distintivo para-choques dianteiro é parcialmente construído em plástico granulado em cinza escuro, que salienta o carácter robusto deste modelo. Em baixo encontra-se uma proteção inferior simulada da carroçaria revestida em cromado brilhante.

Esta variante do Classe C está equipada com revestimentos nas cavas das rodas em cinza escuro mate. O revestimento específico do modelo nas saias laterais contrasta visualmente com as superfícies da carroçaria pintadas nesta cor e acabamento. Uma faixa de revestimento cromado adicional está integrada no revestimento das embaladeiras das portas. Estão disponíveis jantes com design exclusivo para o All-Terrain, de dimensões desde 17 até 19 polegadas. Na secção traseira, o recém-desenhado para-choques de várias secções, a proteção cromada da embaladeira do compartimento de bagagens específica do modelo e a proteção inferior da carroçaria salientam a natureza especial deste veículo.

Como os modelos All-Terrain são baseados na linha de equipamento exterior AVANTGARDE, o revestimento da linha de cintura, os frisos nos vidros laterais e as calhas do tejadilho são revestidos em alumínio polido. Os pilares B e as molduras dos vidros laterais traseiros estão revestidos em preto brilhante. Se o modelo estiver equipado com o pack Night, outros elementos e revestimentos nas secções dianteira e traseira são em preto brilhante.

A linha de equipamento AVANTGARDE interior também é um equipamento de série no All-Terrain. Com o preto, o bege macchiato / preto e o castanho sienna / preto, estão disponíveis três opções de cor para o interior. O painel de instrumentos integra um fecho prateado e um elemento de revestimento em serigrafia mate com padrão diamante (estão disponíveis outros acabamentos).

O painel de instrumentos é ligeiramente orientado para o condutor em cerca de seis graus. O ecrã LCD de alta resolução no posto de condução é independente e aparenta flutuar em frente ao perfil em asa e ao painel de revestimento. Este painel de instrumentos distingue-se dos painéis de instrumentos tradicionais com os habituais instrumentos redondos. Os clientes podem escolher entre as versões de ecrã de 10.25'' e 12.3''. Foi criado um novo tema "Offroad" para o All-Terrain. Este apresenta informação específica como o aclive, o declive e o ângulo da direção. As coordenadas geográficas e uma bússola também são apresentadas.

Os bancos com o design dos estofos específicos da linha de equipamento AVANTGARDE são outro destaque e asseguram um elevado nível de conforto e apoio lateral. O volante desportivo multifunções revestido em pele preta com aplicações prateadas é visualmente atrativo e ergonómico. O interior AVANTGARDE também inclui iluminação ambiente.

Para tarefas mais exigentes: suspensão de conforto com uma distância ao solo superior em cerca de 40 mm

O All-Terrain tem uma distância ao solo superior em cerca de 40 milímetros comparativamente o Classe C Station convencional e o diâmetro das rodas também é superior: isto torna o All-Terrain apropriado para circular em trilhos, estradas rurais e estradas com piso em más condições de conservação.

Para um maior equilíbrio entre o conforto de condução e a elevada estabilidade de condução, a suspensão de conforto com sistema de amortecimento passivo é um equipamento de série para esta variante de modelo: o efeito de amortecimento é adaptado à superfície da estrada, em função da amplitude. Neste caso, o conforto de condução é melhorado através da redução do efeito de amortecimento. Quando os impactos são mais severos, a ação de amortecimento total assegura uma maior estabilidade.

Uma questão de carácter: DYNAMIC SELECT com modos da transmissão para condução fora de estrada

Além dos modos da transmissão ECO, COMFORT, SPORT e INDIVIDUAL, o All-Terrain está equipado com dois modos DYNAMIC SELECT adicionais para a condução fora de estrada: o modo OFFROAD foi concebido para terremos fáceis como estradas de terra, gravilha ou areia; o modo OFFROAD+ com DSR (Downhill Speed Regulation) é recomendado para terrenos algo mais difíceis e íngremes. O DYNAMIC SELECT adapta as características do motor, da caixa de velocidades, da direção, do ESP® e do 4MATIC. O condutor pode comutar entre os modos da transmissão com um simples pressionar de um botão no painel de interruptores abaixo do ecrã central.

Um amplo impacto: DIGITAL LIGHT incluindo luz de condução todo o terreno

O Classe C está equipado de série com faróis LED High Performance. O conhecido sistema DIGITAL LIGHT do novo Classe S está disponível como opção. No All-Terrain, o sistema inclui uma luz especial todo o terreno. Durante a condução em terreno fácil, a ampla iluminação assegura que o condutor pode detetar obstáculos em tempo útil, mesmo em curva. Logo que o modo de condução todo o terreno seja ativado, a luz todo o terreno é ligada. A função permanece ativa até à velocidade de 50 km/h, e desliga automaticamente acima deste limite.

Cada farol DIGITAL LIGHT integra um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, cuja luz é refractada e direcionada por 1.3 milhões de microespelhos. A resolução total é, portanto, superior a 2.6 milhões de pixéis.

Acoplamento de reboque com assistentes inteligentes

Com o sistema de tração integral de série e a capacidade de reboque de até 1800 quilos, o All-Terrain está preparado para ser utilizado com reboque acoplado. Como equipamento opcional está disponível um gancho de reboque parcialmente elétrico com bola de reboque retrátil e o ESP® de estabilização de reboque. Um botão no compartimento de bagagens desbloqueia o gancho de reboque. Posteriormente pode ser rebatido para fora. A luz de controlo desliga quando estiver corretamente acoplado.

A uma velocidade igual ou superior a 65 km/h, o ESP® de estabilização do reboque pode intervir automaticamente em situações críticas. Na eventualidade de serem detetadas oscilações indesejáveis, estas são amortecidas com o auxílio de intervenções de travagem alternada nas rodas individuais. Normalmente este processo é suficiente para reduzir as perigosas oscilações. Se necessário, o sistema também reduz a velocidade do veículo: isto é realizado através da redução do binário do motor e da travagem do veículo nas quatro rodas.

Está disponível um assistente de manobra do reboque em combinação com este equipamento opcional e com o pack Parking com câmara de 360°. Facilita as manobras com o reboque acoplado, mesmo para os condutores mais experientes. O assistente de manobra do reboque regula automaticamente o ângulo da direção do veículo trator até uma velocidade de 5 km/h, e até um gradiente de 15 por cento.

Tração estável: 4MATIC de última geração

O sistema de tração integral 4MATIC, que é um equipamento de série para o All-Terrain, fornece uma maior tração e estabilidade de condução, mesmo em superfícies irregulares ou de baixa aderência. Até 45 por cento da potência do motor é transmitida ao eixo dianteiro, com os restantes 55 por cento a serem transmitidos ao eixo traseiro. As pretensões por uma eficiência ainda superior e a caixa de velocidades automática de nove relações exigiram o desenvolvimento adicional do sistema de tração integral 4MATIC.

O novo diferencial do eixo dianteiro permite a transferência de níveis superiores de binário com uma distribuição ideal pelos eixos para uma maior dinâmica de condução. Adicionalmente, este novo diferencial do eixo dianteiro tem uma vantagem a nível de peso comparativamente ao do modelo antecessor – uma contribuição para a redução das emissões de CO2. Os técnicos conseguiram reduzir as perdas por atrito na nova caixa de transferência. Também integra um circuito de óleo fechado e não necessita de quaisquer medidas de arrefecimento adicionais.

Eletrificado: os motores

O All-Terrain está disponível quer equipado com motor a gasolina, quer com motor diesel. No modelo a gasolina, é utilizado um novo motor a gasolina de quatro cilindros (M 254) com motor / alternador integrado (ISG) de segunda geração. Durante um curto período, a potência do motor de combustão pode ser suplementada pelo motor / alternador integrado com até 15 kW de potência.

Graças à recuperação de energia e à possibilidade de circulação em roda livre com o motor desligado, o motor a gasolina revela-se extremamente eficiente. No motor M 254, a Mercedes-Benz combinou pela primeira vez todas as inovações das famílias de motores a gasolina e diesel de 4 e 6 cilindros num único motor. Estas incluem o revestimento das camisas dos cilindros com tecnologia NANOSLIDE®, o acabamento das paredes dos cilindros com tecnologia CONICSHAPE® (superacabamento) e o sistema de pós-tratamento dos gases de escape posicionado diretamente no motor. Uma nova funcionalidade é o turbocompressor segmentado com fluxo combinado, um desenvolvimento adicional da tecnologia Twin Scroll, para uma resposta ainda mais rápida do turbocompressor.

Até a versão diesel está equipada com uma cadeia cinemática híbrida parcial. O seu motor de quatro cilindros (OM 654 M) está equipado com um motor / alternador integrado de segunda geração e sistema elétrico de 48 V. O modelo diesel também pode recuperar energia e circular em roda livre com o motor desligado. A eletrificação permite a utilização de um compressor elétrico de gás refrigerante no sistema de ar condicionado.

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