Novos dados de vendas demonstram que o veículo elétrico recarregável Ford Kuga Plug-In Hybrid foi o PHEV mais vendido na Europa durante a primeira metade deste ano.
A Ford anunciou este ano que, em meados de 2026, a totalidade da sua gama de modelos de passageiros na Europa serão veículos com emissões zero, totalmente elétricos ou PHEV, passando para veículos 100 por cento elétricos até 2030.
O veículo elétrico recarregável Ford Kuga Plug-In Hybrid (PHEV) foi o PHEV mais vendido na Europa durante a primeira metade de 2021 no conjunto de todos os segmentos.1
O Kuga Plug-In Hybrid conseguiu mais vendas em Junho do que em qualquer outro mês anterior – com mais de 6.300 unidades vendidas –, ultrapassando deste modo o total de vendas de todos os outros modelos da gama Kuga juntos. Em Abril, Maio e Junho deste ano, a Ford vendeu cerca de 16.000 unidades do Kuga Plug-In Hybrid, um terço mais do que o concorrente mais direto durante o mesmo período.1
As vendas de modelos PHEV e de veículos de passageiros 100 por cento elétricos estão a aumentar em toda a Europa, à medida que um número crescente de clientes ganha consciência de que as suas necessidades de condução podem ser geridas de forma confortável e rentável, em especial através do recurso a carregamentos feitos em suas casas. A oferta PHEV representou 8,4% de todos os automóveis novos vendidos na Europa durante o segundo trimestre deste ano, um aumento superior a 255 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado.2
"Na Ford, estamos empenhados num futuro eletrificado e o facto de o Kuga ser o PHEV mais vendido demonstra que os nossos clientes querem juntar-se a nós nesta entusiasmante viagem”, refere Roelant de Waard, Diretor-Geral, Veículos de Passageiros da Ford Europa."
Um futuro eletrificado
A Ford anunciou no início deste ano que, até meados de 2026, a totalidade da sua gama de veículos de passageiros na Europa será composta por veículos com emissões zero, 100 por cento elétricos ou PHEV, passando a oferecer veículos 100 por cento elétricos até 2030. No início deste mês, teve início a comercialização do novíssimo e 100 por cento elétrico SUV Ford Mustang Mach-E GT;3 durante o segundo trimestre de 2021, foram entregues na Europa mais de 5.300 unidades do Mustang Mach-E.
A gama de veículos de passageiros eletrificados da Ford inclui ainda versões mild hybrid e full hybrid do SUV Kuga, bem como grupos propulsores full hybrid para os modelos Mondeo Hybrid, S MAX Hybrid, Galaxy Hybrid e Explorer Plug-In Hybrid, para além de grupos propulsores mild hybrid para os modelos Puma, Fiesta e Focus EcoBoost Hybrid.
Animado por um motor a gasolina de ciclo Atkinson de 2,5 litros e quatro cilindros, associado a um motor-gerador elétrico com uma bateria de iões de lítio de 14,4 kWh, o Kuga Plug-In Hybrid oferece até 56 km de autonomia 100 por cento elétrica, um consumo de 1,4 l/100 km (WLTP) e emissões de CO2 de 32 g/km (valores WLTP). O veículo pode ser carregado utilizando uma fonte de alimentação externa através de uma ficha de carregamento, cuja entrada se encontra lateralmente no guarda-lamas dianteiro esquerdo.
Os condutores podem escolher como e quando utilizar a energia da bateria, utilizando os modos de carga EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. Além do carregamento através de uma fonte de alimentação externa, o Kuga Plug-In Hybrid pode recarregar automaticamente a sua bateria em movimento, utilizando a tecnologia de carga regenerativa que captura a energia cinética normalmente perdida durante as travagens.
1 Segundo dados apurados pela JATO Dynamics, www.jato.com
2 https://www.acea.auto/fuel-pc/fuel-types-of-new-cars-battery-electric-7-5-hybrid-19-3-petrol-41-8-market-share-in-q2-2021/
3 O Ford Mustang Mach-E GT oferece até 500 km de autonomia 100 por cento elétrica (homologação WLTP).
Carros Ford | Ford Kuga | Ford CAM