No seguimento da bem-sucedida introdução da nova geração Astra com a sua carroçaria de cinco portas, a Opel lança agora a ainda mais versátil e familiar versão Sports Tourer, a espaçosa e flexível station wagon que exibe, pela primeira vez, elementos como o novo rosto da marca, o Opel Vizor e o cockpit totalmente digital Pure Panel, bem como a pintura opcional bicolor. A 11ª geração é, igualmente, a responsável pela introdução da eletrificação na gama, com a motorização híbrida plug-in a chegar ao mercado já no próximo ano e à qual se seguirá, em 2024, uma motorização 100% elétrica.
Há 60 anos o Kadett criou o segmento dos modelos compactos e em 2022, ano em que a Opel celebra o seu 160º aniversário, é a nova geração Astra a responsável pela entrada da Opel numa nova era. Depois de cerca de 25 milhões de unidades Opel Kadett e Opel Astra vendidas a nível global – das quais 5,8 milhões são station wagons – o novo Astra Sports Tourer é o mais recente membro desta histórica linhagem.
O novo Opel Astra Sports Tourer foi agora apresentado à imprensa nacional especializada num evento onde compareceram, também, os seus antecessores e até exemplares de uma máquina de costura e uma bicicleta da Opel, uma iniciativa que contou com o apoio do Clube Opel Clássico Portugal. Os convidados tiveram oportunidade de experimentar as versões equipadas com motor a gasolina, bem como a especialmente eficiente motorização híbrida plug-in, tecnologia que permite ao mais recente membro da longa herança da Opel no segmento das station wagons ocupar o seu lugar na extensa gama eletrificada da marca, oferta onde já dispõe de 12 modelos eletrificados.
"Com o novo Opel Astra Sports Tourer fazemos uma afirmação real no segmento das ‘station wagon’ familiares compactas. Apresenta tecnologias digitais inovadoras, tais como o ‘cockpit’ Pure Panel, que só está, normalmente, disponível em segmentos mais altos. Além disso, disponibilizamos uma oferta tipicamente Opel, com muito espaço disponível para passageiros e bagagem. O Sports Tourer está disponível como híbrido ‘plug-in’ logo no início da sua comercialização, seguindo-se uma versão totalmente elétrica, alimentada a bateria, num futuro não muito distante. E o Astra Sports Tourer é, também, lindíssimo", diz Uwe Hochgeschurtz, CEO da Opel.
A primeira station wagon Opel a adotar o conceito Vizor e uma pintura bicolor
Tal como o seu “irmão” de cinco portas, o novo e elegante Astra Sports Tourer é uma verdadeira afirmação de design e a primeira station wagon da Opel a interpretar a ousada e pura filosofia de design da marca. Contudo, apesar do fator emocional, o novo Sports Tourer retém todos os pontos fortes e a versatilidade dos seus antecessores. Além disso, o novo Astra Sports Tourer tem disponível, em opção, uma atraente pintura bicolor. Também o Opel Vizor, o novo rosto da marca, acompanha o Opel Compass onde se intersectam os eixos verticais e horizontais - o vinco pronunciado no capô e o grafismo em forma de asa das luzes diurnas – com o logótipo ‘Blitz’ da Opel ao centro.
Digital, espaçoso e versátil: o interior do novo Astra Sports Tourer
O interior também foi alvo de uma grande evolução, em linha com o lema ‘detox to the max’. A Interface Homem-Máquina (IMH) Pure Panel, totalmente digital, oferece aos clientes uma experiência genuína e intuitiva. O sistema é operado através de um ecrã tátil de grandes dimensões, com movimentos intuitivos como os que são utilizados em smartphones. No entanto, as principais configurações, como o controlo da climatização, podem também podem ser selecionadas diretamente através de um reduzido número de teclas. A nova geração de sistemas de informação e conectividade multimédia pode ser conectada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto através de uma ligação sem fios.
Também os bancos ultra-ergonómicos certificados pela agência alemã da especialidade Aktion Gesunder Rucken e.V. (AGR)/’Campaign for Healthier Backs’ (Campanha para Costas Saudáveis) são os melhores em todo o segmento dos modelos compactos, apresentando uma vasta gama de regulações opcionais, desde a regulação elétrica da inclinação do assento ao apoio lombar electropneumático. Revestidos a couro Nappa, estes bancos oferecem também ventilação e massagem para o condutor e passageiro, com opção de aquecimento para os bancos dianteiros e traseiros.
Mais atrás, a bagageira do novo Astra Sports Tourer oferece até cerca de 600 litros de espaço útil de carga com os bancos traseiros na posição vertical e até 1634 litros com os bancos rebatidos, um nível de capacidade suficiente para acomodar, por exemplo, uma caixa de transporte para um cão de tamanho médio. Além disso, com o banco traseiro rebatido (rebatimento assimétrico 40:20:40 de série), o piso mantém-se totalmente plano. Apesar da bateria de iões de lítio alojada sob o piso, a variante híbrida plug-in disponibiliza um volume de carga útil de 1574 litros.
Potência e eficiência para todas as necessidades
A Opel continua, de forma consistente, com a sua ofensiva elétrica através do novo Astra Sports Tourer. O recém-chegado modelo é também a primeira station wagon eletrificada da marca, podendo, agora, ser encomendado como um potente e altamente eficiente híbrido plug-in. A versão eletrificada do Astra Sports Tourer está disponível a partir de 39.775 €. Com uma potência combinada de 133 kW/180 cv e um poderoso binário máximo de 360 Nm, a condução desportiva e responsável é assim perfeitamente combinada (consumo combinado de combustível WLTP[1]: 1,2-1,0 l/100 km, emissões de CO2 de 26-22 g/km). Com o propulsor híbrido plug-in, o novo Opel Astra Sports Tourer pode percorrer até 60 quilómetros (de acordo com as normas WLTP[2]) em modo puramente elétrico, sem emissões.
Está, igualmente, disponível uma motorização a gasolina, motor 1,2 litros turbo, de três cilindros, com injeção direta de gasolina (96 kW/130 cv) e com caixa manual de seis velocidades (consumo combinado de combustível WLTP1: 6,5- 5,3 l/100 km, 146-120 g/km de emissões de CO2) proporciona um desempenho dinâmico logo no nível de entrada.
A Opel em Portugal
Em Portugal, a Opel é cada vez mais elétrica e conta, atualmente, com uma quota de mercado de 4,4%, registo que cresceu relativamente ao ano passado e que a coloca novamente entre as dez marcas mais vendidas no mercado nacional desde então. Com uma oferta de cinco modelos nos quatro segmentos principais – onde quatro deles dispõem de motorizações híbridas plug-in ou totalmente elétricas - a gama eletrificada da Opel assume-se como uma das mais abrangentes do mercado. O Corsa-e foi, inclusivamente, líder no segmento BEV-B no passado mês de outubro.
O novo Astra Sports Tourer chega assim ao mercado com a ambição de prolongar e contribuir ainda mais para o crescimento da Opel dentro e fora do seu grupo, estando já disponível para encomenda e com chegada prevista aos concessionários oficiais da marca em abril de 2023.