O novo Opel Astra foi eleito “German Compact Car of the Year 2023"[1]. O júri especializado independente dos "German Car Awards" escolheu a nova geração Astra e Astra Sports Tourer como o melhor automóvel compacto na Alemanha, bem à frente dos seus concorrentes neste segmento. Tecnologias de segurança inovadoras, que a Opel torna acessíveis a uma vasta gama de compradores da classe dos compactos através do novo Astra, convenceram o painel de 27 peritos e jornalistas do setor automóvel, assim como a vasta gama de propulsores, incluindo o híbrido plug-in eletrificado com o qual os condutores do Astra podem circular de uma forma responsável e sem emissões locais pela primeira vez. O júri também elogiou o design apelativo e progressivo, em conjunto com o prazer de condução e a relação custo-benefício oferecida pelo Astra. O prestigioso prémio foi oficialmente entregue numa cerimónia em Bad Dürkheim na Alemanha.
"O prémio ‘German Car of The Year' na classe dos compactos atribuído ao Astra e ao Astra Sports Tourer mostra, uma vez mais, que a mais recente geração não só é um grande adversário, como também tem o que é preciso para ser um vencedor a todos os níveis", disse Andreas Marx, o responsável máximo da Opel na Alemanha.
"O Opel Astra distingue-se no seu segmento pela sua grande versatilidade de utilização, o que convenceu o júri em todos os aspetos. A este respeito, isto também se aplica a critérios emocionais como o ‘design’ e o prazer de condução, onde se distanciou claramente dos modelos concorrentes", disse Jens Meiners do júri do GCOTY.
Astra e Astra Sports Tourer: Um apelativo prazer de condução
Durante os extensivos testes de condução, os juízes examinaram de perto o novo Opel Astra. Foram considerados o comportamento dinâmico, a facilidade de utilização, o conforto e muitos outros parâmetros, análises em que a mais recente geração do bestseller da classe dos compactos brilha. Com uma potência máxima de 180 cv e um elevado binário de 360 Nm, o Astra híbrido plug-in oferece um prazer de condução puro (consumo de combustível WLTP[2]: 1,1-1,0 l/100 km, emissões de CO2 de 24-23 g/km; ambos em ciclo combinado). A versão de cinco portas acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. O novo Astra está, assim e pela primeira vez, livre de emissões locais.
O funcionamento intuitivo do sistema de infotainment e dos sistemas de assistência é possível graças à nova interface HMI (Human-Machine Interface) e ao cockpit Pure Panel totalmente digital com ecrã tátil de grandes dimensões e apenas com os botões essenciais, tais como para o ar condicionado. Tecnologias de vanguarda como os faróis Intelli-Lux LED® Pixel Light adaptativos e sem encadeamento, com um total de 168 elementos LED, tornam a condução mais agradável e segura, especialmente nos meses mais escuros do ano. Os bancos ergonómicos com certificação AGR (Aktion Gesunder Rücken e.V.) para o condutor e passageiro da frente, com acabamento, por exemplo, em Alcantara, garantem o máximo conforto ao viajar.
O prémio “German Car of the Year” está a ser entregue pela quinta vez este ano. O júri independente de peritos, atualmente composto por 27 jurados, seleciona os vencedores da respetiva classe segundo cinco categorias - compactos, premium, luxo, novas energias e performance. A seleção dos participantes na eleição baseia-se em critérios objetivos de preço e de disponibilidade no mercado. A eleição foi realizada pela primeira vez em 2019.